Primeiro deputado federal eleito pelo PRB no Amapá, André Abdon fala sobre sua trajetória política

Primeiro deputado federal eleito pelo PRB no Amapá, André Abdon fala sobre sua trajetória política

André Abdon é deputado federal pelo PRB do Amapá.

 

Brasília (DF) – Nascido em Belém do Pará, o deputado federal André dos Santos Abdon, 44 anos, é casado e tem dois filhos. Mudou-se para o Amapá quando ainda tinha um ano de idade e é onde mora até hoje. Graduou-se em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), área que sempre se interessou. Filho do ex-deputado José Abdon, também trilhou os caminhos da política partidária, tendo disputado por duas vezes o cargo de vereador e uma de deputado estadual, sendo eleito deputado federal com 13,7 mil votos nas eleições de 2014. De forma madura e calma, conversou com a Agência PRB Nacional e falou sobre a carreira e o trabalho na Câmara dos Deputados.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Nas últimas eleições, o senhor recebeu a confiança de mais de 13 mil eleitores. A que atribui essa confiança da população do Estado do Amapá?

André Abdon – Eu já havia me candidatado outras vezes, como vereador e deputado estadual. A população conhecia um pouco dos meus projetos e do meu interesse em melhorar o Estado do Amapá. Como cresci na cidade, a conheço muito bem. Ingressei por concurso público nos quadros da Prefeitura de Macapá e fiquei lotado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A população estava insatisfeita com o Governo Estadual e nessa época, houve uma renovação política muito grande. Fui eleito e vou fazer o melhor para o meu Estado.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é o primeiro deputado federal eleito pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) no Amapá. Isso aumenta a responsabilidade?

André Abdon – Sim, sem dúvidas. Mas lido bem com isso. Nós temos quatro deputados estaduais que foram eleitos comigo, e há sempre reuniões com o Governo do Estado e com as prefeituras dos municípios, para entender as demandas e escutar os prefeitos, para que possamos identificar o que será a nossa prioridade e fazer um governo bom.

 

Agência PRB Nacional – O senhor foi eleito presidente da subcomissão que vai debater o Desenvolvimento Sustentável na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Qual sua expectativa em relação a esse trabalho?

André Abdon – Por ser a minha área de formação, eu preferi estar em uma comissão que tivesse ligação com esse tema. O nosso Estado se apresenta iniciando essa atividade da agroindústria, além de ter fortemente a agricultura familiar, por isso, esse tema é tão relevante. Outras área que terão prioridades são o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O Amapá é hoje referência, através de um novo porto que está sendo instalado, pois todo o escoamento de produção agrícola do Centro-Oeste vai para lá, pela malha fluvial. O Estado possui 73% do território em área de preservação e é preocupante interagir a produção agrícola com a questão ambiental, por isso, esse será o nosso foco para que possamos atingir o equilíbrio entre o social e o econômico.

 

Agência PRB Nacional – Quais outras áreas o senhor pensa em atuar?

André Abdon – A saúde é certamente uma delas. Esse setor é apontado hoje pela população como uma área que precisa de atenção, seguida da segurança pública. Outros temas e lutas surgirão no decorrer do processo e serão todos tratados com muita atenção. O intuito é fazer com que o Amapá apresente melhoras significativas com a nossa gestão.

 

Agência PRB Nacional – Como é para o senhor conciliar a vida de parlamentar, marido e pai?

André Abdon – Não é fácil. Se sairmos com a família do Estado, acabamos ficando longe dos problemas que norteiam a população amapaense. Por isso, em conversas familiares julgamos necessário continuar no Amapá. Isso exige sacrifício de minha parte, pois passo a semana em Brasília e retorno ao Estado no final de semana. E nesse tempo, além de aproveitar a família, eu me atualizo sobre o que ocorre. Mas o momento é de se fazer sacrifício e ter resultados positivos, não só para a nossa região, mas para o Brasil todo.

 

Texto: Amanda Carvalho / Ascom da Liderança do PRB – Especial para a Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest