Flávia Soares afirma que é preciso romper com a velha política em Juazeiro do Norte

Flávia atua desde 2014 no projeto político que reúnes cidadãos de vários segmentos sociais dispostos a apresentar um nova proposta de gestão para Juazeiro.

Flávia atua desde 2013 no projeto político que reúne cidadãos de vários segmentos sociais dispostos a apresentar uma nova proposta de gestão para Juazeiro

 

A entrevistada da semana é uma cearense lá do município de Juazeiro do Norte, no Ceará. Ela é advogada, desde 2006 atua na área de família e tem um histórico de luta em defesa dos direitos das mulheres. Pré-candidata a prefeita da cidade, Flávia Soares destaca como entrou para a política, a filiação ao PRB e as razões que a motivaram a aceitar o desafio de apresentar um projeto político de mudança verdadeira à população nas eleições de outubro.

Flávia tem 38 anos, casada há 12 anos e tem dedicado os últimos dois anos a debater propostas e reunir pessoas de bem para fazer a boa política em Juazeiro. Conhecedora dos desafios que tem pela frente, a republicana representa a renovação na política da cidade, quem vem sendo ocupada por um mesmo grupo durante os últimos 20 anos.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – O seu nome aparece como pré-candidata a prefeita. Qual foi sua principal motivação para aceitar esse desafio?

Flávia Soares – Na verdade, veio de dentro do grupo que nós criamos para defender uma mudança verdadeira na administração do município. O projeto tem várias frentes, profissionais liberais, líderes comunitários e outros seguimentos. Meu nome surgiu dentro do projeto com possibilidade de ser uma pré-candidata. Inicialmente eu não tinha esse objetivo quando resolvemos criar o grupo e isso foi sendo construído no decorrer do nosso trabalho. O desafio foi lançado e quando nós decidimos pela filiação ao PRB, já existia essa perspectiva de eu ser a pré-candidata. Eu aceitei, mas busquei a minha família para ter respaldo da decisão. Quando a gente resolve entrar para a política, as pessoas que estão próximas da gente também se tornam públicas. Eu tive esse cuidado de conversar com meu esposo, com minha mãe e meus irmãos. Quando o PRB ouviu da gente a possibilidade da minha pré-candidatura, já acolheu de imediato e meu nome foi ganhando força com a caminhada. Das 50 participantes do grupo na fase inicial, hoje eu não consigo mais enumerar as pessoas que estão apoiando nosso projeto político. Contamos com o apoio de muita gente e isso é gratificante demais.  

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, quais devem ser as prioridades da próxima gestão municipal?

Flávia Soares – Nós estamos vivendo um momento muito crítico aqui em Juazeiro. Temos uma crise política e administrativa, o que caracteriza uma falta de representação muito grande. Penso que o maior desafio que temos atualmente é colocar a máquina administrativa para funcionar corretamente em várias áreas. Existem problemas nas áreas da Saúde e Educação, inclusive, o município tem várias categorias de servidores em greve. Como exemplo, cito a guarda municipal, professores, agentes de saúde e servidores da Secretaria de Meio Ambiente. Estamos vivendo um caos na gestão pública em nossa cidade. Diante desse cenário, dá para perceber que são grandes os desafios para os próximos quatro anos. A partir de janeiro de 2017, é preciso priorizar uma boa gestão, em que o serviço público essencial funcione. Será preciso saber gerenciar os recursos públicos, atender às urgências sociais e o cidadão precisa ter acesso ao serviço público de qualidade. Nós não temos um posto de saúde funcionando a contento e não existe um hospital público do município. Vivemos uma situação muito difícil na área da saúde aqui. A ausência da capacidade de administrar a cidade é sentida na pele do cidadão todo dia.

 

Agência PRB Nacional – Se não tem posto de saúde funcionamento corretamente e o município não conta com hospital público, onde as pessoas são atendidas?

Flávia Soares – Aqui tem o Hospital Regional do Cariri, o nome é esse. Ele foi construído pelo Governo do Estado, mas a unidade de saúde não foi criada com objetivo de atender somente a população de Juazeiro, mas da região inteira do Cariri. São vários municípios que fazem parte. O mais grave é que o hospital só atende demandas de alta complexidade e está praticamente falido também. Dessa forma, o atendimento no município se resume em uma única UPA.  A gente tem uma UPA que não foi inaugurada até agora e temos outra que fechou as portas. Então, a população toda é atendida nessa única unidade de saúde em funcionamento na cidade. Os postos de saúde que deveriam cuidar da saúde básica não funcionam, a UPA que trata os casos de média complexidade já não atende mais e só consegue prestar assistência médica a casos simples, como gripes ou outras doenças parecidas. Os equipamentos que deveriam atender 250 pessoas por dia, tem uma demanda diária de mais de mil atendimentos.

 

Agência PRB Nacional – Como está a preparação para a campanha, tanto na questão da organização do PRB quanto na aceitação da população?

Flávia Soares – Nós contamos com uma equipe muito empenhada e capacitada em colocar a melhor proposta para administrar Juazeiro do Norte. Estamos trabalhando na elaboração do Plano de Governo, contamos com o apoio total do partido e estamos nos organizando para o desafio que temos pela frente. Com relação à população, eu tenho recebido muito apoio e as pessoas estão entendendo que Juazeiro chegou num momento de fechar um ciclo de políticos que não têm compromisso nem tampouco responsabilidade com a coisa pública. Diante desse cenário, nós estamos com muita coragem nos colocando como a esperança do povo em viver dias melhores.

 

Agência PRB Nacional – Já foi feita alguma pesquisa de intenção de voto?

Flávia Soares – O PRB em si não fez pesquisa. A gente tem aqui um grande problema: a política é formada por grupos que se revesam no poder há mais de 20 anos e algumas pesquisas estão sendo realizadas, só que não foram registradas. Nós estamos com um trabalho muito bom, sendo muito bem reconhecido e isso está incomodando aqueles que agora se sentem ameaçados pela nossa força. As pessoas já estão declarando que estão com a gente na caminhada e isso é muito gratificante. Eu como cidadã represento a grande maioria da população que já está cansada desses políticos. Eles representam um grupo político, às vezes estão juntos, às vezes separados e depois se juntam novamente por interesses pessoais. Então nosso projeto surge como um caminho de transformação e queda desses desgovernos.

 

Agência PRB Nacional – Já há pré-candidatos a vereador?

Flávia Soares – Temos sim. Já são 28 pré-candidatos a vereador, cada um representando sua comunidade. São homens e mulheres que sonham em viver numa Juazeiro que respeite mais as pessoas. A grande maioria nunca disputou uma eleição, até mesmo porque esse é um dos nossos diferenciais. A política está em descrédito, político que já tem carreira de muitos mandatos, a gente não acolheu dentro do nosso projeto. Políticos que já tiveram a oportunidade de representar o povo e não deram sua contribuição de forma positiva, nós também não aceitamos. É claro que temos alguns que foram candidatos, mas todos têm o perfil republicano de fazer a boa política e colocar o mandato em favor do povo. Não trabalhamos para favorecer candidaturas, nós estamos nessa luta para tirar Juazeiro dessa situação de falta de compromisso com o povo.

 

Agência PRB Nacional – Como começou sua história na política?

Flávia Soares – Tenho serviços prestados na área da defesa dos direitos das mulheres. Atuei como diretora do Centro de Referência Regional da Mulher, que prestava assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e, por conta do meu trabalho, fui eleita presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher em Juazeiro, em consequência do meu desempenho no Centro de Referência. Atualmente integro a diretoria da OAB de Juazeiro do Norte, na função de tesoureira, eleita no ano passado.

 

Agência PRB Nacional – Por que decidiu entrar para a política? Como essa história começou?

Flávia Soares – Eu sou genuinamente motivada pelos ideais que acredito. Sou uma cidadã que acredito no poder de transformação de vidas que a política carrega, cuidar de pessoas, gerir com compromisso e responsabilidade a coisa pública, transformar os recursos públicos em serviços de qualidade para a população. Essas são as motivações que me fizeram levar essa luta adiante. Minha decisão de ingressar na política foi para ter mais condições de cuidar das pessoas, do nosso povo e da nossa cidade que vem sofrendo por muito tempo. Quero cuidar de Juazeiro da forma que o povo e a cidade merece, atitude que não temos visto pelos representantes políticos. Vários governos municipais passaram pela prefeitura e a população sempre ficou em segundo plano. Eu defendo que o povo merece respeito e foi por isso que coloquei meu nome à disposição das pessoas, como pré-candidata a prefeita pelo PRB. Num futuro próximo, quem sabe serei a primeira mulher eleita prefeita de Juazeiro. O município nunca teve uma administração sob o comando de uma mulher. Eu acredito que teremos grandes chances de vitória para implementar uma gestão feminina em nossa cidade.

 

ronaldo-martins-prb-flavia-soares-juazeiro-do-norte-foto3-prb-ce-14-03-2016

Advogada

Agência PRB Nacional – Em que parte desse caminho surgiu o PRB?

Flávia Soares – A chegada do PRB veio para fortalecer e viabilizar o projeto. Lembro que recebi um convite de um amigo, que por sinal é hoje nosso presidente municipal. Ele me convidou para participar de uma reunião com a executiva estadual. Além de ser um amigo pessoal, Givanildo conhecia as nossas propostas e ele percebeu que havia possibilidade de fortalecer o projeto com o apoio do PRB. Só para você ter uma ideia, eu recebi a ligação numa sexta-feira à noite, para a reunião que seria realizada no sábado pela manhã. Aceitei e, imediatamente, já pesquisei sobre o PRB e o que defendia o partido. Eu precisava ir para essa reunião já com o conhecimento necessário sobre o que representa o PRB na política, tanto nacionalmente quanto no Estado do Ceará. A gente teve essa reunião, eu conheci o presidente estadual, deputado federal Ronaldo Martins, o deputado estadual David Durand e o secretário-geral do partido no Ceará, Euler Barbosa e contamos ainda com a presença do vereador Gelson Ferraz, de Fortaleza. Eu, de imediato, me encantei com o pensamento dos representantes do partido, senti firmeza, e a representação daquilo que eu acredito como deve ser um político comprometido com o povo. Eu vi na fala deles essa possibilidade de colocar o nosso projeto à disposição do PRB e colocar nossas propostas em prática. De lá, fomos para a câmara municipal para um evento do partido e já assumimos o compromisso público com o partido de caminhar com o PRB daquele momento em diante. O Givanildo assumiu como presidente e eu como secretária-geral do partido. Eu, particularmente, já tinha conhecido outras siglas partidárias e participei de reuniões com outros diretórios. No entanto, não consegui ver aquilo que eu buscava. Essa firmeza e identidade eu só consegui perceber no PRB.

 

Agência PRB Nacional – O que basicamente você viu no PRB para decidir pela sua filiação ao partido?

Flávia Soares – O Partido Republicano Brasileiro veio para complementar a nossa proposta de implementar em Juazeiro a prática da boa política e a nossa vontade de acabar com a divisão de cargos, de fazer da administração um negócio de interesse privado e deixando as demandas do povo em segundo, terceiro e quarto plano. Então, eu consegui identificar isso de forma muito clara no PRB. A gente tem o dever de melhorar a qualidade da gestão pública dos políticos e esse compromisso eu assumi junto com esse projeto. Estamos firmes com o partido nesse sentido, de colocar em ação, nas ruas, o que de fato nós pensamos sobre a política.

 

Agência PRB Nacional – Para concluir a entrevista, conta para gente quem é Flávia Soares?

Flávia Soares – Eu sou uma juazeirense, filha de dois grandes cidadãos também nascidos aqui. O meu pai, já falecido, era empresário aqui de Juazeiro do Norte no ramo de autopeças e material de construção. Sou de uma família de cinco irmãos, casada há 12 anos com Paulo de Tarso, que é militar, engenheiro civil e também é cearense. Eu sou uma advogada atuante na área da família, sou apaixonada pelo Direito e pela advocacia como um todo. Me formei na Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2006. Passei na OAB antes de concluir o curso e tive que ajuizar uma ação para valer meu direito de fazer a prova antes de receber o diploma.

 

Agência PRB Nacional – Flávia, obrigado pela sua participação e desejamos sucesso na caminhada política em Juazeiro do Norte.

Flávia Soares – Eu que agradeço a oportunidade de falar sobre nossa luta aqui em Juazeiro do Norte.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – PRB Ceará

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest