Segurança pública e esporte são destaques da gestão de Arnaldo Lopes em Mascote (BA)

Na segurança pública, republicano fez parceria com a polícia militar e conseguiu reduzir significativamente os índices de violência no município

Publicado em 2/10/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 15:31

O entrevistado desta semana é o prefeito do município de Mascote, uma pequena cidade da região Sul da Bahia. Conhecido com prefeito parceiro da Segurança Pública e do Esporte, o republicano Arnaldo Lopes tem demonstrado que é possível oferecer mais segurança à população e investir o dinheiro público de forma correta.

Entre as ações de destaque da gestão destacam-se a diminuição da criminalidade por meio de uma parceria com a Polícia Militar e investimentos na valorização do Esporte. O prefeito se orgulha em dizer que o município estava no mapa dos mais violentos da Bahia, mas agora a situação mudou e os índices diminuíram de forma significativa.

Arnaldo Lopes foi vereador por mandatos consecutivos (2000, 2004 e 2008), inclusive ocupou o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Confira a entrevista que o republicano concedeu à Agência PRB Nacional.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Dentre as ações e projetos desenvolvidos, o que é possível destacar nesses nove meses de governo?
Arnaldo Lopes – Eu acredito que a população entendeu que Mascote tem um novo governo, que está preocupado com o município e trabalhando para melhorar a vida do povo. Posso dizer que as obras de pavimentação, a renovação da frota de veículos, os investimentos no Esporte e a parceria com a Polícia Militar, para oferecer mais segurança para a população, são sem dúvidas os nossos diferenciais. Compramos, com recursos próprios do município, oito carros para a prefeitura, incluindo duas ambulâncias.

 

Agência PRB Nacional – Prefeito, quais são as características mais evidentes do seu governo?
Arnaldo Lopes – Hoje, uma das coisas que tem sido importante em nossa administração é a Segurança Pública e os investimentos no Esporte. Nós adotamos critérios aqui e melhoramos a segurança de forma significativa. Já no esporte, temos feito um trabalho de resgate e de inclusão dos jovens nas atividades esportivas do município. Para isso, reativamos o Campeonato Municipal de Futebol, que há oito anos que não era realizado. Hoje nós temos campeonatos de várias modalidades, tudo isso realizado com 100% de recursos da prefeitura, desde a logística até o material esportivo. Entregamos uniformes, troféus, pagamento de árbitros, melhoria dos espaços e todas as despesas para realização dos campeonatos. Nós tínhamos apenas um campo de futebol e a poucos dias inauguramos outro, no Distrito de Pimenta, e já vamos começar a construir outro campo em São João do Paraíso, que vai sediar o campeonato de Beach Soccer.

 

Agência PRB Nacional – Na Segurança Pública, como essa parceria com a Polícia Militar foi feita?
Arnaldo Lopes – A prefeitura oferece todo o apoio logístico para as polícias militar e civil porque, infelizmente, o estado deixa a desejar e nós ofertamos essa apoio logístico para viabilizar o trabalho, principalmente, da Polícia Militar. Isso sem contar nossa programação de palestras nas escolas, movimentos sociais e campanhas educativas sobre segurança pública, contra o uso de drogas, aproximando a polícia do cidadão. Muita gente tem ajudado como médicos, advogados e lideranças comunitárias, envolvidas nesse processo de conscientização.

As palestras são feitas por policiais e toda a nossa equipe que atua na área, formada por médicos, advogados, conselho tutelar e demais profissionais. Com isso, temos conseguido implementar uma filosofia diferente, Mascote passou a ser referência em Segurança Pública na região. Só para você ter uma ideia, São João do Paraíso já esteve entre as 16 localidades mais violentas da Bahia e agora a situação mudou, a população vive de forma mais tranquila. Tudo que a polícia precisa, nós ajudamos, da alimentação ao combustível, isso porque se a gente ficar esperando do governo estadual, as coisas não acontecem. Nós conseguimos criar no município uma ideia de polícia comunitária e de união de todos em prol da Segurança Pública. Tive o apoio grande do Coronel Teixeira que é o comandante da Polícia Militar em Mascote. Ele sempre foi muito preocupado com essa situação e agora tem tido todo o apoio da prefeitura nas atividades da polícia. Nosso trabalho é de parceria mesmo, volta e meia realizamos reuniões, sempre buscando contribuir com a polícia.

 

Agência PRB Nacional – Os investimentos feitos no Esporte fazem parte dessa estratégia de ampliar a Segurança Pública no município?
Arnaldo Lopes – Com certeza. Nós investimos no esporte para dar mais oportunidades de lazer para as pessoas e espaço para a juventude ocupar a mente com uma atividade saudável. Estamos inclusive colocando nas escolas, os jogos estudantis, que é uma prática nova que nós estamos promovendo para envolver a comunidade escolar também. Aqui é assim: quando o diretor de esporte chega no gabinete para conversar comigo, ele tem prioridade de atendimento. Não adianta o prefeito só cuidar da infraestrutura e esquecer dos programas e ações voltados para o ser humano. Nosso jovens precisam de educação de qualidade, esporte como formação cidadã e também oportunidade de viver uma vida digna.

 

Agência PRB Nacional – Que avanços podemos citar na área de infraestrutura?
Arnaldo Lopes – 
Em um trabalho concentrado, conseguimos concluir 5 mil metros de pavimentação, com recursos próprios do município. Essas obras foram realizadas nos distritos de São João do Paraíso e Teixeira do Progresso. Se antes as ruas eram no chão batido, de barro, agora estão bonitas, com a pavimentação concluída. Hoje a situação está diferente e a população vive com mais dignidade. A meta é calçar toda a cidade até o final do mandato. Sabemos das dificuldades, mas se temos uma meta grande, o resultado alcançado será positivo de toda maneira. Nós temos todo o maquinário pronto e já vamos iniciar a fabricação de bloquetes para pavimentação neste mês. Essa medida economiza o dinheiro do município e gera mais empregos na cidade. Nós temos uma demanda muito grande nessa área e, por isso, estamos intensificando o trabalho no distrito de São João do Paraíso. Só para você entender, o distrito é três vezes maior que a sede do município e um dos maiores da Bahia, com cerca de 5 mil habitantes. Lá também temos a construção do Centro de Fisioterapia já em fase de conclusão. Outra obra importante é construção de um Estádio de Futebol com arquibancada e estrutura para eventos.

 

Agência PRB Nacional – A Educação também tem sido uma prioridade do seu mandato?
Arnaldo Lopes: Com certeza. Alteramos o cardápio da merenda escolar e as crianças estão sendo bem tratadas nas escolas. A alimentação que antes era suco e biscoito, agora é servida de forma equilibrada, uma refeição com os nutrientes necessários. Toda a merenda conta com acompanhando de uma nutricionista e atenção especial do nosso governo. Nós também compramos 30% dos produtos para merenda escolar da agricultura familiar e o restante priorizamos o comércio do município, naquilo que é possível, claro. Nós oferecemos transporte escolar gratuito para os estudantes que fazem faculdade em Itabuna e Ilhéus. Só para você entender, são 140 quilômetros para Ilhéus e 115 para Itabuna, percorridos todos os dias de aula.

 

Agência PRB Nacional – Como está o serviço de saúde em Mascote?
Arnaldo Lopes – Dentro da nossa realidade, temos conseguido ampliar a qualidade e também a oferta de novos serviços para a população. Para você ter uma ideia, nem ambulância tinha na cidade quando assumi o mandato. Hoje o município conta com duas ambulâncias novas, melhoramos o atendimento nos seis postos de saúde e vamos inaugurar o sétimo neste mês. Contratamos mais médicos, nas especialidades de clínica médica, pediatria, cardiologia, psiquiatria e ginecologia, para garantir atendimento em todos os postos de saúde. Com relação aos exames, passamos a oferecer exames de laboratório e de imagem com parcerias em Ilhéus, Itabuna e Salvador e temos ainda um serviço de transporte para os pacientes que precisam fazer tratamento nestes três municípios. O transporte conta com ar-condicionado para as pessoas que fazem tratamento de câncer, hemodiálise e outros. Fora isso, oferecemos lanches para as pessoas que saem de madrugada para fazer esses exames fora. Uma iniciativa única na região, somente o nosso município tem essa preocupação com as pessoas.

 

Agência PRB Nacional – O que tem sido feito para melhorar a vida dos moradores da zona rural?
Arnaldo Lopes – Desde que assumi o cargo de prefeito, tenho trabalhando para melhorar a vida das pessoas que moram no campo. Nós não temos a estrutura necessária como gostaríamos, mas estamos dando atenção especial aos moradores da zona rural em todos os serviços públicos municipais. Na saúde, por exemplo, as pessoas da zona rural têm prioridade de atendimento e não precisam pegar ficha, pois no momento que chegam são atendidas com prioridade. Temos também o transporte escolar funcionando no interior do município, além de termos recuperado as estradas, que é condição essencial para o desenvolvimento das comunidades.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom/Prefeitura de Mascote (BA)

 

Reportar Erro
Send this to a friend