Recordista de votos no DF, Julio Cesar faz balanço dos primeiros seis meses de mandato na Câmara Legislativa

Recordista de votos no DF, Julio Cesar faz balanço dos primeiros seis meses de mandato na Câmara Legislativa

Em entrevista, Julio Cesar detalha os desafios como líder do Governo no legislativo e as bandeiras a serem defendidas ao longo desses quatro anos como deputado distrital.

 

O advogado Julio Cesar, 40 anos, foi o deputado distrital mais votado nas eleições de 2014 ao receber a confiança de mais de 29 mil eleitores para a Câmara Legislativa. Antes, em 2012, assumiu o comando da Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal, posto ocupado por dois anos, tendo conseguido impulsionar a área na capital federal.

No início de seu mandato como deputado distrital, recebeu o aval do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, para assumir o posto de líder do Governo na Câmara Legislativa. Em um bate-papo com a Agência PRB Nacional, o republicano conta como ingressou na política, o seu desempenho nas urnas e as bandeiras a serem defendidas ao longo desses quatro anos no legislativo. Julio Cesar adiantou que o esporte é uma das suas principais origens, mas não vai medir esforços para que os direitos da pessoa idosa, crianças e jovens sejam garantidos, bem como a ampliação de ações que assegurem mais oportunidades às classes menos favorecidas e a valorização da família.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como ingressou na política e o que o fez escolher o PRB?

Julio Cesar – Me identifiquei com as metas e propostas inovadoras do PRB, um partido sério que tem lutado diuturnamente pela prática da boa política em um país que, infelizmente, está contaminado pela corrupção. Ao aceitar o convite, me dispus a lutar e desenvolver o meu mandato em plena concordância com as necessidades da população. Essa perspectiva me leva a estar em alerta e preparado para criar leis e votar medidas que vão, de fato, ao encontro dos interesses dos cidadãos.

 

Agência PRB Nacional – O senhor foi o deputado distrital recordista de votos na capital federal nas eleições de 2014, com mais de 29 mil votos. A que atribui tamanha confiança dos eleitores?

Julio Cesar – Por indicação do PRB, assumi no início de 2012 a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal. Vim com muita vontade e determinação para cumprir a missão designada e ajudei na construção de um novo momento para o esporte na capital federal. Quando me tornei secretário, tive a oportunidade de estar bem próximo das lideranças e representantes do segmento esportivo, e hoje eles sabem que têm um aliado no Poder Legislativo, que realmente luta por eles. Além disso, procurei, enquanto secretário, atender todos os anseios da população no que diz respeito ao esporte e inclusão social, em especial, nas regiões que mais careciam de políticas públicas. Da mesma forma os idosos, eles sabem que agora têm voz ativa na Câmara Legislativa do DF.

 

Agência PRB Nacional – Quais foram os maiores desafios durante a corrida eleitoral?

Julio Cesar – Percorri várias cidades para conhecer com afinco os principais gargalos que assolam a população do DF e as demandas de cada localidade. Não tive placa na rua. Minha campanha foi feita de casa em casa para que eu pudesse de fato conhecer as necessidades de cada cidadão. Eu andava mais de 250 km por dia. Tenho consciência da minha responsabilidade e vou trabalhar para honrar cada voto obtido nas urnas.

 

Agência PRB Nacional – Quais as perspectivas para este mandato parlamentar e as frentes a serem defendidas?

Julio Cesar – Meu trabalho tem sido pautado no compromisso em trabalhar por uma cidade melhor para todos, onde a saúde, transporte, educação, segurança e direitos fundamentais de todos, sejam devidamente respeitados. O esporte, os idosos e a valorização da mulher também estão contemplados na minha atuação parlamentar.

 

Agência PRB Nacional – Qual o balanço desses seis meses de atuação no parlamento?

Julio Cesar – Criei a Frente Parlamentar do Idoso, com o intuito de defender, promover e garantir os direitos das pessoas com mais de 60 anos no Distrito Federal. Também lançamos a Frente Parlamentar do Esporte e a Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher. Já apresentei 37 projetos de lei que estão tramitando nas comissões, 290 indicações favorecendo várias regiões administrativas e 61 requerimentos.

 

Agência PRB Nacional – A Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal foi uma das pastas que mais ganhou destaque nos últimos anos. A que atribui esse legado?

Julio Cesar – Primeiro, deve-se ao empenho em contribuir para que Brasília efetivamente entrasse no calendário dos grandes eventos esportivos mundiais. Não foi à toa que Brasília foi considerada a capital do esporte e a secretaria deixou de ser considerada a “pasta do futebol”. Antes, havia somente três centros olímpicos. Enxergamos a necessidade de crescimento e começamos a trabalhar em prol disso. Hoje, são 11 centros olímpicos em pleno funcionamento, que atendem mensalmente uma média de 40 mil pessoas. Ao longo da nossa gestão, também aumentamos o número de passagens oferecidas pelo “Compete Brasília”. Em 2011, foram concedidas 300 passagens. No ano seguinte, chegamos a 1,2 mil. Em 2013, atingimos o marco de 2,5 mil atletas beneficiados com passagens. Com isso, mais atletas estiveram no pódio representando nossa cidade em competições nacionais e internacionais. Trabalhamos muito para o desenvolvimento do esporte local e apoiamos diretamente mais de 150 eventos esportivos na cidade. Também implementamos a lei da Bolsa Atleta Paralímpica, uma reivindicação feita pelos paratletas desde 1999. Também houve a sanção da lei complementar do Fundo de Apoio ao Esporte, que demonstra que Brasília está construindo um verdadeiro pacto pelo esporte, acima de ideologias e de interesses próprios, priorizando o bem-estar da nossa sociedade.

 

Agência PRB Nacional – Como o senhor pretende continuar contribuindo com o esporte na Câmara Legislativa?

Julio Cesar – A Frente Parlamentar do Esporte foi criada para dar continuidade ao trabalho iniciado durante minha gestão à frente da Secretaria do Esporte e Lazer do DF, onde trabalhamos incansavelmente para propor e executar políticas públicas e diretrizes para o setor. Agora, quero garantir que o esporte tenha voz no Poder Legislativo.

 

Agência PRB Nacional – Quais os maiores desafios enquanto líder do Governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal?

Julio Cesar – Estou empenhado em contribuir para regularizar a situação caótica que nossa cidade está enfrentando. Para isso, é necessário, principalmente, que todos os poderes estejam alinhados. A Câmara Legislativa representa os interesses da população e tem se mostrado disposta a contribuir para o desenvolvimento de Brasília. Aprovamos alguns projetos necessários para o reequilíbrio financeiro, uma vez que o nosso país passa por um momento delicado no cenário econômico e isso tem afetado a todos. Os deputados têm cumprindo seu papel de fiscalizadores, mas como estamos atravessando um momento extremamente complicado, é necessário que o diálogo e o bom senso prevaleçam sempre em prol do povo de Brasília.

 

Agência PRB Nacional – Como o senhor vê a participação da mulher na política?

Julio Cesar – Hoje, é crescente o empoderamento das mulheres, que sempre lutaram em busca da igualdade de direitos e de oportunidades. É imprescindível criar meios para aumentar a participação dessas guerreiras na política e nos espaços de poder.

 

Agência PRB Nacional – Quais as ações a serem efetivadas em prol da pessoa idosa?

Julio Cesar – Uma das minhas prioridades durante o meu mandato é a atenção especial à pessoa idosa. Quero combater o preconceito contra esse segmento, que ainda é muito desrespeitado, inclusive, no âmbito familiar. Para isso, lancei a Frente Parlamentar do Idoso visando a promoção e a efetivação dos direitos previstos no Estatuto do Idoso. É preciso avançar e conscientizar a sociedade sobre a importância do idoso. Vou me empenhar para fazer valer os direitos da pessoa idosa, para que tenham o devido respeito e tratamento, em especial na saúde e no transporte público.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar, quem é Julio Cesar?

Julio Cesar – Um homem simples, que ama seu país e acredita que é possível fazer política sem corrupção. Por isso, tenho como propostas concretas trabalhar pela população do Distrito Federal, que é meu compromisso de vida política, com o qual me empenharei com extrema lisura e integral dedicação.

Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest