Renata Sene fará gestão transparente e focada nas demandas de Francisco Morato (SP)

Renata Sene fará gestão transparente e focada nas demandas de Francisco Morato (SP)

Prefeita republicana já começou a “colocar ordem na casa” e promover mudanças

Publicado em 23/1/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:24

Francisco Morato (SP) – Prefeita de Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, Renata Sene, 38 anos, encontrou sérios problemas ao assumir a prefeitura da cidade em 1º de janeiro. Entre eles, as constantes enchentes e a falta de infraestrutura deixada por gestões passadas. Há poucos dias no comando da prefeitura, a republicana, que é educadora e assistente social, tem, juntamente com sua equipe, trabalhado para garantir os serviços essenciais à população.

Servidora pública há quase 20 anos, a republicana pretende fazer uma gestão participativa e transformadora. Com um plano de governo abrangente, Renata inclui entre suas prioridades Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, além da Gestão Participativa – marca que já começou a imprimir em seu início de mandato, ao percorrer todos os prédios públicos se apresentando a cada um dos funcionários. Ela quer uma nova história para a cidade de cerca de 168 mil habitantes.

À Agência PRB Nacional, Renata Sene falou sobre seus projetos que, inclusive, já começaram a ser colocados em prática.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeita, como tem sido esses primeiros dias de mandato?
Renata Sene – Fizemos uma campanha “olho no olho”, então já estávamos bastante cientes das demandas da cidade. Elaboramos um plano de governo coerente com as necessidades do povo. Após a vitória nas urnas, entramos na fase de transição de governo e hoje estamos sendo acolhidos pela população, ajustando todas as medidas para que a gente, de fato, mantenha nosso plano de governo e dê vasão a tudo o que ouvimos e conversamos nas ruas com os cidadãos.

 

Agência PRB Nacional – Uma das prioridades do seu plano de governo é a garantia dos direitos dos cidadãos. Por onde começar a diminuir as desigualdades?
Renata Sene – Temos uma preocupação com o desenvolvimento sustentável e com o cumprimento das metas de convenção. Estamos atentos a questões como a desigualdade social e erradicação da pobreza, pois Francisco Morato tem um indicador de desigualdade muito grande. Já fomos o município mais pobre do Estado de São Paulo. Hoje, o patamar é outro, mais ainda assim a vulnerabilidade é grande e sempre se reflete na saúde, na educação, enfim, em todas as áreas. No ano passado, por exemplo, pessoas morreram por causa das chuvas. Já montamos uma comissão de emergência, porque as chuvas virão muito forte aqui para a cidade e já estamos atentos a isso. Temos dez eixos no nosso plano de governo e estamos “linkando” as ações para garantir os direitos e o acesso das pessoas àquilo que é direito delas. Vamos estimulá-las a participar da nossa gestão e ampliar o diálogo com a prefeitura.

 

renata-sene-prb-prefeita-francisco-morato-sp-foto-ascom-20-01-2017-02Agência PRB Nacional – Qual a proposta para gerar mais empregos no município?
Renata Sene – Em Francisco Morato temos um território que não facilita a chegada de grandes indústrias, mas temos uma mão de obra extremamente qualificada. Cerca de 40 mil pessoas saem da cidade para prestar mão de obra na Grande São Paulo, muitas delas via trem, que é algo a ser resolvido também. Mas, quanto aos empregos, 28% da nossa população é jovem, entre 15 e 24 anos, e ainda precisa de oportunidades de qualificação e formação. Queremos buscar parcerias com o Senai, por exemplo. Vamos ajustar o plano diretor do município para identificarmos as áreas pertinentes e estimular que pequenas empresas se estabeleçam. Fora isso, é preciso o estímulo aos empresários da cidade com o primeiro emprego, a lei do aprendiz. Vamos estimular o comércio local para que admita as pessoas da cidade.

 

Agência PRB Nacional – Além do setor de comércio e serviços, como a cidade tem se desenvolvido nas outras áreas?
Renata Sene – Na área rural temos apenas 2% de nossa população e vamos trabalhar para garantir a regularização fundiária das famílias já consolidadas. Na atividade econômica, realmente o setor de serviços é muito rico, mas temos na região de Cajamar e Franco da Rocha, cidades vizinhas, uma área de indústria a se desenvolver a longo prazo e, em médio prazo, a gente pensa em trabalhar essa questão da formação das pessoas, pois essas indústrias vão gerar empregos e temos que ter mão de obra qualificada.

 

Agência PRB Nacional – Hoje os municípios enfrentam um grande desafio, que é a queda na arrecadação causada pela crise econômica. Como sua gestão vai enfrentar esse problema?
Renata Sene – Nosso desejo é que os governos federal e estadual entendam que, quem de fato atende a população é o município e grandes são as dificuldades. Temos que fazer ajustes fiscais e reconhecer a demanda do município. Nosso secretário de Finanças já está fazendo um levantamento de como está a situação para que haja equilíbrio e que possamos fazer as devidas cobranças. Vamos dar publicidade sobre o IPTU, facilitando para que as pessoas tenham acesso às informações. Estamos tomando medidas para promover a arrecadação e ao mesmo tempo fazer os ajustes fiscais necessários para que o município atenda a população. Nossa arrecadação hoje é de R$ 290 milhões, o que é pouco diante da população que temos. Se a casa estivesse em ordem, com políticas públicas definidas, seria mais fácil, mas a realidade não é essa e vamos enfrentar o problema com muita responsabilidade.

 

Agência PRB Nacional – Quais ações serão desenvolvidas em prol das mulheres de Francisco Morato?
Renata Sene – Uma de nossas metas é a educação de qualidade, pois essa é a melhor forma de transformação social. Neste sentido, uma das principais demandas, e que vai ao encontro das necessidades das mulheres, é a questão das creches. Aproximadamente 4 mil crianças estão fora da creche e as mulheres precisam trabalhar. Esta é outra meta e temos buscado parcerias para construir novas unidades ou reformular a estrutura existente para garantirmos 2.500 vagas, que foi o que definiu nosso plano de governo. Estamos tendo um olhar na reestruturação infantil e buscando articular para implementar ações que favoreçam a mulher e a família. Uma coisa que não existe no município, por exemplo, é transparência na questão das vagas da escola. Elas entram em uma lista e não conseguem garantir a efetivação. Assim como em todos os atos, desejamos que o governo seja bem transparente em relação às ações.

 

Agência PRB Nacional – Como será o trabalho com os servidores públicos?
Renata Sene – Queremos trabalhar lado a lado com os servidores. O primeiro eixo do nosso plano de governo trata da questão dos funcionários públicos. Trabalhamos com metas e esse primeiro eixo trata da gestão pública, do funcionalismo, da eficiência, transparência e da participação popular. No primeiro dia, fui conhecer todos os funcionários, um por um, os diretores, a base da educação. Esse é o objetivo: conhecer e falar um pouco do nosso plano de governo para que eles pudessem certificar e trabalhar junto conosco.

 

Agência PRB Nacional – Como será enfrentado o problema das drogas?
Renata Sene – Infelizmente em Francisco Morato temos uma comunidade que realmente está comprometida com essas demandas. O que a gente observa é que a juventude, infelizmente, está nesta situação e temos que articular políticas na assistência social, na saúde e na educação. Queremos instituir e fomentar o CRAS, instalá-lo em bairros com maior vulnerabilidade social, pois dentro dele teremos assistentes sociais, psicólogos, acompanhando a comunidade para que haja a proteção social, porque a assistência é uma medida de direito. A juventude precisa de práticas esportivas e vamos buscar isso.

 

renata-sene-prb-prefeita-francisco-morato-sp-foto-ascom-20-01-2017Agência PRB Nacional – E a área da Saúde, qual é o panorama atual?
Renata Sene – Temos o esqueleto de uma UPA e vamos tomar todas as medidas para a abertura deste local importante. O município não tem referência de pronto socorro e no atendimento não especializado. Está pronto mais nunca foi aberto. Temos a Santa Casa da cidade que vem atendendo a população, em seus limites, mais não é suficiente. O primeiro passo é fazer a reestruturação das unidades de saúde, criar protocolo. Para isso a gente precisa rever todas as ações para garantir atendimento às famílias. Montar o Capes (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas. Todo este desenho a gente está fazendo para humanizar os atendimentos dos postos de saúde, pensar na pessoa com deficiência, que não tem referência no município. E vamos lançar a partir dos 100 dias, os primeiros identificadores de demandas do plano de ação da meta do ano.

 

Agência PRB Nacional – Quanto à Segurança Pública, como dar tranquilidade à população?
Renata Sene – Observamos que há problemas recorrentes na área. No município nós não temos guarda municipal, embora tenha uma lei, não há rubrica orçamentária para este fim. Então, a longo prazo precisamos conseguir instituir a guarda municipal. Entendemos que a segurança pública é uma competência do governo do estado, por isso queremos sentar com a Secretaria de Justiça, levar as demandas do município para estabelecermos uma parceria com baixa situação de risco em relação à segurança.

 

Agência PRB Nacional – Como deve ser o trabalho do seu secretariado?
Renata Sene – Toda a nossa equipe de governo tem uma base técnica, mas também com um olhar muito atento à população. Todos os secretários têm como meta garantir o cumprimento de nosso plano de governo, transparência nas ações e atendimento ao público. Pela primeira vez na história da cidade um prefeito leva a conhecimento da população o currículo de seus secretários, são pessoas bem preparadas, coerentes. Estou muito feliz por terem aceitado comigo este desafio. Está claro que os desafios são grandes, mas agora é nossa responsabilidade e vamos enfrentar com bom ânimo tudo que vem por aí.

 

Agência PRB Nacional – Como será o diálogo do Executivo com o Legislativo?
Renata Sene – Felizmente são vereadores extremamente coerentes. A câmara foi composta favorável ao governo, já no dia 2 de janeiro estive presente com todos em meu gabinete e me colocando à disposição. A presidente da Casa é uma mulher, a primeira vez que uma mulher assume este posto em Francisco Morato e naturalmente estimulada por mim e a base do PRB, que apoiou a candidatura dela. Temos uma relação muito harmoniosa.

 

Agência PRB Nacional – O que as pessoas podem esperar da sua gestão?
Renata Sene – Quero que as pessoas estejam atentas, observando nossa gestão e acreditem que a gente vai trabalhar pelo progresso. A população está muito ansiosa para que haja uma transformação no município. Tudo demanda tempo, mas acho que a população não pode mais esperar. Logo vamos olhar para trás e dizer: nós conseguimos. A gente precisa restabelecer a credibilidade da política com os eleitores. Tenho certeza que em pouco tempo as pessoas vão dizer que valeu a pena. Juntos vamos conseguir.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para a senhora.
Renata Sene – O PRB é um partido com metas claras, coerente. Estamos produzindo toda essa mensagem partidária de responsabilidade pública e transparente em Francisco Morato. Estou à disposição, com diálogo e transparência, marcas desse partido. Podemos resolver os problemas e é o que vamos fazer, trabalhando muito.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – prefeita Renata Sene

Reportar Erro
Send this to a friend