“Queremos chegar a três mil municípios neste ano”, afirma Renato Junqueira

“Queremos chegar a três mil municípios neste ano”, afirma Renato Junqueira

No cargo desde fevereiro de 2015, Renato Junqueira tem atuado para expandir o PRB Juventude para o interior do Brasil

 

O nosso entrevistado da semana é o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira. Ele assumiu o cargo em fevereiro do ano passado e de lá para cá tem trabalhando bastante para expandir o movimento em todo país.

Além de chamar a atenção para importância da participação do jovem na política, Junqueira alerta sobre a necessidade de capacitar a juventude para a função pública. Ele também fala dos preparativos para o 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana, que será realizado no próximo sábado (30), em São Paulo.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Renato, agrademos por te aceito nosso pedido de entrevista.

Renato Junqueira – Eu que sou grato pela oportunidade e espero que a gente esclareça e ao mesmo tempo conte um pouco do trabalho que está sendo feito pelo PRB Juventude.

 

Agência PRB Nacional – Como o PRB Juventude está se preparando para as eleições municipais deste ano?

Renato Junqueira – Nós estamos trabalhando muito para contribuir com todo o processo eleitoral. Já temos 15 pré-candidatos a prefeito e quase 300 a vereador em todo o país. O PRB Juventude está empenhado em contribuir com o crescimento do partido. Com base nisso, buscamos capacitar os nossos jovens por meio de ações sociais e de conscientização política para que fiquem antenados com o cenário político e possam contribuir para o crescimento do nosso país, principalmente, nesse período de crise que estamos enfrentando.

 

Agência PRB Nacional – Existe alguma meta para o número de candidatos jovens pelo PRB?

Renato Junqueira – Desde que assumimos a coordenação nacional do PRB Juventude temos trabalhado de forma muito intensa para trazer mais jovens para conhecer o nosso movimento. Temos uma meta e os coordenadores já estão trabalhando. Queremos chegar a 30 o número de candidatos a prefeito e pelo menos 500 jovens candidatos ao cargo de vereador. Com a mudança no prazo de filiação, ganhamos mais tempo e estamos trabalhando muito para trazer mais jovens para fazer a boa política no PRB.

 

Agência PRB Nacional – Você assumiu a coordenação do PRB Juventude em fevereiro do ano passado. De lá para cá o que já foi feito?

Renato Junqueira – Nós procuramos expandir o nosso movimento para os estados que não tinha ainda uma coordenadoria formada. Só para ter uma ideia, de cinco coordenadorias estaduais, saltamos para 23 e, hoje, praticamente mais de 600 municípios tem o PRB Juventude atuante. Nós participamos, de uma forma bem efetiva e forte, da última Conferência Nacional da Juventude, na qual conseguimos eleger mais de 80 delegados e tivemos a oportunidade de debater temas pertinentes à juventude, como educação, trabalho, saúde e segurança. Foi uma experiência ótima, inclusive, para capacitação dos jovens que pretendem disputar as eleições deste ano.

 

Agência PRB Nacional – Além de expandir o movimento para todo o país, exite alguma outra atividade que você gostaria de destacar?

Renato Junqueira – Sim, com certeza. Nós procuramos atuar ativamente durante todo o tempo, seja no período eleitoral ou não. Durante todo o ano de 2015, fizemos inúmeras ações de grande relevância para a população. Foram campanhas de conscientização de trânsito, contra o uso de drogas, de combate à dengue e também realizamos cursos de formação política para juventude. Além de várias outras atividades sociais promovidas pelas coordenadorias municipais.

 

Agência PRB Nacional – Após a organização das coordenadorias estaduais, podemos dizer que é o momento de intensificar a formação do movimento no interior do país?

Renato Junqueira – Sobre esse assunto, conversamos muito com os nossos coordenadores estaduais sobre a importância de se chegar aos municípios. Na verdade, não adianta expandir o movimento da juventude no estado, se a coordenação estadual não ampliar o movimento nas cidades. Estamos procurando expandir ao máximo. Esse trabalho é feito juntamente com os presidentes municipais do PRB. Não queremos coordenadores de fachada. Preferimos que não tenha, do que ter um coordenador que não trabalha efetivamente em prol da juventude. Nossa meta é chegar a três mil municípios neste ano. Por exemplo, estamos conversando para formar coordenações estaduais em Alagoas, Amapá, Espírito Santo e Roraima e fazer o PRB chegar em todo o território nacional, formando as 27 unidades da federação e continuar expandindo no interior do país. Temos uma preocupação enorme em não ter apenas coordenadores nomeados, mas em ter ações efetivas. Eu tenho convicção de que o crescimento que obtivemos em 2015, vamos multiplicar neste ano de 2016.

 

Agência PRB Nacional – Em outubro deste ano, a população vai às urnas eleger prefeitos e vereadores em todo o país. Na sua avaliação, qual o papel do jovem nesse processo?

Renato Junqueira – Sabemos que o jovem tem o poder de inovar, de apresentar novas ideias e a capacidade de lutar com muita força e garra pelo que acredita. São esses jovens que vão comandar a economia dos municípios, formar famílias e ocupar os postos de trabalho. Por conta disso, temos a convicção de que mais do que votar, o jovem deve participar da campanha como candidato, seja ao cargo de vereador ou até mesmo de prefeito. Porém, é importante entender que esses jovens não precisam ser apenas bem intencionados, eles necessitam de qualificação para a função pública. Infelizmente, a política do nosso país tem sido vítima da corrupção justamente porque falta capacitação das pessoas. Tem muita gente que entra na política de forma bem intencionada, mas como não está bem preparada acaba se ‘vendendo’. Queremos que o jovem esteja na política, mas que defenda ideais, bandeiras e compromisso com a população e não como um pequeno grupo.

 

Agência PRB Nacional – Na próximo sábado (30), será realizado o 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana. Que temas serão debatidos e que resultado podemos esperar desse evento?

Renato Junqueira – Eu vou falar primeiro do resultado esperado. O que almejamos na verdade é o marco da realização do 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana. Além dos temas defendidos pelo PRB, vamos levantar bandeiras voltadas para juventude como educação, saúde, trabalho, segurança, inclusive em um dos eixos, vamos fazer um debate sobre corrupção. Tenho certeza que não somente o PRB Juventude, mas o partido com um todo vai sair ganhando muito com esse grande evento. Assim como o PRB Mulher é um braço forte do partido, o PRB Juventude também tem muita força. O nosso congresso será o divisor de águas entre o antes e o depois. Temos visto o brilho no olhar dos jovens que querem fazer a coisa acontecer de verdade. Estamos cansados da posição de expectador ou de apontador de erros e queremos participar e contribuir com todo o processo. Isso é importante e eles têm visto isso no PRB Juventude. Quero aproveitar esse momento para convidar o jovem que deseja participar do nosso evento para levar boas propostas e formar uma bonita caravana e #borareagir. Vamos mostrar para a sociedade que é a hora do jovem. Essa conversa que o jovem é o futuro deste país já está ultrapassada. O jovem é o presente e nós precisamos mostrar a nossa força. Nesse congresso, todos que estiverem presentes, a Executiva Nacional e o presidente nacional Marcos Pereira, vão ver a força da juventude do PRB. A proposta consiste em elaborar um documento oficial com as prioridades que devem ser seguidas e conquistadas por nós. A expectativa é que até o mês de março, já tenhamos condições de apresentar um resumo de tudo que foi debatido no evento.

 

Agência PRB Nacional – Antes de encerrar nossa entrevista, você pode deixar uma mensagem para o jovem, lá do interior, da cidade pequena, que vê na política uma oportunidade de fazer o bem para comunidade onde vive?

Renato Junqueira – Hoje, a política está passando por uma transformação. Antigamente, os jovens que entravam para a vida pública, ou eram filhos, netos ou parentes de políticos tradicionais. Hoje, temos outra realidade porque a política mudou e está em constante processo de transformação. Há espaço para quem não tem raízes políticas e o PRB tem oferecido essa oportunidade para a juventude. Entendemos que é importante conservar essa garra, determinação e desejo de mudança que o jovem carrega no coração. A política é o caminho para dias melhores e a ferramenta apropriada para lutar pelos ideais que você tem. Dentro do PRB Juventude, temos o grupo chamado “Bora Reagir” e eu convido você jovem que está lendo essa entrevista, a juntar-se a nós para promover essa reação. Sempre falo que é preciso reagir lutando contra os desgovernos e para isso, é preciso participar de uma forma efetiva da política. Eu ouvi uma mensagem que tem tudo a ver com esse momento. O texto dizia que “aquele que se ausenta acaba perdendo a razão”. Então, não se ausente da política, não seja apolítico, faça a diferença. A política é boa, a politicagem é que é ruim. Venha para o PRB e #borareagir.

 

Texto e Foto: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest