Conheça Sandra de Andrade, nova coordenadora nacional do PRB Alimentação e Agricultura

 

10_06_13_entrevista_rj_sandra_de_andrade_alimentacao_agricultura-padrao

 

Há 18 anos realizando palestras sobre qualidade de vida em todo território nacional, nossa entrevistada além de ser analista de desempenho, também é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal. Recentemente, ela assumiu a missão de comandar a coordenação nacional do Movimento Setorial de Alimentação e Agricultura do PRB. Nesta semana, você conhecerá Sandra de Andrade, que estará à frente do novo desafio do partido: o de ajudar o Brasil a erradicar a fome.

ENTREVISTA

1 – O PRB assumiu o desafio de ajudar o país a avançar no combate à fome e a senhora foi escolhida para conduzir esta missão. Como tem sido o começo deste trabalho?
Sandra de Andrade – Nosso movimento está trabalhando e buscando novas propostas para o nosso País. Mas, ainda estamos na fase de estruturação dos campos de trabalho, das esquipes tanto estaduais, quanto municipais. Por enquanto estamos trabalhando apenas com a Executiva Nacional, mas já temos recebido o feedback de alguns Estados. Estou aguardando a finalização desses ajustes para dar o pontapé inicial do Movimento. Não é fácil, mas os desafios estão aí para a gente superar. O nosso lema é ética, desenvolvimento e inovação, que foram as diretrizes da nossa última Convenção Nacional.

 

2 – Qual estratégia que a senhora tem adotado para desde já estruturar o trabalho?
Sandra de Andrade – Para estruturar o trabalho nós estamos analisando aquilo que a gente já conhece dentro do Plano do Governo no combate à fome. Estamos avaliando também o que se tem de bom e o que poderia ser melhor. Eu sempre digo tal frase: “o governo dá o que o povo pede”. Então, nós, como partido, como voz, como pessoas atuantes dentro da política brasileira, nós vamos pedir aquilo o que o povo quer. Faremos pesquisas e projetos, mas não apenas com os dados captados no papel, ou na internet. Queremos fazer o trabalho tête?à?tête, frente a frente, queremos ver de perto a realidade, a dificuldade e a necessidade do povo.

 

3 – De que forma o Movimento pensará a agricultura?
Sandra de Andrade – O termo brasileiro de agricultura é muito mais amplo do que a própria FAO usa, pois nós a entendemos como um todo, ou seja, não só a agricultura no campo de plantar na terra, mas também a entendemos como agropecuária. Na coordenação do Movimento, nós pensamos da seguinte forma, não tem como ver de cima para baixo num projeto, é preciso conhecer de baixo para cima. Ou seja, conhecer a realidade da agricultura brasileira. Temos que conhecer quem produz a comida que a gente come, conhecer as terras que produzem o nosso alimento, conhecer o campo onde os animais pastam e conhecer a diversidade das Regiões.

 

4 – E como inserir a comunidade neste processo para tentar erradicar a fome?
Sandra de Andrade – Através do trabalho multidisciplinar, onde tentaremos conjugar atividades com os demais Movimentos do PRB. Queremos auxiliar o produtor que depende de muitos fatores, como a saúde, por exemplo, para continuar produzindo. Realizaremos palestras para que ele e sua comunidade tenham acesso ao conhecimento. Nós temos um projeto para que a própria comunidade produza sua agricultura de subsistência, por exemplo. Quando pensamos em fome lembramo-nos do interior, ou do sertão, porém, dentro de grandes cidades, como no Rio de Janeiro e São Paulo, existem pessoas que também passam fome. O Brasil possui muitas riquezas, somos um continente, nosso solo é fértil e o Movimento estudará maneiras de aproveita-lo da melhor forma.

 

5 – Como a senhora pretende aliar os outros 14 Movimentos sociais e setoriais do PRB ao seu?
Sandra de Andrade – Juntos, nós elaboraremos iniciativas inteligentes e positivas para promover uma mudança efetiva no modelo de desenvolvimento rural. Queremos colaborar tecnicamente para a elaboração e implementação de políticas e projetos focados na promoção da redução da degradação ambiental. Também debateremos sobre a adoção de alternativas produtivas sustentáveis, crescimento do ramo pesqueiro e melhora na qualidade sócio-econômico ambiental das diversas comunidades sociais situadas nas regiões do Brasil em diversos ecossistemas.

 

6 – São ideias audaciosas…
Sandra de Andrade – São ideias audaciosas, mas unidos podemos mais! Mas é tempo de mudar, é tempo de crescer!

 

7 – Qual mensagem o Movimento Setorial de Alimentação e Agricultura deixa para o público do Portal PRB?
Sandra de Andrade – Quero dizer que nós temos uma voz forte, através do partido e das coordenações, nós vamos trabalhar para que os projetos não fiquem apenas no papel ainda que a gente não consiga de imediato. Mostraremos que o PRB e suas coordenações estão trabalhando e fazendo. É como se a gente incomodasse, no bom sentido. É aquele incômodo para melhorar, para contribuir. A política é um ato muito importante para o ser humano, nós estamos vivendo um momento de liberdade de democracia e temos que aproveitar este momento para colocar projetos em prática.

Por Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!