Greyce Elias

FOTO Douglas Gomes-24

Há quatro meses como vereadora de Patrocínio, interior de Minas Gerais, Greyce Elias (PRB-MG) conta que sua a afinidade com a política vem de berço e comemora as conquistas de uma jornada que ainda tem muito a ser percorrida, sempre carregando a bandeira da mulher e sua participação no cenário político. Greyce representa os 90 mil habitantes de Patrocínio e entende que a cidade está em um período de desenvolvimento, tanto em sua economia, com base agrícola, como nos demais seguimentos, por isso o entusiasmo é grande.

 

1 – Como a política surgiu na sua vida?

Greyce Elias – Muito antes de nascer. Sou de uma família tradicional na vida pública de Patrocínio, meu avô foi vereador, meu tio foi prefeito por dois mandatos, minha mãe vereadora por quatro mandatos. Eu morei fora durante treze anos e quando voltei para a cidade, surgiu a oportunidade de ingressar no meio político. Como já está no sangue, foi uma grande alegria. Então, no dia três de outubro, no final das eleições, a gente foi premiada com essa história.

2 – Por que a escolha pelo PRB?

Greyce Elias – Eu escolhi o PRB porque em minha cidade a gente desenvolveu um projeto com o PRB Jovem (agora PRB Juventude). Quando conheci esse projeto, o atual presidente (do PRB Patrocínio) me fez o convite e eu aceitei porque acho que tem tudo a ver comigo. Partido e política é isso. É ideologia, é a gente lutar pelas bandeiras que a gente realmente acredita. Então, o PRB tem tudo a ver comigo.

 

3 – Como tem sido esses quatro meses legislando?

Greyce Elias – Tem sido uma honra porque nós temos hoje cinco mulheres (vereadoras) em Patrocínio. Nós formamos um terço da Câmara Municipal. É uma alegria muito grande, pois já temos projetos sólidos. Já desenvolvemos o primeiro durante esses quatro meses que foi o “Cozinha Brasil”, onde 180 pessoas puderam participar conosco, aprendendo a cozinhar de forma nutritiva e econômica. É um projeto que foi desenvolvido em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento contra a fome. Agora no próximo mês, vamos fazer o casamento comunitário e já temos cinquenta casais inscritos. Antes do segundo semestre, vamos realizar o projeto “Campanha do Agasalho”, que vai acontecer em junho juntamente com entidades sociais da cidade.

 

4 – Quais são os principais obstáculos enfrentados desde que tomou posse?

Greyce Elias – O fato de ser oposição. Infelizmente essa é uma realidade nacional e não só estadual ou municipal. Quando você é oposição, os antigos políticos ainda têm essa barreira de querer impedir o seu crescimento, achando que assim você vai acabar atrapalhando a carreira pública deles. Os políticos precisam se unir para o progresso da cidade, para o desenvolvimento. Essa coisa de rivais políticos, partidos rivais, isso atrapalha muito o desenvolvimento. Como oposição em minha cidade, eu já fiz alguns requerimentos de informação que não foram respondidos ou respondidos de forma evasiva. Seu papel é fiscalizar e legislar e tem que fiscalizar.

 

5 – A Câmara de Patrocínio é composta de um terço só de mulheres. Como é participar desse diferencial?

Greyce Elias – Uma alegria e uma honra. Nós mulheres já estamos ocupando nosso espaço. Temos potencial, temos capacidade e conseguimos unir isso à graciosidade de ser mulher, de ser sentimental e entender as causas sociais. Patrocínio, com cinco mulheres, tem feito a diferença, as questões sociais têm avançado. Nós precisamos de pessoas que queiram melhorar a cidade e nós, mulheres de Patrocínio, unidas temos feito esse papel.

 

6 – Você já tem meta para a sua trajetória política na cidade?

Greyce Elias – Existe um projeto que é do meu coração. Patrocínio não tem ponto turístico e eu tenho o desejo de revitalizar o Parque da Matinha, que é um parque que está fechado há oito anos. Eu estive no Ministério do Turismo e no ICMBio buscando a viabilização do nosso projeto. Vou continuar também com a campanha do câncer de mama, a valorização da mulher do campo, que é fundamental em uma cidade em que 80% do PIB é da agricultura.

 

7 – Ser PRB10 é…

Greyce Elias – Dez é muito bom. Quando meu tio levou o PRB para a cidade, a ideia era usar o “10” inclusive como marketing. Afinal, tudo que é bom é dez.

 

Por Jamile Reis

Colaborou Elisa Alexandre

Edição: Helen Assumpção – Comunicação PRB Nacional

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest