Mauro Silva

 01_04_13_entrevista_da_semana_mauro_silva

 

Nesta entrevista, Mauro Silva faz um balanço de dois anos de gestão frente à Fundação Republicana Brasileira (FRB), após ser reconduzido por unanimidade para mais um biênio. O dirigente fala ainda sobre os novos projetos e a parceira com o Partido Republicano Brasileiro, o PRB.

 

 

1. Após dois anos (2011/12) a frente da Fundação Republicana Brasileira, como o sr. avalia o trabalho realizado? As expectativas foram atendidas?

Mauro Silva –Avançamos em algumas áreas nas quais a Fundação atuava timidamente. Desde a criação, o curso de Formação Política ficou restrito a dois estados: Rio de Janeiro e Distrito Federal. Então decidimos avançar pelo Brasil. Outra frente foi a dos cursos de idiomas, oferecidos para a comunidade – o que, dentro das fundações partidárias é uma inovação. E foi um sucesso. Inicialmente o objetivo era qualificar os alunos para a Copa do Mundo e, surpreendentemente, as aulas de idiomas se tornaram um atrativo para o curso de Formação Política. A Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) é outro diferencial para inserir o cidadão na sociedade. Em sua maior parte, trata-se de pessoas marginalizadas pelo mercado de trabalho por não serem alfabetizadas. Temos a percepção de que estamos cumprindo um papel social muito importante. Quanto às expectativas, acho que foram atendidas, mas temos planos de expansão.

 

2. Quantos estados foram atendidos com o curso de Formação Política? Qual é a meta para este ano?

Mauro Silva –Nestes dois anos, atendemos a treze estados com o curso itinerante. Dentro das metas para o biênio 2013-14, pretendemos atuar em toda a Federação com o curso presencial, online ou itinerante. Os dirigentes, militantes do PRB e demais interessados poderão solicitá-lo em seu estado pelo site da FRB. Outra meta é aprimorar os “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz” – publicação lançada no ano passado. O ideal republicano estava adormecido dentro das pessoas e queremos reacendê-lo.

 

3. Cerca de 200 pessoas já foram atendidas pelos cursos de idiomas e Alfabetização de Jovens e Adultos. Existem novos projetos educacionais?

Mauro Silva –Sim. Pretendemos abrir novas frentes de trabalho. Dentre as principais, está a de inclusão digital. Estamos em busca de parceiros para desenvolver um projeto maior, para todos os públicos. A ideia é ampliar os cursos que já temos e criar novas turmas no segmento político.

 

4. A primeira publicação da FRB foi lançada durante o 1 º Fórum Nacional do PRB. Além dos “10 Princípios” há alguma obra em curso?

Mauro Silva –Estamos trabalhando no aprimoramento do “Guia do Candidato”, que foi criado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Fundação, para nortear os candidatos do PRB. Além disso, estamos desenvolvendo pesquisas nos municípios onde o partido atua. São pesquisas estatísticas para dar suporte aos prefeitos, haja vista que trabalhamos por uma gestão de resultados.

 

5. O início de 2013 foi marcado pela mudança na identidade visual da instituição. Qual a intenção?

Mauro Silva –Nosso objetivo foi criar uma identidade mais moderna, livre. E também mais próxima à do PRB. A intenção é exaltar o ideal republicano.

 

6. A Fundação está crescendo e terá uma nova sede até o segundo semestre deste ano. A que o sr. atribui este crescimento?

Mauro Silva –Atribuo à expansão dos trabalhos e à força de nossos voluntários, funcionários e parceiros, que se uniram em torno de um objetivo comum: o crescimento da Fundação Republicana Brasileira. Além, claro, do apoio incondicional do PRB e suas lideranças.

 

7. Por último, diga em uma frase qual compromisso a instituição firma com o cidadão brasileiro.

Mauro Silva –Pretendemos reascender a chama do republicanismo e acho que isso só é possível por meio do trabalho que realizamos. Em uma frase, deixo nosso lema de continuar “ajudando a formar cidadãos”.

 

Por Suellen Siqueira

Foto: Douglas Gomes

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest