Franco Cartafina

22_04_13_entrevista_da_semana_franco_cartafina

 

“Estamos conseguindo realizar, não promessas, mas compromissos de campanha através de um mandato participativo”

Primeiro vereador eleito pelo PRB em Uberaba e o vereador mais jovem dos últimos 30 anos da Câmara Municipal, Franco Cartafina hoje é o primeiro secretário da Mesa Diretora e, daqui a dois anos, já está acertado para assumir a Vice-presidência do legislativo. Com uma votação expressiva, o jovem republicano foi convidado pelo presidente estadual do PRB-MG, deputado George Hilton, a liderar o PRB Juventude em todo o estado, ao lado do subcoordenador Fernando Bissoli.

 

 

1 – Como se deu a sua chegada ao PRB?

Franco Cartafina – Minha família sempre foi envolvida com política e, aos vinte e quatro anos, quando comecei a procurar um partido que eu tivesse uma identidade, que me familiarizasse e que tivesse um grupo coeso, eu conheci a história do PRB, remetida à história de um dos seus fundadores José Alencar, que temos um respeito muito grande por sua trajetória. Foi a partir daí, que comecei a me interessar pelo PRB, por ser um partido novo, que tem buscado fazer uma história diferente na política. Era, portanto, as mesmas vontades que eu tinha quando pensei em ingressar na vida pública. E é essa identidade que me proporcionou articular um grupo muito coeso e coerente em Uberaba, e que continua caminhando com a gente mesmo depois das eleições.

 

2 – Qual o balanço nesses cem dias de mandato?

Franco Cartafina – Primeiro, a gente não pode deixar de avaliar que é um começo de uma vida nova, uma experiência nova, onde todo começo exige uma adequação.  Eu já tinha um pouco de conhecimento. Meu avô já foi prefeito de Uberaba e minha avó vereadora por dois mandatos e, mesmo assim, cheguei adequando, montando uma equipe porque o meu mandato está absolutamente voltado ao êxito da minha equipe. Equipe essa que tem que ser harmônica e que queira fazer a diferença. Daí, eu busquei fazer essa construção. E a gente já vem com muita coisa nova. Só esse espírito de juventude, de ter um sangue jovem na Câmara, de trazer essas novas ideias, essa nova geração, essa esperança na juventude, é que me dá uma responsabilidade até muito maior do que talvez para outro colega. Lançamos o “Gabinete Itinerante”, que é um fato inédito em Uberaba. Já aconteceu em outros lugares, mas nunca vimos, aqui, um vereador levar a estrutura do seu gabinete a um dos bairros periodicamente. O que a gente tem buscado é o que a população quer: um mandato participativo. Não é achar o que a população quer. É ouvir o que ela quer e poder trabalhar e empenhar para que essas demandas caminhem, evoluam ou ainda que algumas delas sejam sanadas ou mesmo amenizadas. Outra ação que empreendemos foi a instalação de um Gabinete Comunitário, viabilizado por mim, no bairro que tivemos maior expressão de votos. Então, além do gabinete na Câmara Municipal, também temos o Gabinete Comunitário porque o nosso objetivo é dar uma atenção especial àquela comunidade e região. Outra ação nossa foi a instituição do Parlamento Jovem na Câmara, em parceria com a Assembleia Legislativa. Hoje estamos desempenhando um trabalho do Parlamento Jovem, etapa municipal, com quarenta alunos, sendo vinte das escolas públicas e vinte das escolas particulares. Inclusive no último dia 14, aconteceu a primeira oficina, que é uma das etapas do Parlamento. Esse trabalho vai ser desempenhado até junho para que, em agosto, a etapa municipal leve os alunos para a estadual. Assim, vamos levar os alunos para Belo Horizonte para representar nossa cidade.

 

3 – Você tem buscado a criação da Secretaria Municipal de Juventude de Uberaba. Fale um pouco sobre isso.

Franco Cartafina – O meu mandato é para fomentar a política no meio jovem, de trazê-los para serem protagonistas e trabalharem como sujeitos de direito mesmo, ao invés de serem massa de manobra. Por isso, precisamos ter uma representação no executivo, precisamos ter autonomia. Somos 24% da população de Uberaba e, segundo o IBGE, estamos no ápice do crescimento e, provavelmente, não teremos tão cedo uma população tão jovem como essa. É, de fato, um número expressivo para uma população de 300 mil habitantes e que merece a atenção devida.

 

4 – Falando em juventude, como foi receber o convite do presidente regional do PRB-MG, deputado George Hilton?

Franco Cartafina – Fiquei surpreso e muito feliz com o convite. Primeiro, pelo fato de o partido acreditar que eu posso fazer a diferença e também, por mais uma vez, me surpreender positivamente com o partido, no intuito de descentralizar o poder do eixo da capital mineira e poder levar para o interior, para outras macrorregiões, e buscar, no triângulo mineiro, o coordenador do PRB Juventude. Uma responsabilidade, é claro, mas uma felicidade muito grande de ter sido escolhido para exercer essa função.

 

5 – Quais são as metas para esse importante movimento de jovens.

Franco Cartafina – Temos que fomentar a nossa juventude para que os jovens participem de fato da política partidária. O nosso trabalho vai ser, principalmente, a criação da juventude do PRB nos municípios de Minas que ainda não existem. E, lógico, estimular e fomentar o trabalho daquelas juventudes já existentes. Além também de poder fazer um trabalho com o governo municipal para estimular que sejam criados os Conselhos Municipais de Juventude, que é uma forma de trazer algumas lideranças do setor da juventude para compor esse Conselho e poder intermediar com o governo municipal. Eu não quero dar um passo muito grande. Eu tomei posse há um mês, estou sentindo como é que é, o que dá para fazer, até onde dá para a gente ir, mas estamos fazendo todo o esforço possível para poder participar dos encontros, de visitar as cidades onde temos as comissões provisórias existentes, onde teve candidato a vereador, onde a gente tem vereador, onde tem prefeito e vice-prefeito. A gente tem que desbravar Minas Gerais.

 

6 – E o PRB Juventude em relação às eleições de 2014?

Franco Cartafina – Seguindo as diretrizes da nossa liderança estadual, deputado George Hilton, queremos fortalecer o partido. E o partido é a equipe. Nós temos buscado nessas reuniões, sem dúvida nenhuma, trazer pessoas para compor o nosso grupo, para que se candidatem a deputado estadual e a deputado federal. Quanto à juventude, é um caso que ainda não chegamos a um consenso. É um passo delicado para ser tomado e tem quer ser dado com muita serenidade. O que a juventude com certeza vai ter, e isso não tenho dúvida, é que se empenhar no trabalho do grupo para que o partido cresça nessas eleições e dobre o número de nossas bancadas. O que queremos é fazer parte da construção para que possamos evoluir nessas eleições. Sem dúvida nenhuma, a juventude vai estar presente nesse sentido.

 

7 – Para fechar, o que é ser 10 para você?

Franco Cartafina – Ser 10 é ser jovem, é ter ideias novas, é ter sonhos e saber que, só com muito trabalho, eles serão realizados.

 

Por Helen Assumpção – Comunicação Nacional do PRB

Foto: Douglas Gomes

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest