“Somos capazes de fazer uma boa administração junto com o povo e pelo povo”, diz padre Edilson

“Somos capazes de fazer uma boa administração junto com o povo e pelo povo”, diz padre Edilson

“É preciso ter proximidade com a população, ouvir e desenvolver políticas de participação popular, valorizando as iniciativas do povo”, afirma padre Edilson

Homem religioso e ecumênico em defesa do social. Essa é a definição para o padre Edilson Nascimento, vice-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Extremoz (RN).  Padre Edilson exerceu o ministério pastoral por 16 anos na Arquidiocese de Natal, chegando a administrar cinco paróquias. Por conta da sua forte atuação social, Edilson viu na política uma forma mais eficiente de ajudar as pessoas e, em 2012, foi eleito vice-prefeito de Extremoz. No entanto, por discordar do modelo de gestão adotado pelo prefeito, retirou o apoio e se juntou ao time republicano. No PRB pretende levantar ainda mais a bandeira da assistência social.

Em entrevista à Agência PRB Nacional, padre Edilson, como é conhecido popularmente, falou sobre os desafios de entrar na vida política e das expectativas de sua pré-candidatura e dos projetos que, se eleito, quer desenvolver em Extremoz, município com mais de 28 mil habitantes.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quem é padre Edilson e por que deixou a vida sacerdotal para entrar na política?

Padre Edilson – Sou Edilson Nascimento, 49 anos, nasci em Natal e fui padre por 16 anos na Arquidiocese da capital potiguar. O interesse pela política surgiu porque sempre trabalhei com as causas sociais, sempre perto do povo. Pedi meu afastamento da Ordem Diocesana e logo fui convidado a me filiar a um partido. Em 2012, fui eleito vice-prefeito, mas depois de algum tempo, por discordar do modelo de gestão adotado para Extremoz, deixei o meu partido antigo e retirei o apoio ao atual prefeito. Passei a trabalhar diretamente com as pessoas, indo às ruas, vendo as necessidades.

Agência PRB Nacional – Como se deu sua filiação e por que escolheu o PRB para começar essa nova fase política em Rio Grande do Norte?

Padre Edilson – Já admirava o trabalho do PRB por ser voltado diretamente para o povo. Participei de um seminário no estado com a presença do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), acompanhado do nosso presidente estadual à época, Abraão Lincoln, e passei a ter certeza de que era o partido que devia me filiar. Me identifiquei muito porque é um partido republicano, que valoriza o social e se preocupa com as pessoas. Acredito que o PRB tem muito a crescer. Como religioso, me identifiquei muito com o partido que é formado, em sua maioria, por irmãos evangélicos, mas com os quais também tenho um bom relacionamento, afinal sou ecumênico.

Agência PRB Nacional – Como foi a reação das pessoas quando ingressou na política? Houve críticas?

Padre Edilson – No início recebi algumas críticas. Alguns meios de comunicação quiseram me colocar contra a Arquidiocese. Mas não cedi, não desanimei e hoje a aceitação é total. Sempre fui um padre ecumênico. E sempre tive boa relação no meio pastoral. Nunca tive divergências. Não é por acaso que tenho o apoio de oito pastores evangélicos, inclusive o pastor Nazareno, pré-candidato a vereador pelo PRB. Assim também é com a Igreja Católica. Nosso bispo Dom Jaime é uma pessoa inteligente e compreensível e entende minha posição.

Agência PRB Nacional – Como religioso e vice-prefeito, o que conseguiu em prol do município de Extremoz?

Padre Edilson – Desde quando exerci o papel de pároco eu sempre atuei nos serviços sociais. Acompanhava de perto as reivindicações e procurava ajudar na medida do possível. Ajudei a criar conselhos tutelares. A Igreja Católica realiza seu trabalho social em defesa do povo e isso me ajudou muito quando entrei para a política. Como vice-prefeito, não concordei com o modelo de administração adotado pelo prefeito e preferi trabalhar de forma independente, indo ao encontro do povo e ajudando naquilo que está ao meu alcance.

Agência PRB Nacional – Qual a sua expectativa para o pleito deste ano?

Padre Edilson – A minha expectativa é a melhor possível. Fiz um trabalho muito importante como administrador paroquial, sempre respeitando e acolhendo o povo na medida do possível. Hoje como pré-candidato a prefeito de Extremoz, estou recebendo muito apoio do povo. É tanto que já foram feitas várias pesquisas e estou sempre em primeiro lugar.  Acredito ter condições de ser o próximo prefeito da cidade.

Agência PRB Nacional – A que podemos atribuir a preferência da população pela sua pré-candidatura?

Padre Edilson – Adquiri um grande respeito das pessoas pelo trabalho de missão que realizei e por ter sempre trabalhado com humildade e amor, atendendo e instruindo as pessoas no caminho de Deus. É preciso ter proximidade com a população, ouvir e desenvolver políticas de participação popular, valorizando as iniciativas do povo. Acredito que esse seja o motivo da preferência das pessoas.

padre-edilson-prb-pre-candidato-prefeitura-extremoz-rn-ascom-13-05-2016-02Agência PRB Nacional – Quais os principais problemas do município atualmente e como pretende combatê-los?

Padre Edilson – Extremoz é uma cidade com 28 mil habitantes e uma base eleitoral com cerca de 23 mil eleitores, algo que está em fase de crescimento. Hoje temos um projeto para ampliar o número de moradias em 30 mil para contemplar as pessoas mais carentes do município. Trata-se de uma cidade que cresceu muito, mas desordenadamente. Devido a esse crescimento desordenado, precisa investir muito mais em políticas públicas. Os problemas que se destacam são nas áreas de mobilidade urbana, saúde e educação. Nosso projeto é trabalhar especialmente para o social, cuidar mais da infraestrutura, do povo mesmo. A cidade também vive um clima de insegurança e precisamos trabalhar para dar mais tranquilidade ao nosso povo.

Agência PRB Nacional – Como está o apoio do PRB a sua pré-candidatura?

Padre Edilson – Estou tendo total apoio do partido. Quero parabenizar a direção do partido, porque o nosso presidente nacional, Marcos Pereira, me deu a maior segurança juntamente com o presidente estadual. Por isso, defendo o diferencial do PRB que é a fidelidade, o compromisso e o respeito. Quero levar a todos a bandeira republicana.

Agência PRB Nacional – Como o município de Extremoz tem passado pela atual crise nacional e como pretende enfrentar essa situação?

Padre Edilson – Várias cidades aqui no estado não estão recebendo recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e estamos com o pagamento da administração e do gabinete atrasados. O meu projeto para o futuro é propiciar a criação de novas fontes de rendas. Criar pequenas fábricas para não ficarmos mais dependendo apenas do FPM. É preciso investir e dar autonomia para que as pessoas tenham seus próprios negócios e assim ajudem no desenvolvimento do município.

Agência PRB Nacional – Qual a mensagem o senhor deixa para o povo de Extremoz?

Padre Edilson – Peço para que as pessoas avaliem as propostas que tenho junto com o PRB, que é um partido transparente e que valoriza as causas sociais. Tenho a certeza de que somos capazes de fazer uma boa administração junto com o povo e pelo povo.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – pré-candidato Padre Edilson

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest