Nena de Luciano tem se empenhado em buscar recursos para Monte Alegre de Sergipe

Prefeita republicana tem se esforçado em busca de parcerias e recursos e promovendo importantes mudanças no município

Publicado em 12/6/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:07

Compromisso com a população e com o desenvolvimento sustentável do município de Monte Alegre de Sergipe, no Alto Sertão do estado, são as condições que vêm norteando a administração da prefeita Marinez Silva Pereira Lino, conhecida popularmente como Nena de Luciano (referência ao esposo). A cidade possui cerca de 15 mil habitantes e fica a 156 km da capital Aracaju.

Empenhada em garantir melhor qualidade de vida aos monte-alegrenses, Nena não tem medido esforços e, com determinação, tem buscado recursos junto ao governo estadual e aos representantes do estado em Brasília, focando sua gestão na saúde, educação e cultura.

Na política desde 2012, quando concorreu como vice-prefeita, não obtendo êxito, Nena é comerciante e em 2016, com o apoio do deputado federal Jony Marcos e do deputado estadual Jairo de Glória (ambos do PRB) aceitou o desafio de concorrer ao cargo de prefeita, tendo sido sendo eleita com 49% em uma disputa com mais dois candidatos.

À Agência PRB Nacional, a republicana falou de sua luta e conquistas nestes primeiros meses de mandato. 

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeita, quais foram os desafios encontrados nesses primeiros meses de sua gestão?
Nena de Luciano – Foram muitos e ainda estamos esperando, pois a gestão anterior deixou muitas dívidas, algo em torno de R$ 8 milhões. Recebi o município com diversos problemas, mas Deus tem nos ajudado e já consegui efetuar ações na saúde e educação, estamos cuidando da limpeza da cidade e também das estradas. Estamos em um período chuvoso, então há algumas dificuldades. Temos muita fé e boas intenções para trabalhar com honestidade em prol do nosso povo, para garantir serviços de qualidade. O governo do estado garantiu que vai nos ajudar com a questão da encanação de água nos povoados e já fizemos uma parceria com a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe).

 

Agência PRB Nacional – O problema de abastecimento de água então será combatido em sua gestão?
Nena de Luciano – É o que queremos. O governador ainda não definiu qual será o valor do investimento, mas, como tenho feito, irei nestes próximos dias novamente à capital para uma reunião com a equipe do governo e acertar quanto será enviado para Monte Alegre de Sergipe. Esperamos que os valores sejam suficientes para garantir o abastecimento de água encanada ao nosso povo. Temos povoados, como o Maravilha, que tem encanação, mas passa até quatro meses sem chegar água. Então, vai ser preciso verificar isso e resolver esse problema. Os outros povoados não possuem encanação para chegar água, já estamos trabalhando essa questão. Em janeiro coloquei mais de 600 carros-pipa para distribuir água à população com recursos da prefeitura.

 

Agência PRB Nacional – Na educação, como sua gestão tem trabalhado?
Nena de Luciano – Quando recebi a prefeitura, me foram entregues todos os carros, mas quatro ônibus o ex-prefeito não pagou. Aí tivemos que quitar primeiro para podermos por em funcionamento. A educação ainda não está como queremos, mas está funcionando. Os carros nas rotas certas, merenda escolar da primeira qualidade. Estamos trabalhando muito na luta para colocar tudo em ordem. Educação e saúde são duas prioridades, sem educação não somos nada e não há desenvolvimento. Conseguimos em Brasília desde novembro do ano passado, verbas para colégios, calçamento e esperamos receber estes recursos já agora no mês de julho.

 

Agência PRB Nacional – A saúde é uma das prioridades do seu plano de governo. O que já foi possível realizar até o momento?
Nena de Luciano – Temos dado total atenção à saúde. Contratamos seis médicos e estamos garantindo atendimento 24 horas. Antes, as pessoas precisavam se deslocar até as cidades vizinhas, como Nossa Senhora da Glória, mas quando assumi, mudamos essa realidade. Conseguimos fisioterapeuta, pediatra e clínico geral para o município, recebemos uma verba e compramos cinco carros novos para a saúde. Estamos correndo atrás de recursos, já fomos duas vezes este ano a Brasília para pedir ajuda aos deputados. O deputado federal Jony Marcos (PRB-SE) destinou R$ 1,5 milhão para a saúde.

 

Agência PRB Nacional – Parcerias são fundamentais para a prefeitura. Como isso está sendo feito?
Nena de Luciano – Sim. Os gestores têm que correr atrás de recursos, de investimentos para suas cidades. Quando o povo vota, está confiando no gestor, então temos de sair e buscar meios, parcerias, para levarmos melhorias à população. Ainda não fizemos mais porque há quatro anos Monte Alegre de Sergipe estava parada e encontramos a prefeitura em má situação. Mas aos poucos vamos colocando a casa em ordem.

 

Agência PRB Nacional – O que já foi possível fazer, nesses primeiros meses, pela zona rural?
Nena de Luciano – Na agricultura temos o secretário Aroldo, que vem fazendo um ótimo trabalho. Conseguimos sementes com o governo do estado para os agricultores, é da agricultura que trazemos o alimento para cidade, por isso é nosso compromisso apoiar e buscar melhores condições para os agricultores do município.

 

Agência PRB Nacional – Como seu governo pretende dar oportunidades aos jovens?
Nena de Luciano – Essa é uma área que temos dado muita atenção. Abrimos uma Secretaria de Cultura, que não havia no município, pedi em Brasília recursos para investir na cultura e formação dos jovens. A maioria dos nossos parceiros, de nossa equipe, é jovem, estamos dando oportunidades e aproveitando o potencial que eles têm.

 

Agência PRB Nacional – Que outras iniciativas a população pode esperar do seu mandato?
Nena de Luciano – Um dos projetos que temos é o Vale Solidário para as pessoas de baixa renda. Meu projeto é implantar isso ao longo do mandato mas, diante das dificuldades, ainda não foi possível. Contudo, continua entre nossas prioridades. Nosso plano é investir muito em saúde, educação e cultura, o povo votou e apostou em nossa capacidade de fazer uma boa administração. Estamos confiantes e, com muito trabalho, vamos conseguir. Não vamos medir esforços para buscar recursos.

 

Agência PRB Nacional – Que avaliação é possível fazer desses primeiros meses de gestão?
Nena de Luciano – Acreditamos que estamos na direção certa, temos feito um bom trabalho. A população está nos apoiando e temos uma boa aceitação. Aos poucos vamos superando os desafios e, ao final do mandato, estaremos com uma Monte Alegre muito melhor.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para a senhora.
Nena de Luciano – Para mim o PRB é o partido 10. Só tenho elogios. Nosso principal representante no estado, que é o deputado federal Jony Marcos, tem nos apoiado muito. Sou muito grata a ele e a todos que têm nos ajudado e feito do PRB um partido diferente, ético. O partido se mostra comprometido com a sociedade e aqui vamos trabalhar pelo seu fortalecimento.  

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro
Send this to a friend