Professor Amaro quer acabar com a ‘farra do dinheiro público’ em Eirunepé (AM)

O professor Amaro é um homem simples que acredita na força da boa política.

O professor Amaro é um homem simples e que entende o poder de transformação social da boa política

 

De norte a sul do Brasil, o PRB está nas ruas em contato direto com as pessoas, defendendo projetos para levar mais qualidade de vida e desenvolvimento aos municípios. Não é diferente no Amazonas, mais precisamente em Eirunepé, cidade situada na região sudoeste do estado e a mais de mil km da capital Manaus.

Na entrevista desta semana, conversamos com o republicano Professor Amaro. Ele tem 48 anos, sendo que 28 deles de vida pública. Foi vereador por quatro mandatos e é o nosso pré-candidato a prefeito de Eirunepé. Professor de matemática e física, Amaro é casado, tem cinco filhos e carrega no coração o sonho de fazer bonito no comando das políticas públicas do município. Confira a entrevista

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Para que possamos entender o contexto da nossa entrevista, podemos começar falando sobre a cidade de Eirunepé?

Professor Amaro – Sim claro!  Eirunepé é um cidade do interior do Amazonas, que fica pertinho do Acre, com uma população em torno de 36 mil habitantes, sendo que 65% está na área urbana e os outros 35% estão na zona rural. Nossa principal atividade é a agricultura, concentrada na produção da farinha e da mandioca, banana, milho, arroz e outras lavouras. Temos também a extração da borracha, que está voltando aos poucos aqui no município. A nossa infraestrutura, infelizmente, é ruim. Não temos sistema de saneamento básico e a questão de pavimentação está péssima, além disso a iluminação pública não existe. E olha que não deveria ser assim, pois aqui de Eirunepé já surgiram dois governadores: Amazoniano Mendes, que foi governador por três vezes, e José Melo, que é o atual governador do estado.

 

Agência PRB Nacional – Vamos direto ao ponto: por que você aceitou o desafio de ser pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano?

Professor Amaro – Inicialmente eu já tinha até dito para algumas pessoas que não seria mais candidato a nada. Eu já fui vereador por quatro vezes e na primeira eleição que disputei, com apenas 20 anos de idade, tive a felicidade de ser eleito. Mas em agosto do ano passado, o governador mandou fazer uma pesquisa e meu nome não estava. Uma senhora entrevistada disse que não votaria em nenhum dos pré-candidatos da lista, disse que só daria o voto dela ao Professor Amaro. A partir desse momento, meu nome foi incluído e o resultado foi muito positivo, fiquei em terceiro lugar, mesmo sem ser pré-candidato. O governador mandou me chamar para uma conversa e mesmo assim eu não estava interessado ainda, mas as pessoas começaram a falar comigo, pedinho para eu ser pré-candidato e foi assim que eu aceitei colocar meu nome na disputa. Conversei com o deputado federal Silas Câmara (PRB-AM) e ele me deu todo o apoio. Depois disso, estou trabalhando para fortalecer ainda mais minha pré-candidatura e transformar Eirunepé numa cidade melhor.

 

Agência PRB Nacional – De onde vêm a força de vontade e a determinação para ser prefeito?

Professor Amaro – Eu aceitei esse desafio pela indignação causada por conta do descaso com que o governo municipal tem tratado as pessoas mais pobres da cidade. Aqui em Eirunepé a situação está pior que em qualquer lugar do Brasil. Só tem duas coisas que prepondera no município: a corrupção e as drogas. Nós conhecemos os dois canais pelo quais as drogas entram no município, mas infelizmente as autoridades não fazem nada. Quando eu estive vereador, fiz várias denúncias no Ministério Público contra as quatro administrações e nenhuma denúncia foi adiante, e olha que todas tinham provas concretas e nenhuma avaliação foi feita. Então, quero ser candidato para poder mostrar para as pessoas que nós não precisamos de ninguém de fora para mandar na gente. Aqui em Eirunepé tem gente competente e responsável para fazer uma gestão com transparência, de compromisso com o povo e com muita responsabilidade com o dinheiro público. Sei que não posso acabar com a corrupção no Brasil, mas quero fazer a minha parte, dar o exemplo que é possível acabar com essa farra do dinheiro público e prestar serviços de qualidade à população.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, quais têm sido os principais problemas do município?

Professor Amaro – Nós temos muitos, principalmente, nas áreas de infraestrutura, social e econômica. Mas quero destacar um como exemplo: a produção agrícola, que deveria ser a mola propulsora para a geração de emprego e renda, está abandonada e os produtores sem condição de trabalhar. Não pode existir desenvolvimento sem a produção no campo. A cidade não produz, mas consome, e na zona rural não se produz mais nada porque falta incentivo do governo municipal. Iluminação pública não existe, as estradas estão em péssimas condições e o povo está sofrendo com a falta de compromisso do prefeito com os verdadeiros problemas da cidade.

 

Agência PRB Nacional – Já tem alguma pesquisa de intenção de voto no município?

Professor Amaro – Tem sim, vários partidos já fizeram pesquisas aqui. A última foi feita há dois meses e o nosso projeto está disparado em primeiro lugar. O povo está sinalizando que quer mudança verdadeira e estamos muito otimistas. Quero dizer da minha alegria em ter a preferência do povo. Depois do resultado dessas quatro pesquisas, muitas pessoas já demonstraram o apoio à nossa pré-candidatura e outras que estavam indecisas me falaram que estão com a gente na caminhada.

 

Agência PRB Nacional – Como tem sido o contato com o povo nas ruas?

Professor Amaro – A aceitação do povo é o maior trunfo que nós temos, principalmente, da juventude. Eu tenho dito que o futuro da nossa terra está em nossas mãos, na vontade de Deus em primeiro lugar e na determinação do povo. Eu levo a mensagem de que se as pessoas quiserem, podem viver numa cidade melhor e falo que o mandato não será meu e sim do povo, pois quero governar com a população. Na hora que tivermos um prefeito que caminhe junto com o povo, esse sonho de colocar a prefeitura, verdadeiramente, a serviço da população, será concretizado. Esse sonho é que me faz acordar todo dia disposto a trabalhar. Tamanha é a nossa aceitação que as comunidades indígenas estão fechadas com a gente. Os outros pré-candidatos já disseram que não precisam de voto de índio. Então por conta disso, todos vão nos apoiar. Já temos o apoio de muitas lideranças, entre elas dos três padres que moram na cidade e dos pastores que acreditam no nosso trabalho. Já visitei todas as comunidades do município, todo mundo me conhece e tem muita gente que está com a gente nessa luta por uma cidade melhor.

 

Agência PRB Nacional – Em que parte da história o PRB entrou em cena?

Professor Amaro – Desde 2014, eu enviava e-mails para a direção nacional do partido querendo me filiar. De forma muito prestativa, me aconselharam a procurar a executiva estadual, só que quando eu entrei em contato com o PRB Estadual, descobri que já tinha um sobrinho meu como presidente do partido. Diante disso, não quis criar confusão e deixei quieto. Só que neste ano fui a Manaus conversar com o deputado federal Silas Câmara e ele me disse que estava indo para o PRB, e me pediu para ir para o partido também. Aceitei na hora pela relação de confiança que tenho com ele e então me filiei ao partido. Nós conversamos e chegamos à conclusão de que para garantir minha pré-candidatura a prefeito era preciso que eu fosse o presidente municipal e assim foi feito. Estou muito satisfeito no PRB e quero ficar por muito tempo.

 

Agência PRB Nacional – O que o PRB representa para você?

Professor Amaro – O nosso partido tem tudo para promover muitas transformações sociais neste país. Aqui no Amazonas, com as pré-candidaturas a prefeito nos principais municípios, vamos crescer muito. A exemplo disso eu cito o nosso Eirunepé, que é o maior município da região do Juruá. Eu me sinto muito feliz em fazer parte de um partido que está em constante crescimento, um partido jovem, não no sentido de existência, mas de ideais, oportunidades e ação. Eu acredito que o PRB vai ficar tão forte que vai chegar ao governo do Estado do Amazonas e à Presidência da República.

 

Agência PRB Nacional – Professor, fale um pouco da sua vida pessoal, da família e da sua história de vida.

Professor Amaro – Eu sou filho de seringueiro, meu pai criou a gente com o trabalho no seringal. Desde criança trabalhei nisso. Eu não cortava mas colhia o leite da borracha e também trabalhava na lavoura. Sempre acreditei que somente pelo estudo poderia mudar a realidade que vivia. Lembro que tirava a folha do caderno para estudar nos intervalos do trabalho na roça. Depois disso fui morar em Eirunepé para concluir os estudos e de lá fui estudar numa escola agrícola em Manaus. Fiquei seis meses lá e voltei. Conclui o ensino médio na Escola Nossa Senhora das Dores, trabalhando na roça mesmo.

 

Agência PRB Nacional – Como foi seu início na política, de onde surgiu essa motivação?

Professor Amaro – Essa história é bem interessante. Lá estava eu voltando da escola para casa e um amigo meu gritou: Amaro, por que você não entra para a política? Eu lembro que respondi dizendo que não era para mim. Ele até chegou a dizer que eu não ganharia a eleição, mas teria voto e poderia ser assessor da família dele, que atuava na política. Fui para casa com aquilo na cabeça, pensei nas coisas boas que eu poderia fazer para o povo. Falei com meus pais e parentes mais próximos, eles me incentivaram muito a ser candidato a vereador. Resumo da história: fui candidato, ganhei e o meu amigo que havia me falando para entrar para política acabou trabalhando comigo na Câmara. Nessa época eu tinha apenas 20 anos de idade.

 

Agência PRB Nacional – Mas isso foi há 28 anos, depois disso como essa história continuou?

Professor Amaro – Não parei mais. Conheci de perto a força que a política tem de transformar a vida das pessoas. Depois disso, fui eleito outras três vezes como vereador e em 2012 disputei a eleição como vice-prefeito. Graças a Deus, hoje tenho tranquilidade em dizer que meu nome é respeitado porque nunca me deixei levar pelas facilidades do dinheiro sujo, nunca me vendi para nenhum prefeito, sempre estive do lado do povo ajudando em tudo que eu podia. E agora, estamos nessa batalha de transformação de Eirunepé.

 

Agência PRB Nacional – Professor, obrigado pela atenção e desejamos muito sucesso nessas eleições.

Professor Amaro – Eu que agradeço à Direção Nacional do PRB por esse espaço para contar um pouco da nossa história de luta. Estamos aqui na batalha para demonstrar que o PRB é o partido da boa política, de gente séria e comprometida com os verdadeiros anseios da população. Quero aproveitar para deixar o convite à executiva nacional: quero vocês aqui em 2020, daqui a 4 anos, para conhecer o trabalho do melhor prefeito do Amazonas.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Arquivo pessoal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest