Prefeito de Puxinanã (PB) trabalha para tornar cidade referência em desenvolvimento

Prefeito de Puxinanã (PB) trabalha para tornar a cidade referência em desenvolvimento

Em seis meses de gestão, o jovem republicano Felipe Coutinho (PRB) tem economizado recursos para investir em educação e saúde

Publicado em 17/7/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 16:35

O entrevistado desta semana é o jovem prefeito de Puxinanã (PB), Felipe Coutinho. Aos 27 anos, o republicano está comprometido com o desenvolvimento do município que fica a 159 km da capital João Pessoa. 

Filho do ex-prefeito Abelardo Coutinho (2004-2012), o republicano falou à Agencia PRB Nacional sobre os desafios dos primeiros meses de gestão e do seu compromisso de reconstruir uma cidade que tem grande potencial para ser referência em desenvolvimento na Paraíba. Empenhado em atender aos anseios dos munícipes, ele tem priorizando a saúde, educação, cultura e agricultura, e vem investindo para que os jovens tenham acesso à capacitações e oportunidades de emprego.

Empresário do ramo da construção civil, Felipe equilibrou as contas públicas da prefeitura, paga os funcionários antes do final do mês e está fazendo economias de cerca de R$ 70 mil por mês, recurso este que está sendo aplicado na saúde e educação.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Dificuldades financeiras e falta de organização nas prefeituras foram alguns dos desafios dos prefeitos eleitos em 2016. Estes problemas foram encontrados em Puxinanã?
Felipe Coutinho – Assim como outros prefeitos em outras cidades do estado, encontramos dificuldades e muitos desafios no começo da gestão. Mas como nosso compromisso era reconstruir a cidade e devolver à ela a esperança perdida, conseguimos organizar as contas públicas, pois queremos torná-la uma referência de desenvolvimento para a Paraíba. Entrei na política justamente por conta dos anseios da população, que pedia inovação na forma de gerir. É isso que estamos fazendo, renovando e garantindo os serviços necessários aos munícipes.

 

Agência PRB Nacional – O que já foi possível fazer pela cidade?
Felipe Coutinho – Temos feito muito, apesar da dificuldade. No início organizamos as contas, pagamos o mês de dezembro de 2016 aos funcionários, que estava atrasado, e temos honrando com nosso compromisso de campanha, pagando os servidores antes do final de cada mês, além de valorizá-los, investindo em capacitação. Limpamos a cidade, arrumamos as escolas e estamos garantindo o pleno funcionamento do transporte e merenda de boa qualidade.

 

Agência PRB Nacional – Garantir serviços de saúde é essencial para a população. Como está o trabalho nessa área?
Felipe Coutinho – A saúde é uma das nossas principais prioridades e tivemos o cuidado de trazer para a cidade serviços que não existiam, como ultrassom, exame de Raio X e hemograma, até exame de sangue era preciso fazer em cidades vizinhas. Hoje isso não existe mais, alugamos uma ambulância que está a serviço da população, temos transporte para as pessoas que precisam fazer exame de alta complexidade em Campina Grande. Além disso a farmácia básica voltou a ser abastecida com medicamentos básicos e controlados, e tem profissionais capacitados para melhor atender a população. Somente em janeiro a Secretaria de Saúde de Puxinanã realizou mais de 8.450 procedimentos, incluindo atendimentos de odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, clínica geral, ginecologia, serviços de enfermagem, entre outros. Nossa maternidade e policlínica funciona de segunda a sábado, todos os PSF estão com profissionais e nosso povo sendo tratado com dignidade e respeito.

 

Agência PRB Nacional – E na área da educação, quais ações já foram realizadas?
Felipe Coutinho – Já reformamos escolas e adquirimos materiais, criamos mais de 120 vagas para alunos de 2 e 3 anos e estamos garantindo merenda de boa qualidade e transporte para todos os estudantes. A gestão anterior não conseguiu concluir a obra de uma creche e perdeu convênios para construção de outras. Enquanto não conseguirmos construir creches, reformamos e adaptamos uma escola para atender essa demanda. Como é nosso compromisso, está no nosso plano de governo, estamos em fase de estudo para implantarmos o curso de inglês em nossa rede de ensino municipal. Acredito que até o início do próximo ano já será implantado. 

 

Agência PRB Nacional – Como tem sido o trabalho na zona rural?
Felipe Coutinho – Há mais de três anos que sofremos as consequências da seca. Nosso abastecimento é 100%com carro-pipa, tanto na cidade como na zona rural. Estamos com três carros-pipas. Fizemos um trabalho grande de limpeza e manutenção dos açudes na zona rural. Fizemos a manutenção e ampliamos os  reservatórios de água na zona rural. Passamos a patrola nas estradas para termos um tráfego melhor e realizamos o corte de terra para os agricultores, com cinco tratores e doamos sementes e mudas de mandioca. A agricultura é a base de nossa economia, sendo que cerca de 70% de nossa população vive na zona rural. Infelizmente, com a constante seca, diminuiu muito a produção, mas estamos comprometidos em encontrar novas técnicas para desenvolver a agricultura e garantir melhorias para nossos produtores.

 

Agência PRB Nacional – Quanto à cultura e aos jovens, quais ações estão sendo implantadas?
Felipe Coutinho –
Como jovem, sei das dificuldades do mercado de trabalho, de conseguir uma oportunidade. O apoio aos jovens foi um dos meus compromissos de campanha, estamos fazendo um trabalho para que as empresas possam se instalar em Puxinanã e assim gerem emprego. Estamos nos organizando para implantarmos na cidade cursos gratuitos preparatórios para os jovens como atendentes de telemarketing, manutenção de computadores, programação. Nesse mesmo sentido, estamos investindo no esporte e temos compromisso com os desportistas do município. Concluímos as reformas do estádio Rodrigão. Também estamos organizando uma grande cavalgada para este mês e outra para outubro, pois a cavalgada faz parte da nossa cultura. Vamos organizar ainda eventos de ciclismo e caminhada ecológica. Esporte, educação e cultura estão sendo trabalhadas de forma integrada para garantir melhores resultado aos nossos jovens e à população em geral.

 

Agência PRB Nacional – E na área de infraestrutura urbana e mobilidade?
Felipe Coutinho – Estamos revitalizando nossas ruas. No começo do ano fizemos um mutirão de limpeza geral na cidade, pois quase todas as ruas estavam cheias de entulhos, restos de obras. Pintamos meio fio e revitalizamos a iluminação pública, que estava com 50% das lâmpadas queimadas. Revitalizamos as praças e temos um projeto para implantar academias populares, além da reforma de uma praça muito grande da cidade, com espaços para diversas atividades ao ar livre como a prática de vôlei, caminhada, futebol de areia, parque para crianças.

 

Agência PRB Nacional – Diante dos desafios, foi possível fazer economia de gastos nesses primeiros 180 dias de mandato?
Felipe Coutinho – Fizemos muitas economias e ainda estamos fazendo. Cortamos despesas com locação de carros, anunciamos aos fornecedores que a prefeitura tinha reduzido alguns produtos e conseguimos uma economia de cerca de R$ 70 mil por mês, que estamos utilizando na saúde e educação. Infelizmente a situação das prefeituras hoje não é boa, mas é nosso dever manter a folha de pagamento e o INSS em dia, o que requer organização e aplicação correta do dinheiro público. Também estamos buscando parcerias para que assim possamos completar e garantir serviços e oportunidades para o município.

 

Agência PRB Nacional – Prefeito, o que o PRB tem representado para você?
Felipe Coutinho – Gosto muito do PRB. Trata-se de um partido muito atuante e com ideias inovadoras. A tendência com certeza é de crescimento. Todos os colegas que encontro estão otimistas com os ideais e com a atuação do partido, por isso aconselho aos meus amigos a se filiarem ao PRB, que é um partido ético, comprometido e em ascensão.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro
Send this to a friend