Ronaldo Martins aceita desafio e é pré-candidato do PRB à Prefeitura de Fortaleza em 2016

Republicano é deputado federal e presidente do PRB Ceará

Publicado em 12/10/2015 - 00:00 Atualizado em 17/6/2020 - 14:25

O entrevistado desta semana é o deputado federal e presidente do PRB Ceará, Ronaldo Martins, 37 anos, radialista, casado e pai de uma jovem de 18 anos. Tem mais de 15 anos na vida pública como vereador, deputado estadual e, agora, na Câmara dos Deputados, após receber a confiança de mais de 117 mil eleitores nas eleições de 2014. Sua primeira experiência foi em 2000, quando assumiu o posto de vereador no município de Caucaia. A partir daí, sua atuação no parlamento deslanchou, tendo ocupado o cargo de deputado estadual por três mandatos consecutivos, de 2003 a 2014.

Em um bate-papo com a Agência PRB Nacional, Ronaldo Martins fala sobre o cenário político no Ceará, as estratégias e metas do PRB para as eleições municipais de 2016, bem com sua experiência política.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Deputado, qual é o cenário atual do PRB no Ceará? 

Ronaldo Martins – O PRB Ceará vem passando por um amplo processo de reorganização. Ano passado, dissolvemos cerca de 130 comissões municipais provisórias. Durante cerca de seis anos, o partido esteve a reboque de um grupo comandado pelo então governador do estado. Era um partido repleto de pessoas sem compromisso com os ideais republicanos e perdemos muito tempo com essa turma. O desafio era o de soerguer o PRB com pessoas e grupos realmente comprometidos com a boa política e com a causa republicana. Nesta caminhada, fizemos questão da saída de vereadores e até de prefeitos. Encerramos a primeira fase desse processo no início de outubro, alcançando mais de 80% dos municípios cearenses. A meta ainda é de 100%, o que esperamos atingir até março de 2016. No entanto, a nossa ação prioriza a qualidade em detrimento da quantidade. Estamos preocupados em construir um partido com identidade própria, com força política capaz de fazer a diferença. Hoje, o PRB no Ceará é uma grande família. Contamos com um grupo de quase 100 vereadores e este número deve crescer com as novas adesões. Contamos ainda com quatro prefeitos, oito vice-prefeitos e um deputado estadual (David Durand) e um federal (Ronaldo Martins).

 

Agência PRB Nacional – Ano que vem teremos eleições municipais em todo país. Qual será a estratégia do PRB Ceará para cumprir a meta nacional do partido que é de triplicar a presença nas câmaras e prefeituras?

Ronaldo Martins – O PRB está pronto. Devemos ter candidatura própria em pelo menos 26 municípios. A expectativa é de cumprirmos a nossa meta, com reflexos diretos nos números nacionais. E o mais importante, elegeremos pessoas comprometidas com as pretensões locais e nacionais do PRB para 2018, quando devemos despontar com uma nova alternativa republicana para o Brasil.

 

Agência PRB Nacional – Qual será, na sua avaliação, o maior desafio do partido nas eleições de 2016?

Ronaldo Martins – O maior desafio é a organização. Mas no Ceará já temos um histórico de preparação para os pleitos eleitorais, seja com o trabalho de formação e de informação junto aos candidatos, seja com a construção de boas alianças locais. Estamos prontos para 2016. Dever de casa realizado.

 

Agência PRB Nacional – A minirreforma política trouxe algumas mudanças. O senhor considera que foram positivas? Qual sua opinião sobre o fim do financiamento privado das campanhas e a extensão do prazo de filiação para seis meses antes das eleições?

Ronaldo Martins – Eu sou sempre reticente com o termo “reforma política”. Em minha opinião, o termo reforma nos remete à mudanças substanciais, o que não ocorreu e não está na pauta do Congresso Nacional. Poderíamos estar tratando da implantação do sistema parlamentarista; ou do fim do voto obrigatório. Isso é reformar. O que estamos promovendo, na verdade, é um conjunto de mudanças na legislação eleitoral e, certamente, o fim do financiamento de campanhas por pessoa jurídica é um marco sem precedentes. Realmente não sabemos como se dará a disputa majoritária diante desta nova realidade, principalmente, nas grandes cidades. Não imagino como fazer campanha no Rio de Janeiro, São Paulo ou mesmo em Fortaleza, só com as contribuições privadas de pessoa física. É um novíssimo desafio, mas acredito que o PRB terá um bom resultado nas urnas. Não só o PRB, mas todos os partidos que possuem uma militância ativa. Já com relação ao prazo de seis meses para filiação, encaramos isso como uma prorrogação do jogo por mais seis meses. Os partidos que se articularem melhor, ainda terão tempo para somarem mais alguns bons nomes às suas chapas. No Ceará estamos priorizando isso.

 

Agência PRB Nacional – Além de deputado, o senhor é músico e autor do novo jingle do PRB. Como foi essa experiência de gravar uma música que está sendo cantada por todos os republicanos do Brasil?

Ronaldo Martins – Minha história com a música confunde-se com a minha própria história de vida. Comecei muito cedo a lidar com os instrumentos e as partituras. Gosto do que faço e já tive a oportunidade até de gravar um CD, inclusive, com a participação da minha esposa Andressa. Sempre estive diretamente envolvido na composição dos jingles das nossas campanhas lá no Ceará. Esse jingle do PRB já faz sucesso por lá já algum tempo, mas ver esta repercussão nacional é muito legal. Eu gosto de ser útil ao partido e, quem sabe no futuro, poderemos pensar no jingle da campanha do PRB à Presidência da República. Sou soldado do partido. Estou a postos.

 

Agência PRB Nacional – Qual é a história da composição dessa música? Pode descrever o momento que a inspiração surgiu?

Ronaldo Martins – Sim. Nós estávamos no estúdio gravando jingles para a campanha de deputado e para as inserções regionais de rádio e TV. Isso foi em 2013. Começamos a colocar música numa letra que havia rabiscado. Não queríamos usar uma música que já vinha sendo utilizada pelo partido e que era meio que um improviso. Peguei a sanfona e começamos a trabalhar a letra. No Nordeste, o ritmo popular é o forró. Então é bom que se saiba que o nosso jingle nacional nasceu com raiz puramente nordestina. Foi um grande ‘barato’ fazer esse trabalho e deu um friozinho na barriga quando o PRB nos chamou para regravar e para apresentar ao vivo no encontro nacional que marcou os dez anos de fundação do partido.

 

Agência PRB Nacional – Foi divulgado pela imprensa que o senhor é pré-candidato a prefeito de Fortaleza. O senhor confirma essa informação? Que mensagem o PRB pretende passar à população da capital?

Ronaldo Martins – Temos uma visão muito clara da política: a de que temos de servir a população naquilo que for necessário. Fortaleza é uma cidade governada pela velha política. É um jeito de administrar carcomido pelo tempo, ultrapassado e ineficaz. Temos ali uma metrópole de 2,6 milhões de habitantes, imersa numa região metropolitana com milhões de pessoas que convivem num ambiente altamente hostil. Estudo científico recente aponta a cidade como a mais violenta do país! Mata-se mais em Fortaleza do que no Afeganistão. É um recanto para os turistas, mas cercado por um cinturão de miséria e pobreza. O desafio da luta contra esse estado de violência, que acaba afetando todas as áreas do bom convívio social, não passa apenas pela polícia, pela segurança pública. Passa, também, pela integração dos serviços públicos, por uma ação proativa da gestão municipal, que tem a obrigação de cuidar das pessoas e isso vai além das obras faraônicas, do concreto e do asfalto. Queremos o melhor para Fortaleza e o melhor, neste momento, é oferecer mais uma opção de escolha para o eleitor. Queremos participar ativamente desse processo.

 

Agência PRB Nacional – Sabemos das dificuldades de colocar uma campanha majoritária nas ruas. O senhor já fez um levantamento do cenário político da capital? O PRB virá forte em 2016?

Ronaldo Martins – Teremos uma eleição bastante disputada em Fortaleza. Eu diria que a mais disputada da história. O projeto que está no Poder está bastante desgastado, mas ainda representa uma grande força política, porque faz parte de um grupo que elegeu o atual governador. Mas Fortaleza é uma cidade historicamente rebelde e teremos pelo menos seis candidaturas com chances reais de eleição, incluindo a nossa. A divisão está estabelecida. Vamos fazer uma campanha com os dois pés no chão, baseada na informação honesta ao eleitor. Também contamos com um bom tempo de televisão do PRB. Acredito que o abismo que havia entre nós e as candidaturas ricas diminuiu um pouco, por conta do não financiamento pelas empresas. Vamos à luta com muita vontade e dignidade.

 

Agência PRB Nacional – Nesses oito meses de mandato como deputado, qual o balanço que o senhor faz da sua atuação na Câmara dos Deputados?

Ronaldo Martins – Estamos vindo de três mandatos consecutivos como deputado estadual lá no Ceará, mas a experiência no Congresso Nacional é única. Seja pela dinâmica das ações e dos procedimentos, seja pela responsabilidade de representar os interesses do Estado do Ceará no âmbito federal, sentimos que as possibilidades são bem amplas. Já tivemos a oportunidade de apresentar projetos de lei e até Propostas de Emenda à Constituição. Também estamos participando ativamente das atividades de comissões e ajudado o partido a manter vivos os seus ideais. A PEC que torna imprescritível o crime de homicídio doloso é uma necessidade premente do ordenamento jurídico penal. Estamos trabalhando com boas iniciativas legislativas. Foram oito meses muito intensos de trabalho. E a ideia é sempre aprimorar e melhorar as nossas ações.

 

Agência PRB Nacional – Além da atuação no Plenário, quais têm sido as bandeiras defendidas pelo senhor nas comissões?

Ronaldo Martins –Temos um compromisso firmado de não votar contra os direitos dos trabalhadores. Levamos isso muito a sério. Desde o nosso primeiro mandato de deputado estadual, vimos trabalhando em defesa do contribuinte e pela criação de alternativas para a aviltante carga tributária paga pelos brasileiros. Estamos trabalhando estas questões e a bandeira da segurança pública também está presente em nosso trabalho. Destaco a nossa indicação como sub-relator para a problemática do tráfico nacional e internacional de pessoas. A meta é concluirmos esse período com uma legislação forte e eficaz para o combate a esse crime covarde, que tem grande articulação aqui no Brasil. Atualmente, estou como membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e suplente na Comissão de Viação e Transportes. Mais recentemente, fui eleito para a segunda vice-presidência da Comissão Especial que tratará de questões relativas ao ECAD, com foco na cobrança de taxas relativas a direitos autorais, em eventos realizados por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos.

 

Agência PRB Nacional – O que diferencia seu trabalho na Câmara dos Deputados em relação a outras experiências que o senhor teve na Câmara Municipal de Caucaia e na Assembleia Legislativa do Ceará?

Ronaldo Martins – A diferença principal está no foco. Antes o nosso trabalho era voltado apenas para o município de Caucaia, onde fui vereador. Depois focamos nas questões locais do Estado do Ceará, o que fizemos por doze anos seguidos. Mas poder contribuir com o nosso país como um todo é diferente e desafiador. Temos toda uma nação para cuidar e amar.

 

Agência PRB Nacional – Qual a mensagem que o senhor deixa para os republicanos de todo o Brasil e, em especial, ao povo cearense?

Ronaldo Martins – A mensagem de que o PRB tem um foco certo, que é reflexo da postura e do modo de pensar de nossos dirigentes. Nos últimos três anos, o PRB passa por uma grande mudança de rumos, que certamente desaguará em desafios ainda maiores. Os republicanos ainda têm muito o que fazer por este país. Talvez o nosso maior desafio seja proclamar e vivenciar, todos os dias, a nova política. E aos meus irmãos cearenses, de que podem contar com o nosso trabalho, o nosso empenho e a nossa força para bem representá-los. Queremos o melhor para o Ceará e para o nosso Brasil.

 

Texto: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

Reportar Erro
Send this to a friend