Ricardo Quirino fala sobre os desafios da política goiana e as estratégias para fortalecer o PRB Goiás

entrevista-ricardo-quirino-prb-goias-04-09-15

Em entrevista, Ricardo Quirino fala sobre as perspectivas do PRB para o pleito eleitoral de 2016, as metas e a importância da mulher na política.

 

O entrevistado da semana é o presidente do PRB Goiás, Ricardo Quirino, que assumiu o comando da legenda em março deste ano. Em um bate-papo com a Agência PRB Nacional, o republicano fala sobre os desafios do cenário político no Estado do Goiás, a expectativa da legenda para as eleições municipais de 2016, as metas e a importância da mulher na política. Quirino tem uma vasta experiência na vida política, tendo sido deputado federal e secretário do Idoso do Distrito Federal.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Presidente, quando assumiu o comando do PRB Goiás? Muito trabalho?

Ricardo Quirino – Fui empossado como presidente do PRB Goiás em março deste ano, mais precisamente no dia 7. Temos um desafio muito grande, ainda mais em um estado do tamanho de Goiás. Não é fácil.

 

Agência PRB Nacional – Quais as prioridades do PRB Goiás?

Ricardo Quirino – Primeiramente, reestruturar o partido, abrir novas executivas em municípios onde o PRB não existe. Estamos empenhados em fazer exatamente isso, além de fortalecer e montar quadros competitivos para as eleições do próximo ano, até porque, em Goiás, devido à extensão territorial, temos um número de prefeitos e vereadores muito baixo comparado à dimensão do estado e à importância que ele tem no Brasil.

 

Agência PRB Nacional – Em quais municípios o PRB está consolidado?

Ricardo Quirino – O Estado do Goiás tem 246 municípios e o PRB está presente em 120 cidades. Por isso, temos uma longa caminhada pela frente, o que justifica aquela restruturação do partido que mencionei, para garantir a presença do partido em todos os municípios goianos.

 

Agência PRB Nacional –  Além de organizar o PRB nos municípios, quais os outros desafios de sua gestão?

Ricardo Quirino – O grande desafio agora é preparar os grupos, montar candidaturas competitivas para ter condições de alcançar a meta estabelecida pela Executiva Nacional que é, no mínimo, triplicar o número de prefeitos e vereadores. Nas últimas eleições municipais, o PRB Goiás elegeu 1 prefeito, no município de Itapuranga e 37 vereadores. Ainda é uma representação muito tímida diante da grandiosidade do estado e também em relação ao que o PRB representa no Brasil hoje.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, o que deve ser feito para melhorar esse quadro?

Ricardo Quirino – Primeiramente, o cenário político é reestruturado por meio das eleições. É claro que nesse período pré-eleitoral, temos que nos organizar e buscar uma aproximação maior com as principais lideranças da política estadual. No pleito eleitoral do próximo ano, temos a missão de organizar quadros competitivos para vencer e, assim, começar essa restruturação administrativa. O PRB Goiás não vai ficar na mesma situação que está. Estamos trabalhando diuturnamente para crescer e mudar essa realidade.

 

Agência PRB Nacional – Na capital goiana, o PRB tem um vereador com uma atuação de destaque. O que isso representa para o partido?

Ricardo Quirino – Em Goiânia, o PRB é representado na câmara municipal pelo vereador Rogério Cruz, considerado um dos três parlamentares mais atuantes do município. Rogério tem feito um trabalho exemplar, tanto que ocupa o posto de segundo vice-presidente da Casa. Nossa meta, para Goiânia, é eleger três vereadores e estamos trabalhando para alcançar esse resultado.

 

Agência PRB Nacional – Em relação aos pré-candidatos, já existe algum levantamento?

Ricardo Quirino – Temos sim. Já estamos fechando um planejamento para as principais cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Trindade e outros importantes municípios. Estamos estudando a possibilidade de lançar candidatos a prefeito em pelos menos duas destas grandes cidades. Hoje já estamos com pré-candidatos a prefeito definidos em 16 municípios goianos.

 

Agência PRB Nacional – Além das cidades da região metropolitana de Goiânia, o entorno do Distrito Federal também é uma prioridade do partido?

Ricardo Quirino – Com certeza. O entorno é uma prioridade porque temos cinco vereadores na região e precisamos ampliar esse número ainda mais. O entorno tem uma importância enorme para Brasília e Goiás e estamos com os nossos olhos voltados para as cidades que ficam ao redor do DF. Temos como meta crescer em Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso e Novo Gama. Lá em Cristalina, por exemplo, nossa vereadora Luciana Cândida está fazendo um trabalho fantástico e está, inclusive, sendo cotada para ser candidata a prefeita. Então, o entorno é estratégico para o crescimento do PRB Goiás.

 

Agência PRB Nacional – Qual a estratégia adotada para ampliar a força do PRB Goiás?

Ricardo Quirino –  A primeira delas é estar perto das pessoas. Estamos fazendo isso, recuperando lideranças, ouvindo a comunidade e, uma coisa importante que temos adotado no PRB, é a preocupação de não desprezar o diálogo com os líderes políticos de todos os partidos. Montamos um grupo e, a partir, daí estamos buscando o diálogo com as lideranças locais para fortalecer o projeto nos principais municípios. Estamos, ainda, dando autonomia para que os nossos presidentes municipais conversem e tragam até nós, quadros competitivos. Essa estratégia, aliada aos encontros regionais que temos realizado por todo o estado, já tem conseguido trazer para o PRB, lideranças importantes. Só para se ter uma ideia, eu assumi em março deste ano o comando do PRB Goiás e nós já estamos no sétimo encontro!

 

Agência PRB Nacional – Com relação à participação da mulher na política, como o PRB Goiás está atuando para garantir a eleição de mais mulheres?

Ricardo Quirino – Nós assumimos o compromisso, diante da coordenadora nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), que o PRB Goiás vai incentivar e valorizar a participação feminina na política. Então, como tem dito nosso presidente nacional Marcos Pereira, entendemos que a mulher não é cota, é uma prioridade para o partido. Temos orientado os presidentes municipais para que trabalhem para apresentar republicanas com força para ganhar as eleições. A proposta consiste em trazer as mulheres que já tenham uma liderança política nos municípios, pessoas que já participaram de eleições ou que tenham mandato. A mulher no Estado do Goiás está recebendo uma atenção jamais vista. Não vamos aceitar que os nossos quadros sejam preenchidos por mulheres apenas para cumprir protocolos. Essa prática não funciona no PRB. Hoje, por exemplo, temos apenas três vereadoras em todo estado. Nossa projeção é de no mínimo triplicar esse número.

 

Agência PRB Nacional – Quem é Ricardo Quirino? Fale um pouco sobre a sua trajetória de vida.

Ricardo Quirino – Sou casado há 25 anos e não tenho filhos. Sou natural do Rio de Janeiro, morei em Brasília por quase 18 anos e neste ano, como falei anteriormente, fui morar em Goiás. Sou formado em Direito e tive duas passagens pela Câmara dos Deputados: 2006 e 2010. Nestes três últimos anos, estive à frente da Secretaria do Idoso do Distrito Federal. Agora, em 2015, assumi esse desafio de comandar o PRB Goiás. Gosto de política, faço política, vivo política e tenho o coração totalmente ligado ao PRB. Além disso, sou apaixonado por esportes e tudo que diz respeito aos direitos das pessoas idosas.

 

Agência PRB Nacional – A sua passagem pelo Distrito Federal deixou a marca em defesa dos direitos da pessoa idosa. Como se deu isso?

Ricardo Quirino – Tratar da questão dos direitos dos idosos é quase que remar contra a maré e aquilo que a sociedade pensa em relação ao envelhecimento. Então, o trabalho que desenvolvemos no Distrito Federal de estruturação e de conscientização da população também foi reconhecido fora de Brasília. Tivemos em vários estados compartilhando nossas experiências garantindo, assim, os direitos das pessoas idosas.

 

Agência PRB Nacional: Para encerrar, o que o PRB Goiás representa para os goianos?

Ricardo Quirino – O PRB representa a esperança de dias melhores para a população. Sabemos que a política goiana sempre foi polarizada por dois grupos e o PRB é uma esperança. O partido ainda não conseguiu mostrar para o povo de Goiás, o que pode fazer e oferecer. Mas, a partir dessas eleições de 2016, nós seremos uma alternativa viável de uma política diferenciada. Uma política com o padrão republicano de governar. Isso é um diferencial para as pessoas que buscam no PRB a maneira de fazer política com foco na eficiência da gestão e postura republicana.

 

Fonte e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!