Mauro Silva faz um balanço de dois anos de gestão frente da FRB

 01_04_13_entrevista_da_semana_mauro_silva

 

Nesta entrevista, Mauro Silva faz um balanço de dois anos de gestão frente à Fundação Republicana Brasileira (FRB), após ser reconduzido por unanimidade para mais um biênio. O dirigente fala ainda sobre os novos projetos e a parceira com o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

ENTREVISTA

1. Após dois anos (2011/12) a frente da Fundação Republicana Brasileira, como o sr. avalia o trabalho realizado? As expectativas foram atendidas?
Mauro Silva –Avançamos em algumas áreas nas quais a Fundação atuava timidamente. Desde a criação, o curso de Formação Política ficou restrito a dois estados: Rio de Janeiro e Distrito Federal. Então decidimos avançar pelo Brasil. Outra frente foi a dos cursos de idiomas, oferecidos para a comunidade – o que, dentro das fundações partidárias é uma inovação. E foi um sucesso. Inicialmente o objetivo era qualificar os alunos para a Copa do Mundo e, surpreendentemente, as aulas de idiomas se tornaram um atrativo para o curso de Formação Política. A Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) é outro diferencial para inserir o cidadão na sociedade. Em sua maior parte, trata-se de pessoas marginalizadas pelo mercado de trabalho por não serem alfabetizadas. Temos a percepção de que estamos cumprindo um papel social muito importante. Quanto às expectativas, acho que foram atendidas, mas temos planos de expansão.

 

2. Quantos estados foram atendidos com o curso de Formação Política? Qual é a meta para este ano?
Mauro Silva – Nestes dois anos, atendemos a treze estados com o curso itinerante. Dentro das metas para o biênio 2013-14, pretendemos atuar em toda a Federação com o curso presencial, online ou itinerante. Os dirigentes, militantes do PRB e demais interessados poderão solicitá-lo em seu estado pelo site da FRB. Outra meta é aprimorar os “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz” – publicação lançada no ano passado. O ideal republicano estava adormecido dentro das pessoas e queremos reacendê-lo.

 

3. Cerca de 200 pessoas já foram atendidas pelos cursos de idiomas e Alfabetização de Jovens e Adultos. Existem novos projetos educacionais?
Mauro Silva –Sim. Pretendemos abrir novas frentes de trabalho. Dentre as principais, está a de inclusão digital. Estamos em busca de parceiros para desenvolver um projeto maior, para todos os públicos. A ideia é ampliar os cursos que já temos e criar novas turmas no segmento político.

 

4. A primeira publicação da FRB foi lançada durante o 1 º Fórum Nacional do PRB. Além dos “10 Princípios” há alguma obra em curso?
Mauro Silva –Estamos trabalhando no aprimoramento do “Guia do Candidato”, que foi criado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Fundação, para nortear os candidatos do PRB. Além disso, estamos desenvolvendo pesquisas nos municípios onde o partido atua. São pesquisas estatísticas para dar suporte aos prefeitos, haja vista que trabalhamos por uma gestão de resultados.

 

5. O início de 2013 foi marcado pela mudança na identidade visual da instituição. Qual a intenção?
Mauro Silva –Nosso objetivo foi criar uma identidade mais moderna, livre. E também mais próxima à do PRB. A intenção é exaltar o ideal republicano.

 

6. A Fundação está crescendo e terá uma nova sede até o segundo semestre deste ano. A que o sr. atribui este crescimento?
Mauro Silva –Atribuo à expansão dos trabalhos e à força de nossos voluntários, funcionários e parceiros, que se uniram em torno de um objetivo comum: o crescimento da Fundação Republicana Brasileira. Além, claro, do apoio incondicional do PRB e suas lideranças.

 

7. Por último, diga em uma frase qual compromisso a instituição firma com o cidadão brasileiro.
Mauro Silva –Pretendemos reascender a chama do republicanismo e acho que isso só é possível por meio do trabalho que realizamos. Em uma frase, deixo nosso lema de continuar “ajudando a formar cidadãos”.

Por Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest