Rosangela Gomes

rosangela-gomes-prb-rio-de-janeiro1

 

Batendo de porta em porta no Rio de Janeiro, ela ajudou a fundar o PRB. Foi eleita deputada estadual e coordena o movimento PRB Mulher em todo Brasil. A tranquilidade de sua voz se contrapõe com o ritmo acelerado em que vive. Atualmente, ela respira dois grandes desafios: realizar o 1º Congresso Nacional do PRB Mulher e lançar o Caderno de Resolução do grupo. Nesta semana, além de Rosangela Gomes nos contar detalhes sobre o “encontrão das republicanas” que acontecerá nos dia 08, 09 e 10 de agosto, ela também nos revela a mobilização do grupo para as eleições de 2014.

Entrevista

1 – Em agosto, pela primeira vez na história do partido haverá o Congresso Nacional do PRB Mulher. Como surgiu a ideia?
R.G. – A ideia surgiu dos nossos próprios encontros em Brasília, que temos de quatro em quatro meses com todas as coordenadoras do Brasil. Tudo na vida tem um processo de amadurecimento e conosco não foi diferente. Após cada encontro, as coordenadoras reproduziam as reuniões nos estados e cada estado reproduzia também em seus municípios. Isso é fantástico! Daí, como nosso encontro irá completar dois anos, todas as coordenadoras, de forma consensual, pediram para realizar um “encontrão”, que deu origem ao nosso Congresso Nacional. Todas as equipes de norte ao sul do Brasil estão engajadas no evento.

2 – Como tem sido os preparativos?
R.G. – Os preparativos não têm sido fáceis e é até o motivo das nossas noites sem dormir (risos) porque a gente corre pra lá, volta pra cá, à procura de patrocinadores e tudo mais. Tem sido um desafio que será superado e eu acredito na força da equipe, acredito na vontade, na garra do nosso grupo. Lá em Amazonas, por exemplo, as nossas coordenadoras estão fazendo rifas para levantar o dinheiro das passagens. Em outros estados, elas estão vendendo camisetas, pedindo doações, batendo de porta em porta. Enfim, existe uma corrente muito forte em prol do Congresso Nacional, que não é meu, é de uma equipe, é de cada mulher que deseja ver seus direitos garantidos dentro desta democracia de gênero, que ainda está em processo de construção e que ainda não vimos neste País.

3 – O PRB Mulher dará um passo importante. Conte-nos sobre o Caderno de Resolução do PRB Mulher.
R.G. – Nós lançaremos o primeiro Caderno de Resolução do PRB Mulher, pois nós não temos nada documentado do grupo – por formamos uma militância que é recente, até porque o partido é novo. Na realidade, seria muito cômodo para mim, pedir que uma agência estudasse cada setor, como educação, saúde e violência, para montar um estudo e concretizar um relatório que norteasse o que o PRB Mulher deverá discutir no Brasil. Mas, para mim, isso não é legítimo. Essa maneira não é legítima. Com isso, nós mesmos faremos o Caderno. Queremos fazer com que este documento tenha o coração e o sangue de cada mulher, queremos representar seus anseios e suas necessidades.

4 – De que forma?
R.G. – Como havia dito, seria muito fácil “mandar fazer”, mas, no Congresso Nacional nós iremos compilar e catalogar todos os temas que queremos discutir dentro do partido no setor feminino. Com o Congresso, por exemplo, as mulheres do Norte poderão tratar sobre as mulheres do ribeirinho, das pessoas que são vítimas do tráfico de mulheres, das mulheres avós que não têm sequer a própria certidão de nascimento. Então, resolvemos “amarrar” e registrar todos esses anseios no Caderno de Resolução. Pra quê? Para dizer que nós temos um caderno rosinha bonito de resolução? Não. Nosso caderno seria uma espécie de Estatuto, não para substituir o Estatuto do PRB, mas a ideia é ter registrado oficialmente o objetivo, as metas, propostas e missão do PRB Mulher. Ele será uma referência do que queremos garantir às mulheres brasileiras.

5 – Após o Congresso, qual será o próximo desafio do PRB Mulher?
R.G. – Nosso próximo desafio é o de aumentarmos a bancada de representação feminina nas casas de edilidade, nas casas de leis. Aliás, queremos motivar todas as mulheres do nosso País, que são heroínas anônimas, a se filiar e a disputar as eleições, a acreditar que elas podem, assim como nós acreditamos que chegaríamos até aqui um dia. Venham para o PRB Mulher.

6 – Como o PRB Mulher pretende competir nas eleições de 2014?
R.G. – No nosso último encontro nacional discutimos esta questão. Nós pedimos para que as coordenadoras estaduais busquem novas lideranças porque queremos aumentar a competitividade nas eleições. E, se Deus permitir e com muito trabalho, queremos ter representação feminina na bancada federal do PRB.

7 – E qual é a expectativa de vocês?
R.G. – Em 2012, nós tínhamos um quadro de 107 vereadoras no Brasil e aumentamos para 149. Nós também aumentamos a nossa representação nas prefeituras. Com isso, a minha expectativa é que o PRB Mulher tenha representação também nas Assembleias Legislativas, obviamente numa proporção viável, já que elegemos em 2010 uma deputada estadual. Creio que, nestas eleições de 2014, elegeremos no mínimo três deputadas estaduais e no máximo cinco.

8 – Para finalizar, o que a comunidade pode esperar do PRB Mulher?
R.G. – Eu acredito no PRB Mulher, falo com prazer que sou fundadora do meu partido. Já fui de porta em porta, de casa em casa. O PRB ainda faz política como no passado. Infelizmente, a gente vê que a política atual está em descrédito, pois muitos dão a palavra e não cumprem. Mas, a comunidade pode saber que nós do PRB somos diferentes, mesmo perdendo nós mantemos a nossa palavra. O PRB recebe, acolhe, vai até o fim com a pessoa. Além de ser 10, o PRB também é um partido que vai ajudar de forma positiva a contribuir com a transformação do nosso País.

Por Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

 

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest