Prefeito Dr. Mário já se destaca com gestão competente em Aquidabã (SE)

Gestão competente do prefeito Dr. Mário já é destaque em Aquidabã (SE)

Com apenas três meses de mandato, republicano já comemora avanços na saúde, educação, infraestrutura e combate à seca no município sergipano

Publicado em 10/4/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:14

Em três meses no comando da prefeitura de Aquidabã (SE), o republicano Dr. Mário Lucena (PRB) tem investindo em áreas estratégicas como saúde e educação e travado importante diálogo com a população para entender e atender suas demandas. A reconstrução da infraestrutura da cidade, das escolas e dos postos de saúde são alguns dos desafios que vem sendo enfrentados pelo prefeito, o que já tem proporcionado melhorias consideráveis à sociedade.

Com apenas 28 anos, Dr. Mário foi o prefeito mais bem votado proporcionalmente em Sergipe, nas eleições de 2016, obtendo 8.853 votos – equivale a 73,19% dos votos válidos. Apesar de jovem, o prefeito tem ampla experiência de serviços prestado à saúde em quase todo o estado. Junto com seu secretariado, decidiu trabalhar diuturnamente pelo desenvolvimento do município. Em busca da necessária austeridade, o prefeito cortou metade o seu salário de dos secretários municipais. Os recursos economizados estão sendo investidos na educação.

Em entrevista à Agência PRB Nacional, a caminho da capital Aracaju, em busca de recursos, Dr. Mário falou sobre o trabalho que vem realizando.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, qual foi a medida mais importante tomada em seu início de gestão?
Dr. Mário Lucena – Temos trabalhado muito para contornar os últimos quatros anos de abandono. Em nível federal, fomos a cidade que mais captou recursos em Sergipe, cerca de R$ 7 milhões. Cortamos na carne para organizar a casa, ao reduzir pela metade os nossos salários – meu, do vice-prefeito e dos secretários. A iniciativa foi necessária diante da calamidade nas contas públicas e garantirá o pagamento em dia do funcionalismo público. Com a medida, já conseguimos realizar algumas melhorias na cidade. Fizemos a operação tapa-buraco, estamos fazendo mutirões a cada semana em regiões diferentes e melhorando a limpeza da cidade.

 

Agência PRB Nacional – Seu plano de governo fala em ampliar os serviços de saúde. Como isso está sendo feito?
Dr. Mário Lucena – Vamos mudar muito a realidade do município, dos povoados, locais onde não há serviços básicos. Estamos com o Programa Saúde da Família (PSF) todo universalizado, temos médicos em todos eles, algo que não havia há muito tempo. Estamos dando uma atenção diferenciada para a saúde, implantando uma parceria com o hospital local para ampliarmos a oferta de exames laboratoriais.

 

Agência PRB Nacional – Que projetos poderão angariar recursos para o município e fomentar a renda da população?
mario-lucena-prefeito-prb-aquidaba-se-entrevista-foto-cedida-05-04-2017-04Dr. Mário Lucena – Queremos trazer projetos como o Dom Távora, que vai beneficiar associações que estão em dia no município. Mais de 700 famílias serão contempladas, isso vai gerar renda, dinheiro, para que possam implementar desde o artesanato à produção de caprinos e criação de abelhas. Até mesmo para o plantio do abacaxi, que somos o maior produtor do estado, será importante. Por meio da agricultura pretendemos desenvolver e investir para que as pessoas tenham renda. Pelo projeto Dom Távora iremos trazer mais de R$ 6 milhões para injetar na economia através dessas associações.

 

Agência PRB Nacional – O que pretende fazer pela educação do município, que, até então, apresenta um baixo índice no Ideb?
Dr. Mário Lucena – Tínhamos 2.700 alunos no município e, por meio de uma exitosa chamada pública com incentivos aos estudantes, como sorteios, conseguimos elevar esse número para 4 mil. Vamos mudar a realidade da educação em quatro anos. Se formos verificar o Ideb de 2016, ele se encontra zerado, pois a prova de avaliação dos alunos sequer foi aplicada. Vamos investir para que nossos alunos se destaquem, vamos doar fardamentos e oferecer uma alimentação escolar de qualidade. Temos comunidades extremamente deficitárias, onde uma merenda de qualidade faz muita diferença. Estamos dando grande importância a isso, estamos agora reformando e reconstruindo as escolas. Três escolas já estão sendo reformadas, prédios que não viam uma demão de tinta há mais de 10 anos.

 

Agência PRB Nacional – Como serão dadas oportunidades aos jovens, assim como prevê seu plano de governo?
Dr. Mário Lucena – Não temos geração de emprego e nossa educação está na UTI, estamos buscando parcerias em Brasília para melhorar nossa estrutura escolar. Vamos implantar até o ano de 2018 cerca de seis quadras poliesportivas na nossa cidade. Temos 32 povoados e nenhum possui quadra, consequentemente, os jovens desses povoados terão espaço de lazer para praticar esportes. A partir do próximo ano vamos reformar algumas praças e construir ambientes para a prática de esportes nas escolas e nas comunidades. Melhorando a educação e o lazer conseguiremos ter uma diminuição significativa no número de jovens envolvidos com drogas.

 

Agência PRB Nacional – O município enfrenta graves problemas devido à seca. O que já está sendo feito para sanar o desabastecimento de água?
mario-lucena-prefeito-prb-aquidaba-se-entrevista-foto-cedida-05-04-2017-02Dr. Mário Lucena – Nossa população convive diariamente com os problemas causados pela seca e falta de água, mas essa realidade vai mudar. Novos poços artesianos estão sendo instalados e permitem que a água seja utilizada pela população em suas atividades diárias. Recentemente, o secretário municipal de Agricultura, Alciberto Valença, e o secretário de Comunicação, Carlos Moura, recepcionaram os responsáveis pela perfuração dos poços artesianos. O primeiro poço já foi perfurado, no povoado Saco de Areia, serão 11 poços artesianos que vão legar água para a população. Iremos ainda implantar chafariz para outros povoados.

 

Agência PRB Nacional – Sua gestão tem se empenhando para tirar a prefeitura de Aquidabã do rol de inadimplentes?
Dr. Mário Lucena – Sim, temos vários projetos nos ministérios, em Brasília, para beneficiar nossa cidade. Vamos à capital federal e visitaremos esses órgãos em busca de recursos, mas para eles chegarem aqui, precisamos estar com o nome da prefeitura limpo. Estamos empenhados para conseguir isso o mais rápido possível e por isso temos colocado a casa em ordem.

 

Agência PRB Nacional – Qual o balanço que o senhor faz destes primeiros meses de mandato?
Dr. Mário Lucena – Algumas mudanças já são perceptíveis. Tornamos a cidade mais limpa, a feira municipal está mais organizada, a operação tapa-buracos tem sido importante e já estamos investindo na iluminação pública, especialmente de áreas periféricas e em dois povoados. Isso tudo já tem sido um diferencial, o diálogo tem sido marca importante nesse período. Já sentamos com todos os sindicatos da cidade para discutirmos todas as necessidades dos nossos servidores públicos efetivos, além de estarmos fazendo uma prestação de contas. Temos o programa de rádio da prefeitura, o “Aquidabã do Povo”, toda sexta-feira, onde durante duas horas interagimos com a população, mostramos nosso trabalho, prestamos contas e ouvimos queixas. O diálogo e a transparência tem sido nossas marcas.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend