Leila Barros, ex-jogadora, faz a diferença na Secretaria do Esporte e Lazer do DF

Leila Barros, ex-jogadora, faz a diferença na Secretaria do Esporte e Lazer do DF

 

Brasília (DF) – Leila Barros (PRB-DF), também conhecida como Leila do Vôlei, assumiu no início deste ano a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. A brasiliense candidatou-se ao cargo de deputada distrital nas eleições de outubro de 2014 e recebeu mais de 11 mil votos, ficando como primeira suplente da coligação “Fé, Trabalho e Família”.

Atleta olímpica, Leila jogou na seleção brasileira de vôlei de 1988 a 2008, conquistando duas medalhas de bronze olímpicas, em Atlanta (1996) e Sydney (2000), além de quatro títulos do Grand Prix. Leila também é a idealizadora do Brasília Vôlei, que disputa a Superliga Feminina.

Em entrevista à Agência PRB Nacional de Notícias, a secretária contou os planos para esse ano e a forma que se engajou na política:

 

Agência PRB – Quando foi que você resolveu se engajar na política?

Leila Barros – Quando eu parei de jogar eu me engajei já na área social. Fazia um trabalho consistente incentivando o esporte e esse trabalho foi ganhando corpo. Quando a gente começa a se aprofundar e ver como se faz para ter mais recursos para ajudar as pessoas, lidamos logo com questões políticas e eu vi que não adiantava eu ser só uma personalidade do esporte. Eu tinha que buscar suporte, aliados, pessoas que de fato pudessem me ajudar a somar ao trabalho que eu estava fazendo com os jovens da cidade. Foi quando começaram a me convidar para entrar na política. Eu analisei e enfrentei isso como um dos maiores desafios da minha vida. Sabia que as pessoas poderiam achar que era para benefício próprio, que muita gente via com maus olhos, mas foi bem mais tranquilo do que eu imaginava.

 

Agência PRB – Você conquistou mais de 11 mil votos no último pleito. A que você atribui essa confiança dos eleitores?

Leila Barros – Acredito que foi pela credibilidade atrelada ao meu nome e a minha profissão como atleta, que foi feita ao longo do tempo. O fato de ser uma pessoa que demonstrava ser guerreira nas quadras, lutava pela seleção e ter boa índole, fez com que as pessoas me dessem esse voto de confiança, que é meu combustível diário para fazer o melhor.

 

Agência PRB – Como você vê a participação das mulheres na política?

Leila Barros – É de suma importância que a mulher venha a ocupar mais cargos na política. Ainda somos poucas dentro de um universo ainda bem masculino, mas vejo que estamos crescendo e nos fazendo presentes. Se pensar a mulher na política há 30 anos, era bem pior e nos dias atuais mostramos nossa competência na forma que agimos, cuidando de áreas que antes eram esquecidas e temos tido boas gestões.

 

Agência PRB – Você assumiu uma das pastas mais elogiadas do governo passado. O legado de Julio Cesar te trouxe mais confiança para continuar o trabalho, lutando pelo esporte no DF?

Leila Barros – Trouxe mais confiança e maiores responsabilidades. Fico feliz e honrada em poder substituí-lo e quero aprimorar esse trabalho. Tenho certeza que com o trabalho que estamos realizando agora, juntamente com o que já foi realizado, conseguiremos atender às demandas da população e honrar o PRB.

 

Agência PRB – Qual sua expectativa em relação às Olimpíadas no Brasil no ano que vem? Já somos referência? Brasília está preparada para receber os jogos de futebol?

Leila Barros – Estou muito feliz pelo Brasil receber os jogos olímpicos. Será um grande momento para o país e para os atletas. Brasília está preparada. Já nos reunimos com o comitê olímpico, juntamente com o secretário de Turismo, Jaime Recena . Estamos antecipando a parte de organização para que não haja nenhum imprevisto.

 

Agência PRB – O esporte é antes de tudo uma ferramenta de inclusão social. Qual é o seu maior desafio no DF?

Leila Barros – O desafio é ter uma gestão transparente e que o esporte se torne de fato um direito de toda a população. O meu intuito é fazer uma universalização do esporte para que os idosos, crianças, jovens e atletas tenham acesso ao esporte de forma íntegra. Eu sou de uma família humilde. Meu pai era mecânico e minha mãe dona de casa, e eu sempre falo que eu teria me tornado qualquer outra coisa na vida se não fosse a “Leila do vôlei”. Eu sei o quanto o esporte ajuda na formação do caráter de um jovem e isso tem que ser de fato uma política de Estado, para que isso melhore a qualidade de vida e lazer.

 

Agência PRB – Como você concilia a vida de secretária de Esporte, esposa e mãe?

Leila Barros – A vida da mulher moderna é assim e a minha é igual a de todas as mulheres que trabalham fora. Eu prezo pela qualidade de vida que eu tenho com a minha família e eles sempre me apoiam. Ouço muito do meu marido (Emanuel do vôlei de praia) que o que ele mais quer é ter uma mulher feliz e, graças a Deus e a ele, eu tenho tido êxito até aqui.

Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

 

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest