Heleno Silva faz balanço de seu primeiro ano como prefeito de Canindé de São Francisco

10_03_14_entrevista_da_semana_se_heleno_silva_1

 

Aos 46 anos, o sergipano Heleno Silva (PRB-SE) comanda o município com a segunda maior arrecadação do Estado de Sergipe. Localizada a 213 km da capital Aracaju, Canindé de São Francisco é famosa por suas belezas naturais, como o Rio São Francisco, carinhosamente chamado de “Velho Chico”. A cidade também é conhecida por ter sido palco da emboscada que levou à morte o rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e sua inseparável companheira Maria Bonita.

Técnico em agropecuária, Heleno Silva foi deputado estadual (1998), secretário da Agricultura de Sergipe (2001), quando implantou o Programa do Leite, e eleito deputado federal por duas vezes, em 2002 e em 2010. Sua passagem pela Câmara dos Deputados ficou marcada pela relatoria do Programa Nacional de Microcrédito, que virou lei, e por sua incansável luta pelo homem do campo.

Nesta entrevista, Heleno Silva confidencia momentos de sua administração, enumera os avanços na Saúde e Educação de Canindé e comenta que 2014 é o ano do saneamento básico no município.

“Marinheiro de primeira viagem”, o republicano fala ainda de sua surpresa ao se deparar com a intensa rotina de ser prefeito. “Pelo amor de Deus! Quando eu fui eleito prefeito eu pensei que ia trabalhar menos!”, disse em meio a risos.

Confira abaixo o nosso bate-papo na passagem de Heleno Silva por Brasília.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Um ano de gestão e a pergunta não poderia ser diferente: Qual o balanço desse período?

Heleno Silva – 2013 foi um ano difícil. Foi um ano que arrumamos a casa. Foi um ano de preparar os projetos e traçar planos. Mas foi um ano de muitas conquistas. Investimos muito forte na Saúde. 80% da população reprovava o sistema de saúde existente e nós investimos pesado nessa área. Antes, tínhamos 4 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), hoje são 10. Contratamos mais de 30 profissionais da medicina, temos um centro especializado em odontologia, ampliamos 4 postos de saúde, colocamos o hospital para funcionar, que era um caos, e, até o meio do ano, vamos inaugurar um hospital novo.

Na área da Educação, reformamos todas as escolas. Agora, no início do ano, compramos carteiras com padrão de faculdade. Fizemos, inclusive, uma adesão de preços com a Universidade Federal de São Paulo, para comprar essas carteiras. Nós pagamos o piso salarial dos professores (que tiveram um aumento de 8,32% incorporado ao salário da categoria). Fizemos também um projeto muito importante do ponto de vista social e educacional. Canindé é um dos principais pontos turísticos do Brasil, recebemos aproximadamente 1.500 turistas por dia. Nossa rede pública de ensino tem 8 mil alunos matriculados, e a maioria dessas crianças são de famílias que não têm uma certa condição financeira e 90% delas, não conheciam os pontos turísticos da nossa região, como o Cânion de Xingó e as maravilhas do Rio São Francisco. Elas só conheciam através de TV e de jornais. Então, levamos, por semana, 400 alunos para essas visitas. Nós os tiramos da sala de aula para conhecerem as maravilhas, mas também vai o professor explicando a importância do São Francisco, da caatinga e de toda a geografia da região. Já levamos a metade dos alunos e queremos levar o restante agora em 2014.

Na agricultura, também fizemos importantes investimentos. Tem quase quatro anos que não chove em Canindé e com isso, montamos uma estrutura de apoio ao homem do campo, juntamente com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), onde o produtor compra a ração diferenciada e a prefeitura leva na porta e distribuímos ainda quatro mil “carradas” d’água todo mês.

 

Agência PRB Nacional –  Qual o maior desafio de sua gestão?

Heleno Silva – O maior desafio, não só para Canindé, mas para a maioria das pequenas e médias cidades do Nordeste é a geração de emprego. Esse é o maior desafio. De 10 pessoas que visitam o prefeito, 8 pedem emprego, principalmente para os filhos. O nosso desafio então é atrair empresas porque hoje os grandes empregos estão nos centros urbanos ou nas grandes obras do governo federal, como hidrelétricas e outros.

 

10_03_14_entrevista_da_semana_se_heleno_silva_2Agência PRB Nacional –  E o que esperar para este ano?

Heleno Silva – O povo já assimilou nosso estilo de trabalho. É um ano que vamos ampliar as políticas públicas e vamos colher muitos frutos de 2013. Elegi esse ano de 2014 como o ano do saneamento básico. Canindé de São Francisco tem uma necessidade muito grande de esgoto, calçamento, drenagem pluvial, etc. É um ano que vou correr muito em Brasília em busca desse apoio para levar obras para Canindé e a construção de casas populares.

 

Agência PRB Nacional –  Como é o dia a dia do prefeito?

Heleno Silva – Pelo amor de Deus! Quando eu fui eleito prefeito eu pensei que ia trabalhar menos. É minha primeira experiência no Executivo. Tudo o que acontece no município você tem que saber, desde a falta de remédio no posto de saúde, até de um acidente com uma família na estrada. Então a gente sabe de tudo, de problemas mínimos até. O prefeito de cidade pequena sabe de tudo e se envolve com tudo. A gente acorda cedo e dorme tarde. No início, eu fiquei muito ansioso porque queria resolver tudo na hora, mas a gente sabe que o poder público tem as suas amarras, as amarras legais que precisam ser respeitados alguns limites, o que é muito bom também para o administrador porque dá muita segurança para ele na sua prestação de conta. Então, o nosso dia a dia é um corre-corre. É muita correria. Não tem tempo pra nada. E agora que já arrumei a casa e a equipe já está postada, então eu vou ter mais tempo de vir à Brasília e ao governo do estado em busca de projetos e parcerias públicas. Vocês devem ter percebido que em 2013 eu vim pouco à Brasília, é porque eu estava arrumando a casa.

 

Agência PRB Nacional –  Qual a sua expectativa para as eleições deste ano?

Heleno Silva – Fui deputado federal e temos como meta recuperar a nossa cadeira que tínhamos aqui na Câmara dos Deputados. Já declaramos apoio ao vereador de Aracaju, Jony Marcos, e o PRB está procurando alianças que visem um espaço partidário capaz de cumprir o nosso objetivo porque partido forte é partido com mandato. Então, temos os nossos objetivos de eleição estadual e, principalmente de eleição federal.

 

Por Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest