Primeira mulher na história do PRB a assumir uma presidência estadual concede entrevista exclusiva

primeira-mulher-na-historia-do-prb-a-assumir-uma-presidencia-estadual-concede-entrevista-exclusiva-tia-eron-foto-douglasgomes-16-01-15

Tia Eron será empossada no próximo dia 22 para comandar a legenda na Bahia

 

Eronildes Vasconcelos, popularmente conhecida como Tia Eron, é a primeira mulher na história do Partido Republicano Brasileiro (PRB) a assumir uma presidência estadual. A republicana comandará a legenda na Bahia, no lugar do deputado federal Márcio Marinho. Eron será empossada no próximo dia 22 de janeiro durante cerimônia a ser realizada no Hotel Matiz, na capital baiana. A republicana é vereadora pelo quarto mandato consecutivo em Salvador e foi eleita a deputada federal com 116,9 mil votos, nas eleições de outubro. Em entrevista à Agência PRB Nacional, Eron detalha sobre o novo desafio, quais os projetos e metas para o partido na Bahia, as perspectivas para as eleições municipais de 2016. Eron conta, ainda, sobre a sua vitória nas urnas que lhe garantiu uma vaga no Congresso Nacional, quais  os desafios encontrados ao longo da campanha e suas bandeiras de luta.

 

ENTREVISTA

Portal PRB: A senhora é a primeira mulher na história do PRB a assumir uma presidência estadual. Como avalia este desafio?

Tia Eron: O PRB é um partido que acredita na força da mulher na prática. A minha indicação para presidir a legenda na Bahia representa o pagamento de uma dívida histórica, sobretudo, com as mulheres negras, aos movimentos sociais da mulher, aos movimentos da igualdade racial, bem como aos partidos que nunca ousaram em fazer isso. Tenho o compromisso de fazer com que tantas outras mulheres possam assumir cargos políticos pela sua competência e capacidade. O presidente Marcos Pereira é um líder que acredita no potencial da mulher e vamos começar esse trabalho na Bahia, que é o berço do Brasil. Aqui nasce o jeito PRB de fazer política com a participação feminina.

 

Portal PRB: Quais as metas e projetos para o PRB Bahia?

Tia Eron – Primeiramente, vamos estabelecer um canal de comunicação direto com os filiados e parlamentares. A segunda estratégia é ampliar o número de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nas eleições municipais de 2016. Hoje, o PRB está no comando de três prefeituras e possui 126 vereadores em todo o Estado. A terceira meta é dobrar o número de filiações. Além disso, vamos promover a qualificação dos quadros do PRB com o apoio da Fundação Republicana Brasileira com cursos na área de processo legislativo, prestação de contas e outros.

 

Portal PRB: A senhora foi eleita com mais de 116,9 mil votos. Quais foram os desafios enfrentados durante a campanha?

Tia Eron – Os 116,9 mil votos que recebi é uma resposta para quem não acreditou que conseguiríamos fazer uma campanha limpa e com poucos recursos. A diferença entre a nossa candidatura e dos oponentes foi justamente essa: enquanto nossos concorrentes descansavam, estávamos trabalhando; quando estavam em reuniões, batíamos de porta em porta pedindo votos e, enquanto criavam estratégias, não dormíamos. Recebi o apoio de milhares de ‘anônimos’, que pediam votos como se fossem os próprios candidatos. Além disso, viajamos para vários municípios do interior baiano, onde tive o desafio muito grande de levar o meu nome que até então era desconhecido, para conversar com as pessoas e levar os ideais republicanos. O Estado da Bahia perde apenas para Minas Gerais, no quesito dimensão territorial. Dos 417 municípios baianos, só não tivemos votos em apenas 36, isso representa uma grande vitória.

 

Portal PRB: Como avalia seu mandato como vereadora?

Tia Eron: Fui vereadora na Câmara Municipal de Salvador por quatro mandatos. O parlamentar que passa por uma câmara de vereadores está pronto para qualquer desafio, pois ele é quem sustenta a pirâmide, é a base. Tudo o que vi, debati e aprendi vou levar como experiência para Brasília.

 

Portal PRB: Quais bandeiras a serem defendidas no Congresso Nacional?

Tia Eron – Vou para a Câmara dos Deputados com a alma de vereadora. Em Brasília, vou defender os interesses das classes menos favorecidas, dos vendedores ambulantes, crianças, igualdade racial, saúde, e lutar pelo fim da violência contra a mulher. Vamos fazer uma extensão de tudo que defendemos na Câmara Municipal de Salvador, porém a nível federal.

 

Portal PRB: Qual a mensagem que deixa para os seus eleitores?

Tia Eron – Vou continuar bebendo dessa fonte e comento do prato do meu povo baiano e querido. Quero informar, ainda, que é importante ampliar o espaço da mulher na política. Para se ter ideia, na Bahia, das 39 cadeiras na Câmara Federal, apenas três serão ocupadas por mulheres na Legislatura 2015-2019. Além disso, a representação da mulher a frente de partidos políticos ainda é pífia. A prova disso é que eu e a senadora Lídice da Mata (PSB) somos as únicas mulheres a coordenar um partido político a nível estadual em todo o Brasil. Mas o que importa é a qualidade, pois ela é que faz a diferença. A força de uma mulher vale por um exército.

 

Por Laize Andrade – Agência PRB Nacional

Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest