Julio Cesar faz balanço de sua gestão à frente do esporte no Distrito Federal

 entrevista-da-semana-com-julio-ribeiro-portal-prb-df-secretario-de-esporte-14-04-14

 

“Deixei a cidade de São Paulo com destino à Brasília com o único objetivo: contribuir para que Brasília se tornasse referência no esporte”. É assim que começa a conversa com o ex-secretário de Esporte do Distrito Federal, que deixou o cargo recentemente para entrar na disputa eleitoral deste ano. Será a primeira vez que Julio Cesar Ribeiro disputará uma vaga na Câmara Legislativa. Porém, a conversa com Julio Cesar não é  sobre eleições, mas sobre o balanço de seu trabalho frente à Secretaria que está entre as mais disputadas do Governo do DF.

P.S.:  O objetivo dele foi alcançado! A gestão de Julio Cesar Ribeiro fez com que Brasília efetivamente entrasse no calendário dos grandes eventos esportivos mundiais, transformando-a na Capital do Esporte.

 

ENTREVISTA

1- O que motivou o senhor a deixar São Paulo para morar em Brasília?

Julio Cesar – Deixei a cidade de São Paulo com destino à Brasília com o único objetivo: contribuir para que Brasília se tornasse referência no esporte. Fui convidado pelo meu Partido Republicano Brasileiro – PRB, ao qual tenho a honra de pertencer, para assumir o cargo de secretário adjunto de Esporte, e aceitei. No começo de 2012, com muita vontade, coragem e determinação tomei posse e comecei a colocar em prática aquilo que trazia comigo: Colaborar na construção histórica do esporte do Distrito Federal.

2- Descreva sobre o trabalho realizado nos Centros Olímpicos do Distrito Federal.

Julio Cesar – Começamos no governo com apenas 3 centros olímpicos. Enxergamos a necessidade de crescimento e começamos a trabalhar em prol disto. Hoje, contamos com 11 centros olímpicos em pleno funcionamento no DF, que atende por mês uma média de 40 mil pessoas em atividades promovidas para os alunos, suas famílias e para a comunidade por meio de eventos culturais, cursos técnicos de informática e inglês e palestras que envolvem temas transversais, como combate ao uso de drogas, consumo consciente e cidadania.

3- O que é o Programa Compete Brasília e como funciona?

Julio Cesar –  É um programa criado pela Secretaria de Esporte com o objetivo de fornecer passagens aéreas e terrestres aos atletas e paratletas do Distrito Federal. Ao longo da nossa gestão, nos esforçamos ao máximo para aumentar, e muito, o número de passagens oferecidas. Passamos de 300 em 2011, 1,2 mil em 2012 para 2,5 mil em 2013. Com isso, mais atletas estiveram no pódio representando nossa cidade em competições nacionais e internacionais.

4- À frente da Secretaria de Esporte, quais foram as ações que o senhor destaca que contribuíram para o desenvolvimento do esporte na capital?

Julio Cesar –  Podemos destacar alguns acontecimentos, como a Lei Bolsa Atleta Paralímpica que ocorreu no ano passado na Câmara Legislativa do Distrito Federal e foi sancionada esse ano. Era uma reivindicação feita pelos paratletas desde 1999. Agora, os atletas especiais têm a oportunidade de receber bolsa e prosseguir com suas metas, objetivos e sonhos na carreira esportiva. Também houve a sanção da Lei complementar do Fundo de Apoio ao Esporte, que demonstra que Brasília está construindo um verdadeiro pacto pelo esporte, acima de ideologias e de interesses próprios, priorizando o bem estar da nossa sociedade. Trabalhamos para a correção da Lei do CONEF- Conselho de Educação Física e Desporto Escolar do DF e o mais importante demos posse aos conselheiros, que era uma das reivindicações mais antiga da comunidade esportiva do DF, e tive o prazer de ser o presidente deste conselho.

5- O que foi feito para o futebol?

Julio Cesar – – Criamos o Programa Boleiros, que oferece arbitragem às ligas amadoras do futebol, ajudando a muitos times do Distrito Federal a realizarem seus campeonatos. Durante o ano de 2013, foram executados 8.189 jogos, em 28 Regiões Administrativas, beneficiando 2000 times e 500 árbitros.

6- Quais ações foram realizadas para o fomento do esporte em Brasília, que é conhecida por ser uma cidade que respira esporte?

Julio Cesar –  Trabalhamos muito para o desenvolvimento do esporte local. Apoiamos diretamente mais de 150 eventos esportivos na cidade. Também realizamos importantes eventos como a Corrida de Reis, que este ano teve recorde nas inscrições se compararmos aos anos anteriores, com mais de 20 mil participantes entre inscritos e pipoca. Na Corrida de Reis Mirim, nossas crianças foram incentivadas a praticarem uma modalidade que é considerada um fenômeno na capital federal. O Circuito Sesp de corrida de rua, realizados nas Regiões Administrativas, reuniu nas 7 edições, mais de 10 mil apaixonados pela corrida, fora a torcida, e contribuiu para a divulgação de vários temas importantes, como o câncer de mama, câncer de próstata, solidariedade, Aids, entre outros. Finalizamos o circuito em grande estilo com a 1° Corrida de Promoção da Igualdade no Autódromo, que teve como objetivo mais um tema relevante, promover a discussão da igualdade racial no esporte.

7- Fale um pouco da Gymnasiade- Jogos Mundiais Escolares, que aconteceu pela primeira vez em um continente americano e foi realizado pela Secretaria de Esporte?

Julio Cesar –  Durante nossa gestão, Brasília efetivamente entrou no calendário dos grandes eventos esportivos mundiais, transformando nossa cidade na Capital do Esporte. Realizamos o maior evento multiesportivo já visto nesta cidade, a Gymansiade 2013, onde estudantes de 40 países tiveram a oportunidade de conhecer nossa cidade, promovendo assim um intercâmbio cultural entre as nações.

8- O que Brasília ganhará com a realização da Universíade?

Julio Cesar –  Plantamos sementes que no futuro vão trazer muitos frutos para o esporte brasiliense. Com o trabalho de todo o Governo do DF, Brasília conquistou o direito de sediar a Universíade 2019. Evento que, entre tantos benefícios, proporcionará uma transformação no que tange equipamentos esportivos para a cidade, entre eles novas piscinas, ginásios e quadras que serão construídos, e que ficarão como legado para atletas da nossa cidade.

 

Por Ascom –  Julio Cesar
Abertura: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest