Gilberto Abramo conversa sobre os desafios de comandar o PRB de Minas Gerais

presidente-gilberto-abramo-prb-mg-foto-douglas-gomes

Novo presidente regional concede entrevista exclusiva

 

Casado há 28 anos, pai de família, o nosso entrevistado da semana, apesar de ter nascido no interior de São Paulo, se considera cidadão mineiro – com direito a sotaque mansinho e pão de queijo todo dia à mesa. Em Minas Gerais, estado onde vive há 16 anos, ele foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas. Além de ser parlamentar, o republicano também é formado em marketing político, planejamento estratégico e gestão pública. Recentemente ele topou o desafio de assumir a presidência estadual do PRB-MG a convite do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. Desta vez, a Agência PRB Nacional conversa sobre metas, desafios e eleições 2016 com o novo presidente regional Gilberto Abramo.

 

ENTREVISTA

 

Portal PRB: Como o senhor encarou a nova missão de assumir a presidência regional do PRB de Minas Gerais?

Gilberto Abramo: Na verdade, eu já fazia parte da própria Executiva Estadual e o trabalho sempre foi pautado no crescimento. A Executiva sempre teve consciência de que o partido deveria crescer no estado, como a Nacional tem a consciência de que é importante crescer no País. Então, a partir do momento que eu assumi a presidência, o objetivo não mudou, pelo contrário, ele intensificou a minha responsabilidade de dar continuidade àquilo que já vínhamos sustentando no pleito em que eu fazia parte da Executiva do partido.

 

Portal PRB: E qual a sua expectativa?

G.A. – A minha expectativa é muito boa até porque eu gosto de desafio. E a própria Executiva Nacional deu uma demonstração clara de que, quando nós traçamos um objetivo e o objetivo é um grande desafio, tendo trabalho, tendo esforço e empenho, nós podemos chegar lá. A exemplo do que aconteceu nas últimas eleições – de oito deputados federais para 21 deputados. Então, não é qualquer partido que tem essa capacidade, a não ser aqueles que realmente abraçam e desejam o crescimento.

 

Portal PRB: O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, tem frisado que o desafio do PRB é resgatar a prática da boa política. Como o PRB-MG pretende encarar este propósito? 

G.A. – Eu acredito que na política atual existem boas pessoas com boas intenções, mas talvez sejam a minoria, pessoas que não estão trilhando o caminho da política, mas que têm boas intenções. Acredito que elas precisam despertar porque se elas não forem despertadas e a política ser gerenciada pelos maus políticos, acredito que dificilmente nós conseguiremos uma mudança. Então, o propósito do PRB-MG, e creio que o do partido em todo o Brasil, é o de trazer pessoas que de repente não estejam envolvidas diretamente com a política, mas que, a partir do momento que nós despertarmos nelas esse interesse, elas tenham sim o desejo de ingressarem na política e que possam nos ajudar a implantar uma política voltada para o cidadão.

 

Portal PRB: Quais metas o senhor já estabeleceu para os coordenadores municipais?

G.A. – Eu tenho dito que a responsabilidade não é exclusiva minha, nem da Executiva, mas a responsabilidade é de todo mundo.Tivemos uma reunião com todos os coordenadores municipais para traçar as metas das eleições de 2016. Hoje nós temos quase 200 vereadores no estado, a nossa meta para a proporcional é chegar ao número de 600 vereadores. Já na majoritária, atualmente nós temos entre prefeitos e vice-prefeitos 16 nomes e nós queremos pelo menos aumentar para 40. Esta é a meta que nós traçamos para todos os coordenadores.

 

Portal PRB: E quais ações juntamente com a comunidade o senhor pretende promover?

G.A. – Já estamos fazendo. Nós temos praticamente 10 macrorregiões em Minas Gerais e, já neste sábado (a entrevista aconteceu no dia 04/03), em cada polo, em cada macrorregião acontecerá um evento do PRB. A ideia é levar a proposta do partido, conquistar novos filiados, como também, descobrir novas lideranças. Então, a cada final de semana estaremos em diferentes polos. Consequentemente isto será feito também pela executiva estadual, mas em cada polo o coordenador municipal fará reuniões nas microrregiões entre o partido e pessoas interessadas em caminhar com o PRB. Então, nós teremos uma movimentação diária em todo o estado, nas comunidades, como a Caravana 10 que será feita pelos deputados, pela executiva e que contará com a presença do ministro do Esporte, George Hilton em algumas delas.

 

Portal PRB: E qual a sua avaliação da participação das mulheres na política em Minas Gerais?

G.A. – Para mim, a mulher ela sempre teve um papel muito importante na sociedade. Infelizmente, quando se fala de política, percebemos que o interesse da mulher nesta questão ainda é a minoria. Tanto é que a gente vê a dificuldade que se tem para completar a chapa e alcançar a porcentagem de que é destinada às mulheres. É muito difícil porque a maioria delas não se interessa pela política.

 

Portal PRB: E como mudar este quadro?

G.A. – Então, assim como nós estamos buscando novas pessoas que não estão ligadas diretamente à política, mas que têm interesse de uma mudança, o mesmo objetivo é o de trabalhar na conscientização dessas mulheres e mostrar a cada uma delas o papel importante que elas podem exercer na política, bem como elas já exercem em outras áreas administrativas.

 

Portal PRB: Qual mensagem o senhor deixa para os simpatizantes, militantes e para quem acompanha o PRB?

G.A. – Acreditem no PRB! A demonstração foi clara de que o partido está caminhando, está no rumo certo, a exemplo das eleições do ano passado, onde saltamos de 8 deputados federais para 21. Ou seja, isso é uma credibilidade aos olhos da população. Enfim, continuem acreditando, caminhem conosco e entendam que a causa que defendemos não é apenas a do PRB, mas de todo o povo. O governo do PRB é do povo, pelo povo e para o povo.

 

Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto:  Douglas Gomes

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest