Em entrevista, Tanrac Saldanha fala sobre seu primeiro mandato como vereador em Gravataí (RS)

entrevista-tanrac-saldanha-vereador-gravatai-prb-rs-001-26-05-14

Vereador na cidade de Gravataí do PRB do Rio Grande do Sul

 

Com um sotaque gaúcho inconfundível foi que o entrevistado chegou para o encontro marcado com a Agência PRB Nacional,  em Brasília. O que percebemos foi um homem de posicionamento bem definido, muito disposto e preocupado com a população do município de Gravataí. Há dez anos nos bastidores da política, ele foi convidado para ser protagonista pela primeira vez como vereador pelo PRB. Ele topou o desafio e já exibe um primeiro ano de mandato bem vitorioso. “Para mim, missão dada é missão cumprida!”, ressalta o vereador do PRB do Rio Grande do Sul, Tanrac Saldanha.

ENTREVISTA

1- Tanrac, como tem sido o seu primeiro mandato?

Tanrac Saldanha – Esse meu primeiro mandato tem sido muito trabalhoso, pois tenho uma linha de atuação bem rígida sempre trabalhando em prol da população. Esse ano foi bem importante! Conseguimos algumas conquistas, mas eu estou me qualificando para nos próximos três anos fazer um excelente trabalho em favor do povo.

2- E como foi que o senhor ingressou na política?

Tanrac Saldanha – Eu estou no meio político há quase 10 anos. Eu sempre participei das campanhas políticas sendo assessor. Também fui chefe de gabinete de vereador, diretor de estatal no governo do estado e, em 2011, surgiu a oportunidade. Foi quando o presidente do PRB-RS, deputado Carlos Gomes, me convidou para ser o candidato a vereador no município de Gravataí pelo PRB! Eu fui militar durante sete anos, então, para mim, missão dada é missão cumprida!

3- E porque o senhor escolheu o 10?

Tanrac Saldanha – Eu escolhi o 10 porque eu sou 10! Está no meu sangue! Assim como o PRB, eu também tenho trabalhado muito forte em relação à família. Alguns movimentos estão tentando desqualificar a família e nós defendemos essa bandeira. Não abrimos mão dos valores familiares.

4- Como tem sido a aceitação do seu trabalho? A população tem dado um retorno de tudo isso que o senhor tem defendido?

Tanrac Saldanha – Tem sim. Eu faço uma publicação no jornal do município uma vez por semana e tem dado um retorno muito bom. As pessoas ligam parabenizando, passam as demandas do que tem acontecido no seu bairro e, aí, a gente tenta atender e intermediar a solicitação junto à prefeitura para atender o povo.

entrevista-tanrac-saldanha-vereador-gravatai-prb-rs-002-26-05-145- E a que se deve a sua visita à Brasília?

Tanrac Saldanha – Eu vim fazer um curso que tem uma pauta bem pertinente e que tem tudo a ver com nosso partido, que é ética no governo, ética no legislativo, ética no executivo. E, aproveitando a vinda para o curso em Brasília, eu vim ao Congresso Nacional visitar nossos parlamentares, onde eu fico sabendo de alguma matéria que esteja em voga quer seja polêmica ou não, gosto de me inteirar do assunto. Quanto mais eu vier, mais agregarei informações importantes ao meu mandato.

6- O senhor sente falta de ter um representante deputado federal do PRB-Rio Grande do Sul aqui na Câmara?

Tanrac Saldanha – Sinto muita falta. Já tivemos representante, hoje não temos mais, mas, vamos lutar muito nessas eleições para elegermos um deputado federal!

7- E qual a expectativa do PRB-RS  para as eleições de outubro?

Tanrac Saldanha – A princípio nossa estratégia é fazer pelo menos um deputado federal. Já temos nosso pré-candidato, que é o deputado estadual Carlos Gomes, onde já estamos fazendo todo um trabalho de base para eleição dele. A expectativa é colocar de 2 a 3 deputados estaduais, hoje temos apenas 1.

8- O que o senhor destacaria de seu trabalho em Gravataí?

Tanrac Saldanha – Minha atuação parlamentar tem uma linha de atuação que é o Meio Ambiente. Inclusive, no ano de 2013, eu fui o único parlamentar que fez uma audiência para tratar do tema sobre resíduos sólidos  -tema muito preocupante. O que nós vamos deixar para os nossos filhos? Que planeta vamos deixar para os nossos netos? Essa tem sido uma preocupação que eu tenho e que é bem pertinente! Tenho um trabalho com os catadores de lixo de Gravataí para os auxiliar sobre o tema, pois a partir de julho todo município que não tiver o Plano Municipal de Saneamento Básico  receberá menos recursos a nível federal. Por isso, convoquei uma audiência pública. Trataremos sobre um Plano Municipal de resíduos sólidos. Outro fator importante é a pesquisa que aponta que 50 % do lixo que é recolhido hoje poderia ser reciclado e não é. Isso a nível de Brasil! Hoje nós temos essa consciência de que, se a gente conseguir reciclar, é menos lixo que vai para o aterro.

9- Esta seria uma mudança em todas as esferas da sociedade… 

Tanrac Saldanha – Sem dúvida. A prefeitura paga por cada tonelada de lixo que vai para o aterro, então, quanto menos lixo, menos será o custo para a prefeitura e menos será para  o cidadão. O que eu quero é reduzir o lixo e, com isso, ajudar à população. É uma causa que eu defendo. O plano já está em andamento e eu estou cobrando e acompanhando de perto. Essa é  uma questão que acredito que aconteça em vários outros municípios do Brasil. O lixo é uma questão cultural, então, a gente tem de fazer um trabalho muito forte em relação a conscientização de separar o lixo.

10- Qual mensagem que o senhor deixa para os leitores do Portal PRB?

Tanrac Saldanha – A mensagem que eu deixo para os republicanos é que permaneçam firmes na nossa causa, segure e lute por nossa bandeira. Temos um longo e árduo trabalho pela frente. A nossa missão é reverter o quadro que temos na política de hoje: O da imagem denegrida dos políticos. O nosso papel é mostrar que ainda hoje existem políticos que fazem alguma coisa em prol da população!

Entrevista e abertura: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Colaborou: Eulla Carvalho
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest