Juliano Torquato tem reunido esforços para contornar problemas em Pacaraima (RR)

Prefeito Juliano Torquato fala dos desafios à frente do município de Pacaraima (RR)

Mesmo com poucos recursos e diante da crise imigratória oriunda da Venezuela, prefeito republicano tem garantido os serviços essenciais à população

Publicado em 21/8/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 16:32

Ao assumir a prefeitura de Pacaraima, município de pouco mais de 12 mil habitantes, localizada no Norte do Estado de Roraima, o republicano Juliano Torquato (PRB), 36 anos, se deparou com dificuldades financeiras e a crise imigratória da Venezuela para o Brasil – isso porque Pacaraima está apenas a 15 km da cidade venezuelana Santa Helena. Mesmo com os desafios, o prefeito vem atuando para conter a crise e reconstruir o município. 

Com experiência na área administrativa, o prefeito, que é empresário, faz uma gestão participativa e voltada para garantir segurança e serviços de saúde, educação e infraestrutura aos munícipes. Em sua atuação na área de segurança, Juliano conseguiu reforço do Exército, que desde o dia 8 de agosto atua no patrulhamento da cidade.

À Agência PRB Nacional o prefeito falou das conquistas, desafios e de como seu governo está trabalhando para garantir desenvolvimento e segurança aos moradores de Pacaraima. 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, logo que assumiu a administração de Pacaraima, o senhor encontrou problemas financeiros?
Juliano Torquato – Nos deparamos com muitos problemas, principalmente financeiros. A prefeitura estava inadimplente, com um déficit muito grande, mas, com o trabalho que já realizamos, nos próximos 30 dias a prefeitura já estará adimplente e com todas suas obrigações em dia. Isso é fundamental para que possamos receber o aporte financeiro do governo federal e emendas significativas que permitirão melhorias, como a construção de Unidades Básicas de Saúde, pavimentação de ruas, a parte de eletrificação e ampliação da rede elétrica. É um trabalho bem complexo porque há uma herança de quando recebemos a prefeitura, com o caixa praticamente zerado, o que atrapalha nossa gestão.

 

Agência PRB Nacional – Diante dos desafios, foi possível fazer economia de gastos nesses primeiros meses de mandato?
Juliano Torquato – Nos primeiros seis meses de gestão trabalhamos com muita cautela e, principalmente, focados na questão de manter nossas obrigações tributárias, para deixar a prefeitura adimplente. Fizemos a economia necessária para ficar com todas as obrigações em dia.

 

Agência PRB Nacional – Pacaraima é um município com dificuldades atípicas por causa da intensa imigração venezuelana. O que está sendo feito para contornar esta situação?
Juliano Torquato – Por causa da imigração, estamos enfrentando sérios problemas na segurança, saúde e educação. Pacaraima é a porta de entrada, serve de passagem, muitos que aqui chegam, vão para Boa Vista ou Manaus, mas é aqui que são documentados. A cidade venezuelana vizinha é Santa Helena, tem uma população de 60 mil habitantes, eles vêm e utilizam nossos serviços públicos como saúde e assistência social. Nosso município tem 12 mil habitantes, é de pequeno porte, com duas unidades básicas de saúde, com quatro equipes trabalhando e recursos mínimos para medicamentos. A situação é essa. Temos praticamente quatro cidades vivendo com recursos de uma. É uma situação que beira o caos.

 

Agência PRB Nacional – Há algum tipo de controle na fronteira? Como está a questão da segurança?
Juliano Torquato – Pacaraima é um município diferenciado, com fronteira 100% seca com Venezuela, o que dificulta a questão da segurança. Estamos trabalhando e resolvendo isso pouco a pouco. O Exército começou, no dia 9 de agosto, a intensificar uma ação indeterminada de patrulhamento, atendendo a um pedido nosso, feito ao General Dutra, para tentar resolver essa situação, pois temos uma área de fronteira muito extensa e o governo do estado não dispõe de efetivo para ajudar. Fomos atendidos e agora, já nos primeiros dias de ações, vemos resultados positivos. A população esperava por isso, foi um pouco demorado para conseguirmos, mas agora que fomos atendidos já estamos colhendo os frutos desse trabalho. 

 

Agência PRB Nacional – Como a prefeitura tem dado auxílio a esses imigrantes?
Juliano Torquato – A chegada deles é constante. Depois do dia 3, com a nova Constituinte da Venezuela, houve um aumento significativo. A maioria deles não permanece no município, eles se identificam e seguem para cidades como Boa Vista e Manaus. O fluxo dos imigrantes é muito grande. A eles estamos oferecendo assistência social e atendimento de saúde, providenciando medicamentos. É um trabalho difícil, pois o município não tem estrutura para atender tanta gente, mas estamos fazendo o possível para assistir a nossa população nativa e aos que têm chegado.  Fizemos uma parceria com o Sistema S para tentarmos conseguir cursos e capacitações para trazer melhorias para os imigrantes e para a população em geral.

 

Agência PRB Nacional – E na área da saúde, o que está sendo possível fazer?
Juliano Torquato – É uma área com muitas dificuldades. Nossa unidade básica é de urgência e emergência e estamos com essa demanda que só se multiplica, afinal as pessoas vêm de Santa Helena (na Venezuela) para cá em busca desse tipo de atendimento e a população de lá é quase cinco vezes maior que a nossa. Esse é um dos nossos maiores problemas hoje. Temos buscado parcerias com organizações para tentar resolver a situação.

 

Agência PRB Nacional – Com relação à Educação, como tem sido sua atuação?
Juliano Torquato – Temos um gargalo muito preocupante na educação também por causa dos imigrantes. Temos hoje muitos alunos venezuelanos que estão matriculados em nosso município e nosso espaço físico não tem capacidade para tantos estudantes. Temos uma rede de ensino de cerca de 1.850 alunos. Apesar de conseguirmos contemplar a todos com material didático de qualidade e merenda, e de estarmos pagando os servidores em dia, não temos espaço físico. É o que mais nos preocupa mas, graças a Deus, já conseguimos com o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR), uma grande ajuda que vai ser a captação de recursos para o próximo ano, quando vamos poder iniciar obras de melhoria na infraestrutura de reforma e ampliação e até mesmo a construção de novas unidades.

 

Agência PRB Nacional – Está sendo possível tocar alguma obra, mesmo com todas essas dificuldades?
Juliano Torquato – Nesse primeiro momento temos feito melhorias na infraestrutura e na saúde, realizamos a reforma de prédios públicos, como escolas e bibliotecas, e estamos cuidando da pavimentação. Com a contenção de gastos e com recursos próprios do município, estamos conseguindo colocar em prática algumas ações. Há cerca de 20 dias estamos fazendo um serviço de recapeamento da malha viária da sede do município.

 

Agência PRB Nacional – Pacaraima tem uma grande população indígena, são mais de 5,7 mil índios, quase todos na área rural. O que tem sido feito por essa população?
Juliano Torquato – Temos 72 comunidades indígenas. Eles trabalham na agricultura familiar e de subsistência. Ainda não temos uma agricultura de grande escala e o forte é a cultura de mandioca e produção de farinha. Estamos agora trabalhando um projeto de piscicultura. Temos trabalhado com as comunidades indígenas, priorizando a piscicultura para darmos uma condição melhor de subsistência de alimentação para estas famílias. A cultura indígena de nosso município hoje é basicamente voltada para a criação de pequenos animais. A bovinocultura foi implantada há pouco tempo, é uma experiência nova para eles, mas que está sendo trabalhada com muito empenho também.

 

Agência PRB Nacional – Na área cultural e de esportes, quais ações estão sendo implantadas?
Juliano Torquato – A partir do mês de outubro vamos sediar uma olimpíada indígena. Este trabalho na área esportiva é um marco em nossa gestão, pois temos aqui grandes atletas em nível estadual, indígenas de nossa região que são bem aptos ao futebol e ao atletismo. Estamos buscando emendas para a construção de campos de futebol nas áreas indígenas e na sede do município. Estamos empenhados em resgatar a cultura indígena. Nunca tivemos em nossa região uma condição para que eles mostrem sua cultura. Por ser uma área indígena, vemos a força de vontade deles e nosso objetivo é permitir que eles mostrem seus trabalhos, artesanato e culinária. Temos quatro etnias com mais de 100 anos de tradição na região. Pacaraima é propícia ao turismo, por ser uma cidade elevada, com altitude de praticamente 930 metros, ficamos no extremo norte do país, uma das cidades mais frias da região. Nossa vontade é tornar a cidade turística e atrair investimentos para garantir autossustentabilidade para a população indígena.

 

Agência PRB Nacional – Roraima tem um deputado estadual e um federal eleitos pelo PRB. Isso tem facilitado sua gestão?
Juliano Torquato – Nosso partido hoje é muito importante no estado e na nossa cidade. O deputado federal Jhonatan de Jesus e o deputado estadual Mecias de Jesus são muito atuantes em nosso município e têm nos dado apoio e condições de trabalho para que possamos crescer politicamente em nossa gestão. Temos uma grande satisfação de fazer parte de um trabalho que vem para trazer resultado para Pacaraima e para Roraima. Sabemos que não é fácil, mas temos um compromisso com nossa população.

 

Agência PRB Nacional – Mesmo com as dificuldades, como sua administração atua para atender os anseios da população?
Juliano Torquato – Continuaremos lutando para que tudo dê certo e, graças a Deus, temos contado com o apoio muito grande de nossa população, que tem dado credibilidade ao nosso trabalho e acreditado em nosso compromisso. Tivemos esse grande problema por causa da explosão migratória no início da nossa gestão, que se estende ainda, mas estamos aprendendo a lidar com a situação e vamos superando cada desafio, diariamente. Estamos confiantes e tudo vai dar certo, a população de Pacaraima não ficará desamparada. As melhorias estão chegando e vamos crescer.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Pacaraima

 

Reportar Erro
Send this to a friend