Sandra Graça quer gestão eficiente e melhoria dos serviços públicos em Londrina (PR)

A republicana conta com apoio de 5 partidos e 58 candidatos a vereador

A republicana conta com apoio de 5 partidos e 58 candidatos a vereador, dos quais 10 são do PRB.

Na nossa última entrevista da série com os candidatos de vários regiões do País, conversamos com Sandra Graça. Candidata à prefeita na cidade de Londrina (PR), a republicana representa a força da mulher na política e o compromisso de fazer um governo eficiente, focado na melhoria da qualidade dos serviços públicos municipais.

Sandra Graça está no quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal, eleita pela primeira vez em 2000. Dois anos antes, ela disputou o cargo de deputada estadual. Obteve 15 mil votos, mas não conseguiu conquistar a vaga na assembleia. Agora, depois dos 16 anos de experiência acumulados como vereadora, ela quer contribuir com a melhoria da condição de vida do povo de Londrina como prefeita da cidade. Confira a entrevista.

 

ENTREVISTA

 

Agência PRB Nacional – De onde veio a motivação para ser prefeita de Londrina?

Sandra Graça – Sem dúvida da vontade imensa que tenho de fazer muito mais pelas pessoas. Com esse propósito, vi que não tinha espaço no antigo partido e escolhi o PRB para levar esse sonho adiante. Eu sentia que era o momento de lutar por novos horizontes na política. Entrei para o PRB a convite do nosso vereador Emanuel Gomes, que sempre foi uma pessoa muito ética e com posturas claras. Eu recebi outros convites, mas a postura do vereador foi o diferencial na minha decisão. Somado a isso, veio o convite do próprio presidente estadual, Fábio Santos. Eu já o conhecia há muitos anos, o que aumentou ainda mais minha confiança no partido. Esses foram os fatores determinantes para a gente participar e também o projeto de crescimento do PRB nestas eleições.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, quais são os maiores problemas de Londrina?

Sandra Graça – Nós temos um problema seríssimo que é a falta de recursos para  grandes investimentos. Nós temos um orçamento de R$ 1,7 bilhão, mas apenas R$ 12 milhões para investimento, ou seja, não chega nem a 15%. Esse é um problema sério e cabe a nós buscarmos parcerias internas com o Congresso Nacional, e com a própria Assembléia Legislativa (do Paraná), e outros caminhos para conseguirmos mais investimentos. Depois, temos de melhorar a educação infantil de 0 a 3 anos. São mais de 5 mil crianças sem acesso à creche e isso tem sido uma cobrança intensa, principalmente, das mulheres. Asseguro que esse tema terá uma atenção especial da nossa parte. Sabemos que a mulher trabalha fora para complementar a renda e muitas delas promovem o sustento da família. Nós precisamos ter um olhar muito diferenciado com relação a isso e esse orçamento não nos permite grandes investimentos. Então, terá que haver muita flexibilidade e parceria para resolver esse impasse.

 

Agência PRB Nacional – Por que a população deve votar em você nestas eleições?

Sandra Graça – Primeiro porque eu tenho um compromisso muito grande com a cidade, comprovados pelos quatro mandatos de vereadora. Levo na minha bagagem essa experiência de 16 anos de câmara municipal, e trago a minha vivência como bancária, instrutora da área de recursos humanos do banco, gerente de pequenas e grandes agências. O que considero mais importante é o compromisso, acima de tudo, com as famílias de Londrina. Quem me conhece, sabe que sou uma mulher determinada e com experiência na vida pública, profissional e familiar. É com essa bagagem que eu quero chegar na prefeitura e gerenciar com eficiência e cuidar com carinho da população de nossa cidade.

 

Agência PRB Nacional – O que você pretende fazer para diminuir os índices de violência na cidade de Londrina?

Sandra Graça – Nós precisamos, com urgência, integrar as polícias e a Guarda Municipal para enfrentar essa onda de violência que se instalou em nossa cidade. Eu tenho conversado muito com o setor de inteligência da Polícia Civil e eles têm apresentado a importância da interação entre as polícias para que a comunidade sinta que nós estamos cuidando da cidade de Londrina. Precisamos urgente de elaborar um plano de segurança com ações e metas estabelecidas contra a violência. A situação é tão crítica, que as famílias estão trancadas dentro de casa sem o direito de ir e vir. O meu compromisso é com a integração das polícias e a implementação da Guarda Municipal itinerante. Nós precisamos incomodar quem está ocupando, de forma criminosa, as nossas ruas. Além disso, vamos trabalhar fortemente para melhorar a iluminação pública e ampliar a segurança dos comerciantes da cidade.

 

Agência PRB Nacional – Como você pretende ajudar a população na área da saúde?

Sandra Graça – Primeiro, eu quero acabar com as longas filas e enorme tempo de espera. O cidadão tem esperado demais na Unidade Básica de Saúde por cirurgia e outros atendimentos. Nós vamos reduzir todos esses tempos. Esse será o ponto-chave que nós queremos fazer por meio de uma gestão para determinar o tempo máximo de atendimento nas unidades de saúde, olhando para o cidadão que tem direitos e deve ser atendido com dignidade. A humanização da saúde, essa será a prioridade da nossa gestão. Temos proposta para melhorar as instalações das unidades e reformar a maternidade municipal, o Pronto Atendimento Infantil e construirmos a sede do SAMU. Outra área que terá toda nossa atenção será a informatização da rede de saúde. Precisamos desenvolver os nossos programas para poder, por exemplo, ter os prontuários on-line. Nós temos muito a avançar, tanto na estrutura interna de condições de trabalho e, assim, liberar esse funcionário para o atendimento ao público.

 

Agência PRB Nacional – O que exatamente você pretende fazer em Londrina para resolver o problema do desemprego?

Sandra Graça – Para aumentar a arrecadação e o número de empregos gerados, nós temos que industrializar Londrina. O Plano Diretor da cidade já estabelece claramente as áreas industriais, onde nós poderemos instalar novas indústrias e valorizar as já existentes. Nosso plano de governo completa essa parte de industrialização para gerar novos empregos e renda. Nós temos um grande trabalho voltado para área de tecnologia da informação. Londrina é uma cidade de ponta. Nós temos empresas na cidade de alto nível. Contamos com uma excelente legislação sobre o tema e nossa proposta consiste em transformar Londrina num pólo nacional de tecnologia da informação. Outra coisa, é que temos proposta para qualificar a mão de obra. Eu quero desenvolver um trabalho grande com o micro e pequeno empresário e empreendedor individual para facilitar a criação desses pequenos negócios com suporte da prefeitura. Precisamos, ainda, essa é uma reclamação grande que temos na cidade, desburocratizar os processos da prefeitura. Os alvarás representam um gargalo devido à demora na liberação. O cidadão tem que saber o prazo para a conclusão do processo no ato da solicitação.

 

sandra-graca-prb-prefeita-londrina-pr-foto1-ascom-23-09-2016Agência PRB Nacional – Pode contar um pouco sobre sua trajetória política?

Sandra Graça – A minha primeira participação como candidato foi em 1998 quando disputei a eleição para deputada estadual. Eu fiz mais de 15 mil votos e, infelizmente, não consegui conquistar a vaga na assembleia. Depois disso, me candidatei a vereadora em Londrina, no ano 2000, e tive a felicidade de ser eleita. Desde então, tenho atuado de forma muito comprometida com os interesses da população. Já estou no quarto mandato consecutivo e sou a primeira mulher da cidade a ter esse número de mandatos na Câmara Municipal.

 

Agência PRB Nacional – Nesses quatro mandatos como vereadora, o que foi possível fazer por Londrina?

Sandra Graça – Minha atuação sempre foi pautada no compromisso com os verdadeiros interesses da população. Primeiro como uma parlamentar bastante atuante, tanto nas discussões quanto na defesa do interesse público, e me destaquei pela forma bastante contundente que tenho para defender minhas ideias. Fiz um trabalho bastante intenso voltado para as pessoas portadoras de necessidades especiais, atuei fortemente na aprovação do novo Plano Diretor, que envolve questões bastante técnicas, principalmente com relação ao zoneamento. São muitas atuações.

 

Agência PRB Nacional – E quanto à defesa dos interesses das pessoas com deficiência, quais foram essas ações?

Sandra Graça – A gente conseguiu instituir dentro da câmara, no calendário oficial, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 dezembro de todo ano. Nessa data, nós desenvolvemos ações na área do esporte, cultura e lazer. Paralelo a isso, foi iniciativa minha a criação da Bolsa Potência Esportiva – que é um trabalho que eu faço junto aos empresários locais para adotar atletas deficientes. Dentro das pessoas atendidas pelo projeto, nós tivemos uma representante nas paraolimpíadas deste ano no Rio de Janeiro, que é a Márcia Menezes. Além disso, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, nós conseguimos aprovar a exigência para que as moradias tenham acesso para cadeirantes e calçadas com acessibilidade, dentre outras ações.

 

Agência PRB Nacional – Você tem um traço muito forte, de uma mulher bastante determinada, de onde veio essa característica?

Sandra Graça – Eu realmente sou conhecida mesmo como uma mulher de muita garra, de muita luta e muitas vitórias também. Eu tenho um trabalho muito forte com a comunidade, meu mandato é muito próximo do cidadão. E o que tem me surpreendido nestas eleições é exatamente o carinho das mulheres. Muitas delas falam assim: ‘Sandra, você me representa’. O meu marido, que sempre me apoiou, deu força para continuar a caminhada na política, faleceu em 2006, quando eu estava no segundo mandato de vereadora. Tive que ser forte e seguir adiante e, assim, continuei servindo ao povo com meu trabalho e dedicação.

 

Agência PRB Nacional – Deixe uma mensagem para a população de Londrina.

Sandra Graça – Eu sou uma mulher que quer governar a cidade de Londrina com o mesmo amor, dedicação e empenho que sempre escrevi as páginas do livro da minha vida. No entanto, com um diferencial: quero governar a cidade de Londrina como eu cuido da minha própria família. Eu acredito muito na família como uma célula que precisa ser cuidada com muito carinho. Então, eu levo além das experiências política e profissional, a minha determinação para governar com eficiência, zelo pelo que é público e enfrentamento dos principais problemas da cidade. Diante disso, peço o voto e a confiança da população para me ajudar a chegar na prefeitura e mostrar como se faz um governo comprometido com o povo.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest