Segurança e saúde terão atenção especial de Gil Tavares em Nerópolis (GO)

“Tenho como meta fazer de Nerópolis o melhor município do Brasil, a melhor cidade para viver”, disse o prefeito eleito

Publicado em 19/12/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:26

Nerópolis (GO) – A partir de janeiro de 2017, Gil Tavares (PRB-GO) assumirá a prefeitura do município goiano com grandes desafios principalmente na segurança pública e saúde. Eleito para o cargo de prefeito com 53,5% dos votos válidos no último dia 2 de outubro, o republicano volta a comandar a cidade por mais quatro anos. Nerópolis está localizada a 35 km de Goiânia, é conhecida como “Cidade Goiana do Doce” e é estratégica para o desenvolvimento industrial, com a instalação de uma multinacional de alimentos e outras pequenas empresas.

Entre 2008 e 2012, quando ocupou o cargo de prefeito pela primeira vez, Gil Tavares conseguiu inserir Nerópolis entre as cidades mais seguras do Brasil, ampliou os serviços de saúde e reduziu as filas de atendimento. Nessa nova gestão, ele já deixou claro que vai continuar o trabalho que foi interrompido em 2012 e tem como meta ser reconhecido como o “melhor prefeito do Brasil”.

Casado e pai de quatro filhos, empresário do setor imobiliário, o republicano chegou a promover grandes shows musicais na cidade. Desde que entrou para a política, ele já disputou três eleições, duas como deputado estadual e três para a prefeitura de Nerópolis. Confira a entrevista que fizemos com esse republicano que está contando os dias para assumir o cargo e fazer bonito na prefeitura.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quais foram as principais propostas para os próximos quatros anos de gestão?
Gil Tavares – Na verdade, nos baseamos muito na administração que fizemos quando estive prefeito de Nerópolis entre 2008 e 2012. Com muito trabalho e empenho, conseguimos fazer com que a nossa cidade ficasse entre as mais seguras do Brasil e, a partir de 2017, vamos atuar diretamente para resolver os problemas da segurança pública.

A outra área que atuamos muito bem foi a saúde. Na época, desenvolvemos vários projetos no município, voltados principalmente para a prevenção de doenças. Infelizmente, não é o que vemos atualmente no município e temos o compromisso de cuidar da saúde da população de forma eficiente e com a rapidez que o tema necessita.

Temos propostas para aumentar o número de empregos gerados e também ampliar a renda da população. Entendo que estamos atravessando uma crise que está transformando, realmente, a população em desempregados. Então, temos que trabalhar muito para virar essa página e trazer mais empresas, indústrias e postos de trabalhos para nossa cidade. Claro que não posso deixar de fora, a nossa meta de melhorar a qualidade do ensino. Só para se ter uma ideia, quando estive prefeito, construí umas das escolas mais modernas do Brasil para atender nossas crianças e jovens. Nossa meta consiste em melhorar a qualidade do ambiente escolar, do ensino e da infraestrutura das escolas. Estou muito confiante que vamos fazer um excelente governo e com apoio da câmara municipal. Dos 11 vereadores, conseguimos eleger três pelo PRB e outros cinco de partidos aliados.

gil-tavares-prb-entrevista-neropolis-prefeito-eleito-foto2-ascom-15-12-2016.jpgAgência PRB Nacional – Qual é a sua proposta para gerar mais empregos no município?
Gil Tavares – Vamos tirar o Parque Industrial de Nerópolis do papel. Já temos, inclusive, 28 alqueires para a construção dessa obra tão importante para o município. Nerópolis tem uma vocação para a área industrial, temos aqui, por exemplo, a Heinz Alimentos, que gera mais de 2 mil empregos diretos e outros 5 mil indiretos e estamos prontos para aumentar esses números porque sabemos dos benefícios que o emprego traz para a cidade. Nosso objetivo é fazer com que o município conquiste a independência financeira por meio desse polo industrial e em contrapartida, fortalecer o comércio local. Precisamos levar motivação ao setor com mais dinheiro circulando e fazendo a economia ficar mais forte para todos os lados. Pela nossa proposta, vamos trazer mais de 200 empresas e assegurar a geração de cerca de 10 mil empregos.

 

Agência PRB Nacional – O que será feito para melhorar a vida dos produtores rurais?
Gil Tavares – Apesar de ser mais forte na indústria de alimentos, como doces e temperos, nossa zona rural é formada pela agricultura familiar que também produz riqueza para nosso município, com a plantação de eucalipto e de hortifrutigranjeiros, principalmente. Está entre as nossas propostas de governo, a melhoria das condições de vida no campo. Um dos caminhos é fazer convênios com os governos estadual e federal para trazer tecnologias novas e aumentar a produção. Vamos também ter um cuidado especial com as estradas rurais.

 

Agência PRB Nacional – Um outro desafio é com relação à queda na arrecadação causada pela crise econômica. Como sua gestão vai enfrentar esse problema?
Gil Tavares – Estimulando o comércio local e, assim, aumentando a arrecadação municipal. Quando a gente gera empregos, trazemos novas empresas para a cidade, estamos gerando receita local com o recebimento de impostos. Essa é a forma que nós temos de melhorar isso. E a outra é cortar gastos, diminuir despesas e enxugar a máquina pública. Claro que dentro da realidade do município.

 

Agência PRB Nacional – O que fazer para oferecer um serviço público de qualidade na área de saúde?
Gil Tavares – A primeira coisa que vamos fazer é melhorar a infraestrutura dos nossos postos de saúde e comprar os equipamentos necessários para a realização dos exames e procedimentos médicos. Temos a meta de colocar profissionais competentes para trabalhar na saúde. Não adianta ter postos de saúde equipados, se não temos o principal que é o profissional para realizar os atendimentos. As políticas públicas de saúde serão focadas na área de prevenção, que atualmente está enfrentando vários problemas de execução. O que temos hoje é um descaso em nosso município. Não adianta a pessoa ir no posto de saúde, marcar uma consulta com um especialista e ficar sem o diagnóstico adequado. Vamos realizar os exames que precisam ser feitos e, se o caso for de tratamento contínuo, vamos tratar, mas se for indicação de cirurgia, temos o dever de fazer também. Essa é a nossa meta. Nós vamos ter de fazer um mutirão muito grande para atender a demanda sem atendimento que temos atualmente.

 

Agência PRB Nacional – Além de gerar empregos e oportunidades para a juventude, como a questão das drogas será tratada pelo seu governo?
Gil Tavares – Esse é um dos graves problemas que temos aqui. As drogas chegaram e estão destruindo sonhos e famílias inteiras. Para fazer esse enfrentamento, nós temos um projeto muito grande que é o de construir um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, em que vamos disponibilizar toda a estrutura necessária para que essas pessoas possam ficar longe do mundo das drogas. Lá, os jovens poderão aprender uma profissão e ter o acompanhamento de profissionais da saúde, como psicólogo e psiquiatra.

Não adianta simplesmente chegar meia dúzia e a gente internar, precisamos ajudar essas pessoas, levar esses jovens para um tratamento completo. Lá na ponta, para evitar esses tipo de problema, iremos implementar a escola em tempo integral. Essa, na verdade, é uma maneira de tirar os pequenos desse mundo das drogas. Vamos criar um centro esportivo com todas as modalidades de esporte, além de escola de música, de dança e outras áreas.

 

Agência PRB Nacional – Que ações serão realizadas para reduzir os índices de violência no município?
Gil Tavares – Durante a nossa gestão, conseguimos transformar o nosso município – que era bastante violento – em um dos mais seguros do Brasil. Criamos um sistema de monitoramento por câmeras, fizemos banco de horas com o governo do estado para permitir que os policiais militares fossem liberados para trabalhar no município no horário de folga. Tínhamos viaturas e todos os veículos que entravam e saíam da cidade eram monitorados por câmeras de vigilância 24h.

Os veículos suspeitos eram abordados pelos policiais. Se o carro tivesse qualquer movimentação suspeita, os policiais faziam a abordagem. Nesse momento, era possível saber qual o destino, o que estavam fazendo na cidade. Se não tivesse nada demais, o carro era liberado, mas se a suspeita se confirmasse, tínhamos ali evitado um crime. Com essa ação, conseguimos conter muita violência porque quem era bandido não voltava mais e as pessoas de bem queriam morar na cidade por ter segurança. Assim, conseguimos diminuir de forma considerável a criminalidade. Só para você ter uma ideia da relevância desse monitoramento e atuação conjunta com a polícia militar, durante um ano, nós tivemos apenas duas ocorrências em todo o município.

Vamos voltar a fazer isso, com certeza. Na atual gestão, todos os equipamentos estão desativados, não tem mais parceria com a polícia militar e os bandidos estão tomando conta das ruas. Nerópolis voltou a ser violenta novamente e isso não pode continuar assim. Fomos eleitos para mudar essa realidade triste. A partir do nosso retorno à prefeitura, tenho convicção que vamos passar mais segurança para as pessoas.

 

Agência PRB Nacional – Além desses desafios já citados, quais os outros problemas a serem enfrentados em Nerópolis?
Gil Tavares – A necessidade de gerar mais postos de trabalho é uma cobrança recorrente da população. Eu tenho comigo uma frase muito importante do nosso presidente licenciado e agora ministro Marcos Pereira, que diz assim: “O maior programa social é a geração de emprego”. Quando a gente gera emprego, vem junto a saúde, segurança e educação. Então, a geração de emprego faz parte do nosso plano de governo e será prioridade para nós.

 

Agência PRB Nacional – O que a população de Nerópolis pode esperar da sua gestão?
Gil Tavares – gil-tavares-prb-entrevista-neropolis-prefeito-eleito-foto3-ascom-15-12-2016.jpgTenho um compromisso com a população no sentido de fazer a melhor gestão municipal do Brasil, a melhor administração de todos os tempos na área de saúde, geração de emprego, segurança e educação. Pode ter certeza que vamos executar o maior projeto nacional de gestão e criação de políticas públicas municipais. Mesmo nesse cenário de descrédito da população com os políticos, peço aos habitantes de Nerópolis que acredite na nossa política, no projeto que venceu nas urnas para governar o município pelos próximos quatro anos.

Estamos nos empenhando em fazer a boa política, aquela que é feita com seriedade e eficiência, investindo o dinheiro público de forma correta e sem desperdício. Tenho como meta fazer de Nerópolis o melhor município do Brasil, a melhor cidade para se viver, vamos fazer história e conquistar o reconhecimento por representar a melhor administração municipal de todo o País.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend