Em entrevista, Ossesio Silva faz balanço de mandato como deputado estadual em Pernambuco

artigo-ossesio-silva-prb-negro-e-a-politica-foto-roberto-soares-alpe-12-05-15

 

Natural do Rio de Janeiro, Ossesio José da Silva é casado com Sueli Silva e pai de Priscila Silva. De família humilde, desde a sua infância sempre levou um vida simples. Filho de lavrador e de uma dona de casa, Ossesio batalhou muito para superar as dificuldades da vida. Sua ligação com a política em Pernambuco teve início após sua filiação com o PRB, o qual é vice-presidente estadual. O seu constante trabalho e dedicação na área social, teve o reconhecimento das autoridades locais, o que lhe concedeu o título de cidadão recifense. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi integrante das comissões de Administração Pública, Cidadania e Direitos Humanos, Redação Final e vice-presidente da comissão de Assuntos Internacionais.

 

ENTREVISTA 

1- O que senhor pode destacar na sua atuação como deputado no exercício do seu último mandato?

Ossesio Silva – Nós priorizamos principalmente a questão do combate às drogas, a defesa dos direitos dos idosos e da população negra. Apresentamos vários projetos nesse sentido e sempre ficamos atentos junto ao governo do estado para garantir políticas públicas e ações efetivas.

2- Na Alepe, o senhor também atuou na Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Família. Em termos práticos o que a Frente realizou em benefício da sociedade civil?

Ossesio Silva – A família é o alicerce da sociedade.  O Trabalho da frente colaborou para garantir políticas em defesa dos valores da família no âmbito do estado e criar um canal de informação entre a sociedade e o Legislativo propondo políticas públicas de combate à violência doméstica contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Além disso, a frente funcionava como um centro de apoio para os que buscavam se livrar do uso do álcool e das drogas.

3- Sua atuação no combate ao racismo o tornou notável e um exemplo de luta pela igualdade racial no estado. Como foi ser porta voz dessa categoria?

Ossesio Silva – Difícil, mas gratificante. Em um universo de 49 deputados, estava praticamente sozinho em defesa dessa categoria. Essa foi uma das bandeiras que mais defendi na Alepe. O racismo ainda é muito forte em todo país, em Pernambuco não é diferente. Racismo é crime, mas poucos são punidos severamente. É uma afronta aos direitos humanos. O negro ainda continua escravo da discriminação, em vários setores da sociedade. Existe uma rejeição social e silenciosa, isso gera graves consequências a população negra. A criação de políticas públicas para facilitar o acesso do negro tanto na educação, quanto no serviço público, é mais do que necessária, o negro nunca teve as mesmas oportunidades que os brancos, os que defendem essa ideia são ignorantes, nunca sentiu na “pele” de fato o que é ser rejeitado por causa da sua cor.

4- Como vice-presidente do PRB em Pernambuco, como o senhor tem trabalhado esse tema?

Ossesio Silva – Estamos atentos as ações e projetos em defesa da população negra em nosso estado, temos colaborado com as ações afirmativas e de conscientização contra o racismo e intolerância através do trabalho desenvolvido pelo movimento PRB Igualdade Racial, que tem levado o debate para várias cidades do estado e discutido ações de enfrentamento. Nosso maior objetivo é promover a igualdade racial e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos, com ênfase na população negra, afetados por discriminação racial e demais formas de intolerância.

5- O combate às drogas também é uma de suas prioridades, quais foram as suas principais ações para enfrentar o problema?

Ossesio Silva – Na Alepe, conseguimos a aprovação de projetos importantes no combate às drogas, a fim de promover debates e palestras de conscientização e mobilizar a juventude. O Dia Estadual da Consciência Jovem que hoje é Lei, tem o objetivo de chamar a atenção da população, para a importância que o jovem tem no processo de desenvolvimento da sociedade e incentivar os jovens a prática de esportes, à educação, à política, ao respeito à família, ao combate às drogas e a preservação do Meio Ambiente. Além disso, apoiamos projetos sociais que colaboram para o resgate de muitos jovens que estão vulneráveis na sociedade. Temos como exemplo a Ong Musicart, localizada na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife, que acolhe jovens de comunidades carentes, em situação de risco e através da música e da arte muitos jovens tem abandonado as drogas e o mundo do crime, mais de 2 mil jovens já foram beneficiados. Precisamos de projetos e políticas públicas mais eficazes e que realmente tragam resultados.

6- O senhor diz defender os direitos dos idosos, quais foram as principais ações para beneficiar esse segmento?

Ossesio Silva – O Estatuto do Idoso tem o objetivo de promover a inclusão social e garantir os direitos dessa parcela da população e assegura atenção integral a saúde do idoso. Os idosos possuem todos os direitos que qualquer a pessoa tem e mais alguns direitos específicos em razão da especial fase da vida em que se encontram. Por isso a qualidade de vida da pessoa idosa é muito importante. Além de projetos voltados para esse tema, nós sugerimos ao governo do estado a implantação de praças de exercícios ou espaços para idosos e a criação ou adaptação de hospitais públicos para idosos, as propostas foram aprovadas. Dessa forma podemos promover mais dignidade para essas pessoas em nosso estado.

 

Por Waléria Almeida / Ascom – Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest