PRB Juventude terá novo coordenador na próxima quarta-feira (25)

renato-junqueira-prb-juventude-foto-douglas-gomes-23-02-15

Renato Junqueira falou sobre o seu novo desafio, projetos e perspectivas à frente do movimento.

 

Sergipano, de 26 anos, Renato Junqueira foi indicado pelo líder nacional do PRB, Marcos Pereira, para coordenar os trabalhos e ações do PRB Juventude em todo o País. O republicano tem a missão de expandir o movimento, atrair novos militantes e mostrar aos jovens sua importância nas decisões políticas. A cerimônia de posse acontece na próxima quarta-feira (25.02), no Hotel Carlton, na capital federal, às 15h, mas Junqueira já está trabalhando a todo vapor para levar aos quatro cantos do País as propostas e metas, com vistas ao crescimento do movimento. Criou o projeto #BoraReagir, realizou campanhas de doação de sangue e debates sobre a participação do jovem na política. Renato Junqueira conversou com a Agência PRB Nacional e falou sobre o novo desafio, projetos e perspectivas.

 

Entrevista

Portal PRB: Como avalia este desafio de coordenar o PRB Juventude Nacional?

Renato Junqueira – Desde os meus 15 anos de idade tenho um grande envolvimento com projetos voltados ao público jovem. O movimento PRB Juventude está avançando. Antes estávamos em sete estados e hoje alcançamos todo o Brasil. A nossa militância está em ascensão e estamos interagindo, fazendo parcerias e formando militâncias com a cara do PRB.

 

Portal PRB: Acredita na afirmação de que a juventude está perdida?

R J – Certa vez fui questionado por uma repórter se a juventude estava perdida. Falei com muita esperança que não, mas precisamos começar a reagir e começamos a pensar a respeito dessa pergunta. Por que não criar uma campanha dentro do PRB Juventude com essa palavra reação? Foi aí que surgiu a ideia do projeto #BoraReagir.

 

Portal PRB: Quais as perspectivas e projetos para alavancar o movimento?

R J – Inicialmente, vamos estreitar parcerias com faculdades, realizar sabatinas, workshops, simpósios, bem como incentivar os jovens a participar da política. Temos uma meta estipulada pela Presidência Nacional do PRB e vamos cumpri-la, por isso estamos trabalhando a todo vapor, independente de não estarmos em um ano eletivo. A meta inicial é atrair o maior número de militantes, em especial, jovens com faixa etária entre 15 e 29 anos de idade. Pretendemos, em 2016, lançar candidatos a cargos eletivos que representem a nossa juventude. Além disso, vamos trabalhar o projeto #BoraReagir que vai abrir muitas portas para a juventude por meio de ações sociais e debates sobre a importância da participação dos jovens nas decisões políticas. Antes mesmo de assumir o cargo oficialmente, já estamos realizando ações em todo o Brasil. No sábado passado (21.02), por exemplo, promovemos em todo o Brasil uma campanha de doação de sangue com o objetivo de colaborar com os hemocentros na reposição de bancos de sangue. Realizamos também um debate, em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB), com o tema “O espaço da juventude na política”.

 

Portal PRB: Qual o sentimento sobre as manifestações populares, tendo em vista que teve uma maior participação do público jovem?

R J – Os protestos é uma maneira de reação e são válidos desde que sejam pacíficos. Mas não é só por meio de protestos que a juventude pode expressar sentimentos de mudanças. Isso pode ser feito por meio do voto, ajudar a um amigo ou a uma pessoa por meio de uma ação social, bem como na participação de políticas públicas por meio de agremiações.

 

Portal PRB: Fale um pouco sobre a sua experiência com os jovens.

R J – Como disse anteriormente, desde os meus 15 anos de idade trabalho com projetos voltados para o público jovem e acabamos nos apaixonando por isso. Vemos que essas ações trouxeram vida para jovens que outrora estavam no mundo das drogas e condenados à morte, sem perspectiva de vida. Nosso foco é atingir jovens entre 15 e 29 anos, pois é dentro desta faixa etária que acontece o maior número de mortes, em especial, entre negros que residem em periferias por estarem envolvidos na criminalidade e nas drogas. Além disso, recebemos a notícia de que também é dentro desta faixa etária que acontecem mais suicídios. Infelizmente, os jovens estão se suicidando mais em comparação às outras faixas de idade. Sabemos que a juventude vive intensamente dentro daquilo que gosta, por exemplo, em um relacionamento amoroso, o jovem acaba se entregando de maneira tão intensa que se vier algum tipo de decepção ele pensa que a vida acabou.

 

Portal PRB: Quais os desafios da juventude?

R J – Os jovens precisam reagir. Precisamos reagir e virar o jogo. O Brasil precisa acreditar mais na nossa juventude e incentivar ações que beneficiem esse público, como a oferta do primeiro emprego, acesso ao ensino superior, saúde e a formação de uma família estruturada. O PRB Juventude tem um olhar de esperança para os jovens brasileiros.

 

Portal PRB: Suas considerações finais…

R J – O PRB Juventude tem o objetivo de não ser apenas uma promessa, mas uma realidade. Os jovens são o futuro do Brasil.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest