“Quero estar em Brasília para buscar recursos e projetos que beneficiem a população”, diz Jorge Costa

jorge-costa-candidato-deputado-federal-prb-barra-mansa-rj-foto3-facebook-candidato-18-08-14

 

Atual vice-prefeito de Barra Mansa, o candidato do PRB a deputado federal pelo Rio de Janeiro Jorge Costa, carrega uma experiência política bastante considerável para favorecer a Região Sul Fluminense como seu representante em Brasília. “Quero estar em Brasília para buscar recursos e projetos que beneficiem a população”, afirma em entrevista ao jornal A Voz da Cidade.

O republicano comenta que vai trabalhar em projetos de casas populares, como o Cimento Social, na instalação da Universidade Pública e do período integral para as crianças na escolas, além da criação do primeiro Batalhão de Polícia de Barra Mansa. “Já passou da hora”, avalia.

Leia a entrevista completa abaixo.

 

ENTREVISTA

1 – Por que o desejo de disputar a eleição?

Nasceu de ver que Barra Mansa não elege diretamente um deputado federal há cerca de 30 anos. O último foi Denisar Arneiro, já que Carlos Nader, na época, assumiu como suplente. Nossa cidade tem cerca de 130 mil eleitores, segundo dados do TRE, número que elegeria um representante legítimo. Nos confrontamos hoje, com candidatos que vêm de outras cidades, conquistam os votos e depois desaparecem. Eles não têm comprometimento com o município, tampouco com a região. Quero estar em Brasília para buscar recursos e projetos que beneficiem a população. Chega de migalhas, queremos emendas federais integrais, completas.

 

2 – Como avalia suas chances de se eleger?

Estou muito feliz com a aceitação da minha campanha nas ruas. As pessoas que vêm me abraçar e cumprimentar demonstram ter consciência sobre a importância do meu histórico na vida pública. Elas sabem que nesses10 anos na política, sou ficha limpa e tenho as mãos limpas.

 

3 – Considera importante a região ter um representante na Câmara Federal?

Importantíssimo. Como já disse anteriormente, nossa cidade precisa ter seu legítimo representante em Brasília.

 

4 – Quais as vantagens dessa representatividade?

Viabilizar a implantação de programas e projetos que garantam ações de sustentabilidade. Acredito que se não revermos conceitos ambientais a vida no planeta ficará ameaçada. Atrelada a esta questão, está a defesa do Rio Paraíba do Sul, dos animais e da moradia digna.

jorge-costa-candidato-deputado-federal-prb-barra-mansa-rj-foto2-facebook-candidato-18-08-14

Jorge Costa ao lado do candidato do PRB ao governo do Rio, Marcelo Crivella.

 

5 – Como você avalia a situação da Região Sul Fluminense?

O Governo do Estado tem uma grande dívida com a nossa região. Há décadas fomos esquecidos pelos governadores e penso que, agora é preciso compensar essa situação. O Crivella, que é o candidato ao Governo do Estado pelo meu partido, está comprometido com este resgate, com esta mudança.

 

6 – Que projetos estariam dentro de sua visão estratégica para a região?

Além da sustentabilidade, quero viabilizar a criação de um Centro de Zoonozes para controle da população canina e felina; salvar o Rio Paraíba do Sul e impedir que a segunda transposição, proposta pelo Governo de São Paulo para suprir a demanda por água na capital, seja efetuada; construir casas populares, através do Projeto Cimento Social, que no Morro da Providência (RJ), viabilizou a construção de moradias dignas. Quero expandir este projeto regionalmente. Há ainda a Universidade Pública, que precisa, após ser instalada, ter pleno funcionamento; no esporte, penso ser necessário, ter investimento de base para revelar possíveis craques, bem como buscar junto à iniciativa privada, potencializar as dependências do Barra Mansa Futebol Clube, a exemplo do estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

 

7 – Na sua opinião, quais áreas precisam de mais atenção no Sul Fluminense?

O atendimento na saúde precisa melhorar. Necessitamos ainda de investimentos habitacionais e de segurança pública. Já passou da hora, especificamente, de Barra Mansa ter o seu Batalhão da Polícia Militar. Falta escola de tempo integral para maiores cuidados com nossas crianças e adolescentes. Ressalto aqui, o Projeto Música nas Escolas, com a belíssima orquestra que tem projetado o nome de Barra Mansa para o mundo, a exemplo da exibição para  o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Também quero viabilizar o Programa de Xadrez nas escolas para ajudar no desenvolvimento disciplinar e cognitivo dos alunos.

 

8 – Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processo na Justiça?

Quem deve concorrer são apenas os candidatos ficha limpa e, prioritariamente, aqueles de mãos limpas também.

 

9 – Já ocupou algum cargo público eletivo? Se sim, quais foram os principais projetos ou ações desenvolvidos durante sua gestão?

Fui vereador entre 2005/2008 e neste período apresentei algumas leis, mas destaco a implantação de programa de métodos contraceptivos para adolescentes, que embora tenha sido aprovada pelo Legislativo e o Executivo, não saiu do papel; a lei que limitou o peso para veículos de tração animal, como forma de defender a espécie e a de incentivo ao cooperativismo. Como vice-prefeito, ressalto a criação do Projeto Cimento Social no município, aprovado pela Câmara de Vereadores.

 

10 – O que acha da atuação do DETRAN no Estado do Rio de Janeiro, com a apreensão e reboque dos veículos com documentação em atraso, além de implicar ao contribuinte o pagamento destas despesas, outras como a diária do depósito e multa pelo atraso no pagamento? Se eleito, como pretende atuar nesta situação?

É prerrogativa do Estado. Acredito que os serviços precários do Detran  refletem as gestões ruins do governo. O órgão precisa ser reestruturado face ao grande número de veículos em circulação.

 

jorge-costa-candidato-deputado-federal-prb-barra-mansa-rj-foto-facebook-candidato-18-08-1411 – Com relação ao atendimento prestado pelo Ministério da Previdência, o INSS não acolhe as mães que se dedicam exclusivamente a cuidar de seus filhos em situação de doença. Em alguns casos o tratamento é fora do domicílio e impossibilita que essa mãe exerça atividade profissional. Como analisa o fato de, em alguns casos, o INSS não conceder o benefício para as mães que se encontram nesta situação e o que um deputado federal pode fazer para ajudar?

Entendo que se INSS não pode conceder o afastamento da mãe com a garantia do benefício, o SUS deveria fazê-lo. Se eleito, vou trabalhar junto ao Ministério da Previdência Social para que a legislação seja reformulada.

 

12 – Espaço para recado ao eleitor.

Vote em candidatos da sua cidade e da região. Os outros são candidatos Copa do Mundo e só vão aparecer na época do outro Mundial.

 

PERFIL

1 – Nome completo: Jorge Costa

2 – Apelido: Pastor

3 – Naturalidade: Vassouras

4 – Idade: 50 anos

5 – Hobby: Futebol

6 – Religião: Evangélico e com bom relacionamento com as demais religiões

7 – Estado civil: Casado

8 – Quantos filhos e netos: Não tenho

9 – Ocupação declarada: Administrador de empresa privada

10 – Quando entrou na vida política e como aconteceu: Desde 82, quando Leonel Brizola retornou do exílio, comecei a me interessar por política e acabei me envolvendo na militância. Em 2004, me lancei vereador e fui eleito com 2.052 votos. Estou vice-prefeito e espero chegar à Câmara Federal.

11 – Definição de sua trajetória política: O que me move é a vontade de fazer pelo povo. Não consigo aceitar a injustiça social, existe uma diferença muito grande entre a classe menos favorecida e os ricos.

12 – Em quais partidos já foi filiado: Antigo PL e o PRB

13 – Slogan: Ainda não tenho

 

Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Fotos: Facebook Jorge Costa

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest