Pré-candidato a prefeito, Lula Viana defende a industrialização de Cidade Ocidental (GO)

Pré-candidato, Lula Viana defende investimentos na industrialização de Cidade Ocidental

“A política é um mecanismo de fazer o bem e não de se dar bem. No PRB se faz o bem”, defende Lula Viana

 

O entrevistado da semana é Luiz Gonzaga Viana, conhecido popularmente como Lula Viana. Ex-secretário de Esporte de Cidade Ocidental (GO), a 45 quilômetros de Brasília, o republicano é atuante em projetos sociais e tem se dedicado à área esportiva. Casado e pai de três filhos, Viana foi o terceiro vereador mais votado do município goiano, em 2008.

Por sua efetiva atuação e a boa aceitação popular, concorreu às eleições para prefeito em 2012, não se elegendo, mas obtendo 46% dos votos. Pré-candidato à Prefeitura de Cidade Ocidental pelo PRB nas eleições de outubro, Lula Viana falou à Agência PRB Nacional sobre sua expectativa, dos desafios em relação à politica e de projetos importantes para o município, como o fomento ao emprego por meio da industrialização da cidade.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional  – Por já ter concorrido à prefeitura na eleição passada acredita que esteja mais preparado agora?

Lula Viana – A experiência adquirida no passado político nos qualificou muito. Hoje estou em um partido que tem facilidade de conversar com as pessoas, de estar junto e de defendê-las. Acredito que essa proposta que estamos lançando, de ouvir as pessoas, vai nos auxiliar muito na elaboração de projetos e ações que de fato atendam a realidade da nossa população.

Agência PRB Nacional  – O que deve ser feito hoje para melhorar a gestão pública?

Lula Viana – Tudo que se for fazer na administração pública, vai precisar de dinheiro. Hoje dependemos dos repasses do Governo Federal. Defendo a industrialização do nosso município, pois vamos poder aumentar também a arrecadação e trabalharmos as necessidades básicas. Fazer saneamento básico nos bairros e investir em outras áreas. É preciso fazer estudos técnicos e sempre com a participação popular. Por isso precisamos trabalhar com o povo, ouvindo-o.

Agência PRB Nacional  – Há uma crise de governança no país e que também tem contaminado as gestões municipais. Como mudar isso?

Lula Viana – Para se fazer uma boa gestão é preciso administrar os gastos públicos com equilíbrio. Também não se governa sem arrecadação. Temos que investir para termos de onde arrecadar e não ficar apenas na dependência de repassasses federais. Incentivar as indústrias para se conseguir recursos e, por meio dele, será possível começar a construir, a fazer a diferença.

Agência PRB Nacional  – Cidade Ocidental pertence ao Entorno do DF, região carente e que ainda depende do DF. Como está essa relação com a capital federal?

Lula Viana – Hoje o Entorno já não depende tanto do Distrito Federal. Começa a ser o inverso. O DF já está muito saturado, sem espaço. Os empresários vão ter de investir no Entorno. O Entorno hoje, ao meu ver, é solução e não mais problema. Mas precisamos, sim, discutir essa situação de que muitos do Entorno trabalham no DF. Vamos lutar pela industrialização, mesmo que seja com indústrias de médio porte.

Agência PRB Nacional – Por que aceitou o desafio de disputar a Prefeitura de Cidade Ocidental pelo PRB?

Lula Viana – Eu aceitei me filiar ao PRB, onde estou há um ano e meio, por reconhecer que o partido tem um jeito diferente e próprio de fazer política. Hoje precisamos implantar no país um jeito sábio de fazer política e no PRB há essa oportunidade. O modelo de o PRB Nacional fazer política deve ser implantado nos municípios. Estou muito feliz de fazer parte do PRB.

Agência PRB Nacional O que o PRB apresenta de diferente no meio político?

Lula Viana – Como disse, estou filiado há um ano e meio ao partido e vejo que o PRB representa o novo, a oportunidade de se executar projetos viáveis, de se fazer diferente. É um partido que busca dar bons exemplos e ser parte da política da inovação. O PRB representa um modelo novo de gestão.

Agência PRB Nacional  – Quais iniciativas suas já foram implantadas em prol da população de Cidade Ocidental?

Lula Viana – A nossa atuação foi voltada principalmente para o segmento esportivo. Assim que assumi a Secretaria de Esporte, criamos, por exemplo, o projeto “Show de Bola”, um sucesso que continua trazendo bons resultados. O projeto dá atenção a todas as modalidades esportivas que estavam esquecidas no município e que colocamos em evidência. Inclusive, temos aqui um time de futebol feminino excelente graças ao nosso empenho.

Agência PRB Nacional  – Como pretende trabalhar caso seja eleito?

Lula Viana – Nossas propostas são voltadas para as políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas. No dia 23 de junho, por exemplo, faremos uma reunião na Cidade Ocidental para elaborar uma pré-proposta de governo. Vamos inovar convidando todas as pessoas de diversos segmentos para que, nesta reunião, cada morador leve sua proposta. É o “Projeto de Participação Popular”. Vamos ouvir as pessoas e suas reivindicações. Queremos analisar todas as formas que poderemos trabalhar se vencermos o pleito em outubro.

Agência PRB Nacional  – Quais os problemas enfrentados hoje pelos moradores da cidade e como poderão ser resolvidos?

Lula Viana – O principal problema do nosso município é o desemprego. Quando você está empregado consegue comprar o caderno para melhorar a educação do seu filho, o remédio e consultar com um médico particular. O emprego é a base de tudo hoje. Nossa plataforma de propostas para um futuro governo será colocar para funcionar um polo industrial sustentável capaz de gerar emprego.

Agência PRB Nacional  – Como pré-candidato, que mensagem deixa para os moradores da Cidade Ocidental?

Lula Viana – É preciso trabalhar com o melhor esforço possível. Com honestidade, seriedade, tendo em vista a melhoria da vida de cada cidadão. É trabalhar com o povo. É mostrar ao povo que o político é um servidor e não usufruir do que a política pode oferecer. A política é um mecanismo de fazer o bem e não de se dar bem.  No PRB se faz o bem.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – pré-candidato Lula Viana

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest