Em entrevista, Otoniel Lima faz um balanço de sua atuação parlamentar na Câmara dos Deputados

Em entrevista, Otoniel Lima faz um balanço de sua atuação parlamentar na Câmara dos Deputados

São 16 anos atuando como parlamentar: doze como deputado estadual e quatro como deputado federal pelo PRB em São Paulo.

 

“Trabalhei arduamente para reestruturar a segurança pública nacional, votando e pautando Projetos de Leis, Propostas de Emendas Constitucionais e outras preposições importantes na Câmara dos Deputados. O aprendizado foi imensurável e, hoje, posso afirmar que sou conhecedor dos problemas enfrentados em cada corporação. Sei a importância do valoroso trabalho de todos, tenho orgulho do conhecimento adquirido e satisfação em ter contribuído com a causa”.

Em entrevista, o deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP) fez um balanço de sua atuação parlamentar na Câmara Federal. São 16 anos atuando como parlamentar: doze como deputado estadual e quatro como deputado federal pelo PRB em São Paulo.

 

ENTREVISTA

Sindpolf/SP – Um dos temas centrais de sua atuação na Câmara dos Deputados foi a segurança pública. Como o senhor avalia esse trabalho?

Otoniel Lima – Trabalhei pela valorização dos servidores da segurança pública. O mais gratificante do meu trabalho, foi trazer a tona os temas obscuros da Polícia Federal. Exemplo disso foi o 1º seminário da Frente Parlamentar de Apoio à Reestruturação da Polícia Federal, que discutiu o assédio moral, evasão e suicídio.

 

Sindpolf/SP – O senhor foi o idealizador da Frente Parlamentar em Apoio à Reestruturação da Polícia Federal. O que representou o colegiado na Câmara Federal?

Otoniel Lima – A Frente Parlamentar abriu as portas para que os servidores da Polícia Federal pudessem ser ouvidos. Discutimos fatores importantes e criamos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 361/13). Sem contar que a Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, e sindicatos tiveram suas diretorias fortalecidas nesta Casa Legislativa.

 

Sindpolf/SP – Em algum momento se sentiu pressionado em razão de defender a carreira e o trabalho dos policiais federais?

Otoniel Lima – Quando defendemos uma bandeira, desagradamos algumas pessoas, vivemos uma democracia e luto pelo o que acredito ser certo. Tivemos alguns embates, desavenças, mas, nada me fez desistir de reestruturar a Polícia Federal.

 

Sindpolf/SP – E por falar em Polícia Federal, como é sua relação com os servidores?

Otoniel Lima – Melhor não poderia ser! (Risos). Todos os dias recebemos por e-mail e mensagens inbox no facebook de apoio, agradecimento, felicitações, sugestões e denúncias.  Mantenho sempre o contato direto com todos que nos procuram.

 

Sindpolf/SP – Fale sobre as PECs criadas em favor dos EPAS (Escrivães, Papiloscopistas e Agentes) ?

Otoniel Lima – Na Câmara dos Deputados tramita a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 361/2013, de minha autoria, que cria uma carreira única na Polícia Federal.  Todos os EPAs, que me procuraram me solicitavam igualdade na PF, depois de muito estudo chegamos nesta PEC. Temos também a PEC 325/2009, que irá dar autonomia de trabalho aos peritos e papiloscopistas. No Senado temos a PEC 51/2013, PEC 73/2013.

 

Sindpolf/SP – Pela sua experiência como policial, como reduzir a violência?

Otoniel Lima – Acredito que se tivermos uma polícia bem paga, valorizada e bem equipada, já teremos um grande avanço contra a criminalidade. Semana passada li em um site que a “Ponte da Amizade é terra sem lei”. Pensei comigo, mas, claro que é: o posto da polícia federal na fronteira está degradante, os servidores são mínimos e o pior, não tem equipamentos. Como trabalhar desta forma? Mas, se a polícia que trabalha na fronteira tivesse equipamentos de ponta e pessoal, duvido que os crimes nas grandes cidades já não teriam diminuído. Precisamos de políticas públicas na área de segurança pública e valorizar nossos profissionais.

 

Sindpolf/SP – O senhor foi premiado pelo Congresso em Foco como o deputado mais votado pela internet por sua atuação em defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos e em defesa da Segurança Pública. O que representou esse reconhecimento?

Otoniel Lima – Não há prêmio melhor para um político do que ser reconhecido pelo seu trabalho. Para mim e minha equipe será sempre gratificante. Ainda mais que os votos foram espontâneos. Sou grato aos EPAs e aos meus eleitores pela confiança e minha vitória!

 

Sindpolf/SP – Qual a mensagem que o senhor deixa para os seus eleitores e policiais?

Otoniel Lima – Primeiramente gostaria de agradecer todo o apoio. Quero que saibam que não vou desistir de reestruturar a PF e a segurança pública. Acredito que o Brasil merece ruas e cidades mais seguras.  Vamos lutar para que essa mudança comece por nós mesmos, depois nas urnas. Unidos Somos Fortes!

 

Texto: Sindpolf/SP
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest