Prefeito eleito de Arraial do Cabo (RJ), Renatinho Vianna quer auditoria na prefeitura

Eleito com 10.677 votos, o republicano pretende priorizar as áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico do município

Publicado em 24/10/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:48

A história de Renatinho Vianna (PRB) se confunde com a de muitos republicanos que acreditam no poder de transformação social da política e não desistem mesmo após algumas dificuldades enfrentadas pelo caminho. Depois de duas derrotas seguidas, em 2004 e 2008, ele foi eleito vereador em 2012 com a maior votação da história da cidade e demonstrou como se deve trabalhar pela população. Tanto é que, a partir de 1º de janeiro de 2017, será o prefeito de Arraial do Cabo, eleito com mais de 10 mil votos.

Além de fazer uma auditoria em todos os setores da prefeitura, Renatinho tem à frente a meta de melhorar o atendimento da saúde, resolver os problemas da educação, priorizar a limpeza da cidade e ampliar a arrecadação municipal com o fortalecimento da economia local.

Confira a entrevista que fizemos com o prefeito eleito de Arraial do Cabo (RJ).

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Uma campanha nunca é fácil, ainda mais para prefeito. O que você sentiu quando soube do resultado das urnas?
Renatinho Vianna – A expectativa sempre é enorme nessas horas. Eu estava ansioso, porém confiante na campanha que fizemos e na verdade que falamos com o povo. Quando soube da nossa votação, senti que tinha chegado a hora de tornar mais efetiva minha contribuição para a população de Arraial do Cabo. Eu fui eleito com 10.667 votos, com uma diferença de 3 mil votos para o segundo colocado. As pesquisas acertaram em cheio porque já demonstravam esse resultado ao decorrer do tempo no monitoramento do trabalho que a gente fazia. O clamor popular por mudanças, por uma verdadeira transformação em Arraial do Cabo fez com que nosso projeto obtivesse essa importante vitória. Atrelado a isso, tem o nosso trabalho intenso defendendo os interesses da população na câmara municipal como vereador de oposição. Agora, tenho pela frente a responsabilidade de administrar o município pelos próximos quatro anos.

 

Agência PRB Nacional – Quais serão as prioridades do seu governo?
Renatinho Vianna – O que a gente tem afirmado muito no município é sobre a necessidade de fazer um governo transparente, coisa que não aconteceu no mandato do atual prefeito. Nós vamos auditar todos os setores da prefeitura, dar publicidade para os resultados e buscar a eficiência na gestão. Essa foi uma bandeira que defendemos durante toda a campanha e que foi muito bem aceita pelos eleitores de Arraial do Cabo. Penso que, após essa auditoria geral, vamos priorizar as demandas mais urgentes que estão nas áreas da saúde e educação. Nossa meta é oferecer um atendimento médico digno à população, com realização de exames e cobertura às pessoas do interior. Também vamos concentrar esforços para melhorar os índices do Ideb, que infelizmente são considerados dos piores do estado e do Brasil. A nota obtida no último resultado foi de apenas 3,4. Então, nós temos muito trabalho pela frente, não será uma tarefa fácil não, mas vamos conseguir superar essas dificuldades na educação.

 

Agência PRB Nacional –  Diante do baixo índice do Ideb no município, qual será o caminho para resolver esse problema?
Renatinho Vianna – Nós pretendemos montar um novo modelo pedagógico, com foco na qualificação e melhoria da infraestrutura das escolas. O nosso plano de governo tem o compromisso de criar a “Casa do Educador” para contribuir com a formação continuada do profissional da Educação. Nós vamos implementar a escola em tempo integral e dar todo apoio aos professores para fazer a educação dar um salto em Arraial do Cabo. Claro que de imediato não teremos condição de implementar a escola integral em todas as escolas, mas vamos escolher uma e fazer dela um modelo de gestão escolar e aprendizado. A partir desse primeiro passo, as coisas vão acontecer naturalmente. Eu tenho certeza que vai dar tudo certo. Estou muito otimista, confiante e determinado em fazer um excelente governo e, para que isso ocorra, a educação precisa ser referência.

 

Agência PRB Nacional –  Quais são as suas propostas para valorização dos professores e dos servidores públicos?
Renatinho Vianna – Quando nós tratamos da melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos e da qualidade de ensino de Arraial do Cabo, essa mudança passa primeiro pela valorização dos servidores. Só para você entender essa questão, o profissional de educação da nossa cidade é um dos menos valorizados do Estado do Rio de Janeiro. Nós vamos ter que resolver esse problema e, para isso, precisamos rever o Plano de Cargos e Salários. Com as demais categorias do serviço público, a situação é praticamente a mesma. O clamor do funcionalismo é para que nós possamos colocar em prática o plano de carreira, já que ele vem sendo empurrado com a barriga há muito tempo. Na condição de vereador de oposição, eu sempre defendi essa reformulação. Mesmo lutando contra a grande maioria, fiz alguns projetos andarem com muita dificuldade. Agora como prefeito, a situação é bem diferente. Tenho certeza que vamos conseguir resolver não somente esses problemas, mas outros que afetam diretamente o funcionalismo público.

 

Agência PRB Nacional – Como pretende melhorar os serviços públicos de saúde em Arraial do Cabo?
Renatinho Vianna – Nós vamos acompanhar de perto e dar uma atenção especial à saúde preventiva. Os distritos e comunidades do interior estão, praticamente, abandonados e são tratados como se não fizessem parte de Arraial. Quero registrar que já temos uma equipe técnica empenhada em resolver esses problemas e tenho certeza que vai dar tudo certo. A saúde de Arraial já foi considerada referência na Região dos Lagos e no Estado do Rio de Janeiro em um período que não se tinha a arrecadação que se tem atualmente, mas funcionava direito. Dessa forma, não há justificativa para que o sistema seja tão ineficiente, deixando muitas pessoas sem o tratamento adequado e encontrando dificuldades até mesmo para uma simples consulta ou realização de exames. Nossa equipe está empenhada em acertar o máximo possível, e se existirem alguns erros, serão todos corrigidos de imediato. As pessoas que estão comigo são comprometidas com Arraial do Cabo e vamos fazer um belo trabalho. Tudo que começa certo, termina do mesmo jeito, de forma correta.

 

Agência PRB Nacional –  Uma das primeiras coisas que os habitantes notam quando o novo prefeito assume é o zelo que demonstra ter pela cidade. Como será seu governo com relação a essa questão?
Renatinho Vianna – Arraial do Cabo é uma cidade focada no turismo, abençoada por Deus e com belezas naturais incomparáveis. No entanto, falta criar uma identidade turística, cuidar melhor das ruas, praças e espaços públicos. Até mesmo porque do jeito que está, não pode continuar de forma alguma. Quando o turista chega e vê a cidade mal cuidada e suja, é negativo demais e todos perdem com essa falta de zelo. Atualmente a entrada de Arraial está abandonada. Temos um parque mal cuidado, a orla da prainha também largada e isso tudo resume o modelo de gestão sem compromisso com o povo. O turismo é a salvação de Arraial do Cabo, como tem sido para vários municípios brasileiros que têm conseguido gerar emprego e renda e desenvolvimento local com a melhoria da infraestrutura. Temos o pensamento que é preciso cuidar bem da cidade, receber bem os visitantes, capacitar os profissionais do setor de turismo e coibir qualquer tipo de atividade predatória, preservando o meio ambiente e gerando riqueza para o município.

 

Agência PRB Nacional –  Com tantos projetos importantes para realizar, você não tem receio de ter dificuldades por conta da crise econômica atual?
Renatinho Vianna – Receio todos nós temos, isso é natural do ser humano, agora não pode faltar é coragem e determinação para enfrentar os problemas. Sei que não será uma tarefa fácil, mas vamos buscar alternativas. Temos vários projetos que já começamos a discutir. Um deles é para incentivar a instalação de novas empresas em Arraial do Cabo, coisa que tem acontecido nas cidades da região, a exemplo de São Pedro da Aldeia. Queremos levar essa experiência para Arraial do Cabo. Outra proposta, é o Porto do Forno que poderia gerar vários empregos e arrecadação municipal, mas infelizmente essa atual gestão deixou o negócio bagunçar de uma maneira que algo que poderia gerar benefício para a cidade está, praticamente, sem atividade. Nós estamos empenhados em buscar essas alternativas para dar tranquilidade à cidade e fazer a máquina pública funcionar da melhor maneira e gerando benefícios para a população. Temos pela frente a tarefa de melhorar a eficiência das contas públicas, economizando o dinheiro do povo e aplicando cada centavo de forma correta. Teremos muito trabalho, no entanto, nossa equipe é capacitada e está disposta a fazer um excelente trabalho.

 

Agência PRB Nacional –  Na sua passagem pela câmara municipal, você teve uma atuação bem intensa. Qual o balanço que pode ser feito desse período como vereador?
Renatinho Vianna – Foi uma experiência muito rica e gratificante. Na verdade, foi lá que pude conhecer de perto os problemas do município e pensar nas possíveis soluções. Entendo que, apesar de todos os esforços e dificuldades, consegui honrar a confiança dos eleitores que acreditaram em mim quando fui candidato a vereador em 2012. Tenho a sensação do dever cumprido, justificada pelo reconhecimento popular do trabalho que desenvolvi na câmara municipal. A prova desse prestígio foi a própria eleição deste ano que me concedeu a oportunidade de ser prefeito de Arraial do Cabo. Eu entendo que não foi favor da minha parte não, fiz apenas minha obrigação de representar os interesses da população e me sinto muito tranquilo com tudo que fiz na câmara municipal.

 

Agência PRB Nacional –  Pode citar alguns dos projetos que conseguiu aprovar?
Renatinho Vianna – São vários projetos, tantos que eu nem consigo lembrar de todos neste momento, mas eu vou citar um projeto que trouxe um retorno muito grande para Arraial do Cabo a partir do momento que as pessoas entenderam. Lá, é uma cidade que surgiu de uma vila de pescadores, então tem aquela tradição da pesca artesanal que estava se acabando ao longo do tempo. Com esse projeto, foi possível transformar a pesca artesanal em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Essa condição obriga o poder público a manter aqueles conhecimentos e a cultura dos pescadores. Isso valoriza muito a população que vive da pesca e conserva esse retrato histórico do município. Apesar de atuar contra a maioria dos vereadores que apoiam o prefeito, conseguimos êxito em outros projetos. Mesmo com propostas boas para a cidade, a gente esbarrava no fato de ser da oposição, ou seja, não se avalia o conteúdo e, sim, de qual lado o autor está. Tem um projeto que foi transformado em lei, e as pessoas têm agradecido muito, que oferece isenção ao pagamento da taxa de iluminação pública e IPTU às pessoas que têm doenças graves incapacitantes. Apesar de atender alguns critérios, essa isenção tem ajudado muitas pessoas. Dentre outros tantos. Ao todo, foram 68 projetos apresentados nesses quase quatros anos de mandato como vereador.

 

Agência PRB Nacional –  Essa é a sua segunda eleição ou já foi candidato outros vezes?
Renatinho Vianna – Na verdade, essa já é a minha quarta eleição. Fui candidato a vereador em 2004 e mesmo obtendo a melhor votação da cidade, não fui eleito por conta da falta de votos na coligação. Voltei a ser candidato em 2008 e aconteceu a mesma coisa. Fui também um dos mais votados e não consegui a vaga por causa da legenda novamente. Não desisti de ser vereador e tornei a me candidatar em 2012 e tive a felicidade de ser o mais votado na eleição da história de Arraial do Cabo e agora, em 2016, fui eleito para o cargo de prefeito, ou seja, na minha quarta eleição disputada.

 

Agência PRB Nacional –  O que as pessoas podem esperar do governo de Renatinho Vianna a partir de 1º de janeiro de 2017?
Renatinho Vianna – Primeiro eu quero agradecer a cada um das 10.677 pessoas que acreditam no nosso trabalho e possibilitou a nossa eleição. É muito gratificante ter o reconhecimento do trabalho e ver que tudo deu certo. A população de Arraial do Cabo pode esperar muito comprometimento e trabalho. Nós queremos realmente colocar em prática essa diferença no jeito de governar que nós destacamos durante toda a campanha. Nosso intuito não é ser apenas mais um, quero deixar um legado positivo e vamos conseguir fazer isso. Então, conforme eu falei, com a nossa equipe técnica comprometida com a cidade, nós estamos bem intencionados e cercados de pessoas boas. Nosso legado será positivo e só quem tem a ganhar é nossa cidade e nosso povo. Vamos trabalhar muito para compensar o tempo e o dinheiro desperdiçado por esta atual gestão. Vamos nos esforçar ao máximo para preparar Arraial do Cabo com os olhos voltados para o presente e para o futuro.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Ascom/Renatinho Vianna

Reportar Erro
Send this to a friend