“Os gonçalenses pedem renovação e sei que é possível fazer isso”, afirma Dejorge

Pré-candidato à prefeitura de São Gonçalo, Dejorge defende mudanças e um recomeço para a cidade

Dejorge foi o vereador mais votado do município de São Gonçalo, em 2012

A entrevista desta semana é com o republicano Dejorge Patrício. Ele foi o vereador mais votado do município de São Gonçalo, região Metropolitana do Rio de Janeiro, em 2012. Conhecido na cidade por sua atuação direta junto à população, Dejorge conhece bem a realidade da cidade, onde teve que aprender desde pequeno a batalhar todos os dias para viver. Pré-candidato a prefeito, o vereador conta um pouco da sua história de vida, seu interesse e engajamento na política, os problemas da cidade, suas conquistas e sua disposição para levar adiante o projeto da executiva do PRB no Estado. São Gonçalo é a segunda maior cidade do Rio de Janeiro em população, com mais de 1 milhão de habitantes.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – São Gonçalo é sua cidade natal? Qual sua identidade com o município?

Dejorge Patrício – Sim, sou gonçalense e moro até hoje no mesmo bairro que nasci – o Boaçu. Minha história está toda na cidade. Comecei a trabalhar bem pequeno. Aos sete anos de idade vendia picolé e salgadinho nas ruas. Aos 16 anos, trabalhei como lavador de peças em uma retífica, sendo promovido a retificador profissional aos 19 anos. Aos 20 anos, comecei a trabalhar como motoboy. Aos 22 anos, fui contratado por uma empresa no Rio de Janeiro como supervisor, chegando ao cargo de gerente. Aos 26 anos, abri minha própria loja de material fotográfico.

Agência PRB Nacional – Como entrou na vida pública?

Dejorge Patrício – Fui criado sem pai, com muitas dificuldades, passei fome até os 18 anos, quando comecei a trabalhar com carteira assinada. Fiz então um propósito com Deus que era de ajudar as pessoas menos favorecidas. Deus foi muito bom comigo e nunca mais faltou nada na minha mesa e eu tenho buscado, de fato, ajudar as pessoas. Passei a observar os políticos da cidade que, após eleitos, desapareciam. Decepcionei-me, mas para mudar algo tinha que entrar na política. Em 2004, concorri como vereador, mas não consegui me eleger. Continuei trabalhando com causas sociais e, em 2012, fui o vereador mais votado da cidade com 6.391 votos.

Agência PRB Nacional – Quais os motivos que o levaram a se filiar ao PRB?

Dejorge Patrício – Fiz uma avaliação do meu trabalho e do partido que eu pertencia anteriormente. Por não concordar com a atuação do prefeito o qual eu apoiava, procurei um partido que me desse apoio suficiente para disputar a prefeitura e encontrei isso no PRB. Trata-se de um partido diferente, que tem coerência e bons quadros, como o senador Marcelo Crivella e toda a bancada do partido.  É um partido que tem atitude e isso ficou claro quando entregou cargos e deixou a base do governo federal.

Agência PRB Nacional – Como vereador, quais projetos em prol da cidade conseguiu emplacar?

Dejorge Patrício – Temos ajudado o Executivo na viabilização de projetos, fazendo indicações. Consegui, por exemplo, cobrando da prefeitura, o calçamento para 32 ruas de São Gonçalo. Conseguimos por meio de uma grande mobilização com os moradores, o “SOS Porto Rosa”, construir um posto de saúde logo no início do mandato, que tem ajudado mais de 30 mil pessoas do bairro Porto Rosa, região carente da cidade. Há reformas de postos de saúde, adequação ao parque de iluminação, pavimentação de várias ruas, serviços de tapa buraco, reforma e melhorias de escolas, construção de creches e convênios, reforma de praças, academia da saúde, entre outros serviços.

Agência PRB Nacional – Essa experiência, certamente, ajudará na campanha pela prefeitura. Qual sua expectativa para o pleito deste ano?

Dejorge Patrício – Com certeza. Em 2014 fui candidato a deputado federal e obtive mais de 30 mil votos. Agora como pré-candidato a prefeito, estamos em segundo lugar nas pesquisas. Mas como temos total apoio do PRB e de lideranças expressivas, vamos crescer muito nas pesquisas nos próximos dias. No lançamento da minha pré-candidatura, reunimos mais de 8 mil pessoas. Estamos vendo que os gonçalenses pedem renovação e sei que é possível fazer isso.

Agência PRB Nacional – A crise financeira nacional tem afetado todo o país e, consequentemente, as prefeituras. Como prefeito, qual solução buscaria?

Dejorge Patrício – Além da crise nacional, em nossa cidade temos muitos problemas com a gestão atual. Temos indícios de superfaturamentos em contratos da prefeitura para a aquisição de merenda escolar e em outros contratos envolvendo recursos, que são para a população, estão sendo desviados para outros fins. Para se fazer uma boa gestão é preciso ter controle de gastos e investir em áreas essenciais como saúde e educação. Junto com o partido pretendemos elaborar projetos que condizem com a realidade de nossa gente e buscar recursos para realizarmos.

Agência PRB Nacional – Quais os principais problemas do município atualmente e como pretende combatê-los?

Dejorge Patrício – Temos problemas na educação e na saúde, como em tantas outras áreas e, na infraestrutura também, há uma situação precária. Hoje não existe uma boa limpeza e a cidade está esburacada. A iluminação não funciona e nossa segurança pública é precária. Ou seja, precisamos de um recomeço. Temos uma população gigantesca e uma das piores rendas per capita do estado.

Agência PRB Nacional – Qual a mensagem que o senhor deixa para os republicanos e, em especial, ao povo de São Gonçalo?

Dejorge Patrício – Quando eu falo povo gonçalense eu falo para mim mesmo. Sou um gonçalense e amo a minha cidade. Hoje a cidade já não tem mais o mesmo respeito apesar de ser o segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro. Tenho certeza que a parceria entre Dejorge e o PRB, um partido digno de respeito e de importantes lideranças vai trazer grandes possibilidades de mudanças, de um futuro melhor para o nosso município. Aos gonçalenses digo que, mesmo chateados com o descaso do poder público, não desistam, não desanimem. Por meio da política, vamos fazer um futuro melhor para a nossa cidade, para os nossos filhos. Tenho consciência de que não posso mudar o mundo, mas junto com o PRB e toda a nossa bancada, podemos alcançar nossos objetivos com um governo justo para a sociedade. Quero fazer parte de uma nova história em nosso município.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Julio Diniz

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest