“Precisamos dar um choque de gestão pública”, afirma Jorge Wilson ao analisar cenário político

“Precisamos dar um choque de gestão pública”, afirma Jorge Wilson ao analisar cenário político

Jorge Wilson, conhecido popularmente como Xerife do Consumidor, é pré-candidato do PRB à Prefeitura de Guarulhos

 

Jorge Wilson Gonçalves de Mattos se define como uma pessoa comum que gosta das coisas simples da vida. Conhecido como Xerife do Consumidor, foi diretor executivo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e dirigiu o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec). É figura conhecida na televisão brasileira por apresentar o quadro “Xerife do Consumidor” no programa Balanço Geral, na TV Record. Na década de 90, juntamente com o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP), ele já denunciava abusos de lojas e prestadores de serviço no programa “Aqui Agora”, transmitido pelo SBT. Porém, não foi apenas nas telinhas que ele construiu os 25 anos desta sólida militância. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito do Consumidor e graduado em Jornalismo, Jorge Wilson assumiu, em 2014, uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Eleito com 180.419 votos, o deputado estadual pelo PRB já acumula vasta lista de feitos em prol do povo paulista e almeja realizações ainda maiores para Guarulhos e região.

 

ENTREVISTA

PRB São Paulo –  Há 25 anos o senhor trabalha na defesa dos direitos do consumidor. E isso se deu de diferentes formas, por meio de atuação jurídica e na grande mídia. O que o fez desejar ingressar na política?

Jorge Wilson – A minha maior motivação para ingressar na vida pública foi justamente a defesa dos direitos do consumidor. Nesses 25 anos vi muitas injustiças, muitos consumidores lesados em seus direitos e, apesar de termos a nosso favor a Lei 8.078/1.990, que instituiu o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, lamentavelmente, ainda constatamos inúmeros casos de desrespeito aos consumidores.

 

PRB São Paulo – O que pôde e ainda pode ser conquistado como deputado estadual que antes não era possível?

Jorge Wilson – Ser eleito como representante do maior Estado da Federação com 180.419 votos é uma grande responsabilidade. Tenho muito respeito pelos eleitores que depositaram a confiança em mim por meio do voto. Como deputado, tenho a prerrogativa de fiscalizar de perto a prestação dos serviços públicos e solicitar providências dos Executivos Estadual e Municipal. Além disso, já apresentamos vários projetos, requerimentos e indicações que contemplam os consumidores em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura urbana, entre outras. Coordeno, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Defesa dos Consumidores e tenho atuado firmemente nesse propósito. Temos uma agenda de audiências, seminários e palestras e vamos convocar as empresas que lideram os rankings de reclamações para que prestem esclarecimentos.

 

PRB São Paulo – Quais foram as leis aprovadas e os projetos mais relevantes de seu mandato até agora?

Jorge Wilson – Temos, em tramitação, alguns projetos importantes, como o que determina a distribuição de leite sem lactose e livre de proteínas para crianças intolerantes ou alérgicas ao leite comum. Também apresentamos projeto que inclui na grade curricular do ensino médio das escolas públicas estaduais as disciplinas “Direito do Consumidor e Educação Fiscal”, bem como a realização anual da Semana do Consumidor. Protocolei recentemente o projeto de lei que obriga açougues a fornecerem informações sobre procedência das carnes para evitar a clandestinidade. Além disso, apresentei indicações diversas ao governador solicitando o aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar para diversos municípios do Estado de São Paulo, recursos e aparelhamento para hospitais públicos, escolas, entre outros serviços.

 

PRB São Paulo – O seu nome já foi confirmado pelo PRB como pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos. Porque acredita ser tão importante ocupar esse cargo?

Jorge Wilson – Sou muito grato por ter sido indicado pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, como pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos. Nosso partido preza pelo respeito à causa pública e ao cidadão. Tenho muito amor pela cidade e pelo povo guarulhense. Estou preparado para esse desafio. Conheço os quatro cantos de Guarulhos e as principais questões que preocupam os cidadãos. Sei que é possível fazer muito mais.

 

PRB São Paulo – De maneira geral, o que é preciso para melhorar os rumos do país?

Jorge Wilson – Comprometimento, honestidade, ética, respeito ao povo, às leis e ao trato da causa pública. Acredito que é isso que as pessoas esperam de um político. Apesar de todas as dificuldades e as descrenças, nosso país é maravilhoso. Nosso povo nunca pode perder as esperança de, assim como eu, ver o Brasil no seu lugar de merecimento. Todos nós queremos um país melhor para nossos filhos e netos.

 

PRB São Paulo – Quais suas principais propostas para a cidade? O que a população de Guarulhos pode esperar de sua gestão?

Jorge Wilson – Precisamos dar um choque de gestão. Fazer muito mais com menos e ter responsabilidade com o dinheiro público. É preciso priorizar a qualidade na prestação dos serviços públicos e assim gerar saúde com eficiência, educação para todos, habitação, transporte público digno e mobilidade urbana. A questão da segurança também merece muita atenção. Embora seja um dever do Estado, o prefeito deve estabelecer um diálogo aberto e suprapartidário com os Governos Federal e Estadual visando o bem-estar da população. São essas as principais funções de um prefeito: cuidar da cidade e do seu povo.

 

PRB São Paulo – Como o senhor analisa o atual cenário político, social e econômico da cidade de Guarulhos?

Jorge Wilson – Guarulhos já viveu um momento histórico e chegou a ser a sétima economia do país. Infelizmente, hoje ocupamos a 13ª posição. Estamos perdendo muito com isso. Há ausência do Poder Público em vários setores como saúde, educação, segurança, transportes e infraestrutura urbana. Todos esses serviços estão deficitários. Temos que mudar essa realidade.

 

PRB São Paulo – Para que nossos leitores possam te conhecer um pouco mais, quem é o Jorge Wilson quando não está com o paletó de deputado e o distintivo de xerife?

Jorge Wilson – Sou uma pessoa comum, mesmo usando paletó. Somos seres humanos e todos nós estamos aqui de passagem. Gosto das coisas simples da vida. Amo estar com a minha família que sempre me apoiou. São os meus maiores incentivadores.

Por Fábia Zuanetti / Ascom – PRB São Paulo, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest