“Tenho dedicado meu mandato para ajudar o povo do Ceará”, afirma David Durand

David Durand disputou a primeira eleição em 2014 para deputado estadual e foi eleito com mais de 50 mil votos.

David Durand disputou a primeira eleição em 2014 para deputado estadual e foi eleito com mais de 50 mil votos

 

Nosso entrevistado da semana é de Fortaleza (CE) e está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Com uma voz tranquila e serena, do outro lado estava o republicano David Durand (PRB-CE). Ele contou um pouco de sua história de vida, do despertar para a política, os desafios e os projetos aprovados em benefício da população cearense.

Durand conta que aceitou o convite para disputar as eleições de 2014 para defender os valores da família e ser uma voz no parlamento cearense em combate à violência contra as mulheres, pela defesa dos direitos dos idosos e pelo pleno desenvolvimento da infância e juventude.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Em seu primeiro ano de mandato, qual balanço o senhor faz da atuação parlamentar?

David Durand – Um dos maiores desafios que enfrentei foi a dificuldade para aprovar projetos, mas isso não tem inibido nosso trabalho. Só para você ter noção, no ano passado apresentamos 39 Projetos de Lei, 261 requerimentos, cinco sessões solenes e fizemos, ainda, uma Proposta de Emenda Constitucional. De janeiro para cá, já conseguimos protocolar quatro projetos, 38 novos requerimentos e o agendamento de três sessões solenes. Graças à essa atuação, ficamos como o segundo deputado mais atuante da assembleia em 2015. A dificuldade de conseguir aprovar essas propostas me deixa muito triste, mas nunca desmotivado. Tem, por exemplo, um projeto nosso que eu apresentei assim que assumi o mandato e até agora não saiu do lugar. A proposta trata da proibição de inauguração e entrega de obras públicas incompletas. Muitos políticos usam essa tática para ganhar votos e enganar a população. Sou contra isso e apresentei minha proposta para acabar com essa estratégia. Além disso, temos outro projeto que busca criar um programa estadual de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Tem outro que visa incluir na grade curricular das escolas, o ensino preventivo sobre drogas. O objetivo é levar aos estudantes quais são as consequências do uso de drogas. Outra proposta, que foi recentemente aprovada, trata da criação o Dia do Jovem Evangélico no Estado do Ceará. O projeto tem como objetivo valorizar e reconhecer a juventude evangélica. A sessão solene já está marcada para o próximo dia 31. A gente conseguiu a aprovação na assembleia e o governador Camilo Santana já sancionou a Lei.

 

Agência PRB Nacional – Quais tem sido sua principais bandeiras defendidas na Assembleia Legislativa do Ceará?

David Durand – A primeira atuação que eu coloco em destaque é a defesa da preservação dos valores e do bem estar da família. A maioria dos nossos projetos têm sido voltados para o apoio à família e todos os assuntos envolvidos. Minha atuação está bastante associada, também, ao combate à violência contra as mulheres, pela defesa do consumidor cearense, a garantia dos direitos da pessoa idosa e a criação de políticas públicas voltadas para as crianças e a juventude. É claro que com isso tudo, tenho dedicado meu mandato para ajudar o povo do Ceará, foi para isso que fui eleito e é o que estou fazendo no parlamento.

 

Agência PRB Nacional – Tem um projeto do senhor relacionado à venda de alimentos nas escolas. Fale um pouco sobre ele.

David Durand: Essa questão da venda de alimentos com gorduras trans nas cantinas das escolas merece toda a nossa atenção. Apresentei esse projeto com base no alto índice de crianças que estão entrando nesse caminho de consumir em exagero esses tipos de lanches e por conta disso acabam contraindo vários tipos de doenças, entre elas o colesterol, o diabetes e outras que vem associadas à obesidade. Nós tivemos a preocupação de elaborar esse projeto de lei e estamos trabalhando bastante para assegurar a aprovação dele.

 

Agência PRB Nacional – E com relação aos idosos, existem alguma proposta sua em tramitação?

David Durand – Sim tem. Na verdade mais de uma. No entanto gostaria de destacar um que apresentei para agilizar o atendimento dos idosos na rede pública estadual de saúde. Essa é com certeza uma questão necessária e urgente. A gente vê várias placas de indicações, na maiorias dos estabelecimento comerciais, informado sobre a prioridade de atendimento aos idosos, só que o mesmo não acontece nos hospitais. O projeto visa justamente isso, fazer com que os idosos tenham prioridade no atendimento dentro de um prazo estabelecido em lei. Recebo várias reclamações sobre esse assunto. Veja bem, a pessoa marca a consulta, não recebe o atendimento necessário porque não se tem um prazo estabelecido. Esse projeto é de grande importância para proteger a vida dos idosos. Quero informar à população cearense que estamos numa batalha para aprovar esse e os demais projetos que apresentei. Digo com segurança que não tem faltado empenho da minha parte para fazer esses temas avançarem. Estamos trabalhando dia e noite para beneficiar à população, mas a gente encontra muita dificuldade e é bom que o povo saiba disso. Não depende exclusivamente da minha atuação, depende de todos os deputados estaduais. Estou fazendo a minha parte com muita dedicação e empenho. As coisas demoram mais do que a gente gostaria, mas estamos no caminho certo, tenho convicção disso.

 

Agência PRB Nacional – Nós temos em outubro as eleições municipais em todo o país e em Fortaleza o deputado federal Ronaldo Martins é pré-candidato a prefeito. Como o PRB Ceará está se preparando para essa corrida eleitoral?

David Durand – Temos trabalhado com muito empenho juntamente com a nossa equipe, visitando os municípios para colocar o mandato à disposição do povo e conversar com as pessoas. O PRB já está organizado em 126 cidades e já temos centenas de pré-candidatos a vereador e outras dezenas de nomes para disputa ao Poder Executivo. Posso destacar que no interior do estado já temos importantes candidaturas. Em Juazeiro do Norte já temos uma mulher como pré-candidata a prefeita. Aqui na capital, sabemos que vamos enfrentar um grande desafio, mas acreditamos que é possível conquistar essa vitória e eleger nosso presidente estadual, o deputado federal Ronaldo Martins como prefeito de Fortaleza. Nossa expectativa é muito grande. Temos grandes chances de vencer essa campanha e levar mais qualidade de vida e desenvolvimento para a população. O deputado Ronaldo Martins foi muito bem votado na capital. Ele chegou a quase 120 mil votos e nós temos boas chances de ir para o segundo turno. Chagando lá teremos o apoio de muitos que, também, não aceitam a situação atual.

 

Agência PRB Nacional – Deputado, conta para gente um pouco da sua história de vida.

David Durand – Claro. Eu sou de uma família muito preocupada com os bons costumes. A minha infância foi toda baseada nos princípios do bem, do respeito e da boa convivência. Meus pais me ensinaram desde cedo os princípios de boa moral e apontaram o caminho da boa conduta, de ser uma pessoa honesta para seguir minha caminhada dignamente. Sou cearense com muito orgulho, nasci na capital Fortaleza. Muito bem casado, tenho um filho de 23 anos e tenho dedicado meu tempo para melhorar a vida da população do meu estado. Gostaria de falar sobre um período que me ensinou muito e, na verdade, transformou minha vida. No início do meu casamento enfrentei muitos problemas com minha esposa e isso ocasionou um problema terrível para nós. Eu por ciúmes doentios e outros conflitos acabei prejudicando meu casamento chegando à separação, mas a Neide Durand acabou seguindo para o caminho religioso e eu acompanhei. A partir dessa decisão conseguimos reconstruir o nosso casamento e hoje somos um casal extremamente feliz. Estou com quase 27 anos de casado e graças a Deus vivo muito bem, uma maravilha. Se alguém me perguntar se eu casaria com ela novamente, respondo sim. Ela é a mulher da minha vida. Considero esse momento como decisivo na minha vida, um marco da minha existência e que me fez ser a pessoa que sou hoje, por isso, fiz questão de compartilhar. A mensagem que deixo é para que valorize sua família e nunca deixe as energias negativas destruírem seu lar.

 

Agência PRB Nacional – A partir de que momento veio o despertar para a política?

David Durand – Desde muito jovem tenho dedicado minha vida para ajudar as pessoas. Sou pastor evangélico há mais de 22 anos e foi com esse contato com o povo que pude perceber o quanto é importante termos pessoas na política, comprometidas com o povo. No meu trabalho missionário pude conhecer com detalhes a realidade de muita gente, percebi que faltava alguém na política em defesa dos princípios da família, dos bons costumes e da ética. Foi isso que me motivou a entrar de vez na política, na disputa eleitoral. Na verdade, uma porta foi aberta diante de mim e eu tive coragem de passar por ela com o compromisso de para fazer a diferença na vida pública. O convite para a candidatura, em 2014 para o cargo de deputado estadual, veio do presidente estadual do PRB, deputado federal Ronaldo Martins. Ele me chamou para um conversa e disse que eu poderia ajudar muito mais pessoas com um mandato. Na verdade, eu já alimentava esse desejo de me posicionar no meio político, nessa questão de valorização da família. Entrei na campanha com muita dedicação e conseguimos vencer com uma votação bem expressiva. A nossa meta era eleger pelos menos dois deputados estaduais, mas infelizmente não conseguimos alcançar a votação necessária e apenas eu consegui entrar. Por incrível que pareça, na primeira eleição disputada, conseguimos quase 54 mil votos na capital e algumas cidades da região metropolitana. Essa votação me colocou na posição de número 20 entre os 46 parlamentares eleitos em 2014. Essa é minha caminhada, da qual tenho muito orgulho de contar.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar nossa entrevista, deixe uma mensagem para os republicanos de todo o país e, em especial, ao povo do Ceará.

David Durand – Convoco todos os republicanos e aqueles que acompanham e acreditam em nosso trabalho para que possamos unir forças diante desse momento tão delicado pelo qual passa o nosso país. Precisamos juntar as pessoas pessoas comprometidas e que desejam, realmente, reverter a situação que está diante de nós. Deixo a mensagem que é possível superar essas crises, tanto a política quanto a econômica. Faço uma convocação aos republicanos e todos que desejam dar as mãos, para que a gente venha, juntamente com o PRB, mudar essa situação e que o nosso país, os estados e os municípios possam voltar a avançar. Eu termino aqui dizendo o seguinte: venha para o PRB porque aqui, o Brasil tem jeito!

 

Por: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom / deputado estadual David Durand

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest