Fábio Freitas será empossado presidente do PRB Pará hoje (19)

fabio-freitas-prb-novo-presidente-prb-para-foto-douglas-gomes-

A cerimônia de posse está marcada para hoje (19.03), no Hotel Hadisson, em Belém, às 19h

 

Com apenas 29 anos, o paulista Fábio Freitas, aceitou o desafio de levar a bandeira da boa política para o Estado do Pará. O republicano foi indicado pelo líder nacional do PRB, Marcos Pereira, para comandar os trabalhos da legenda no Estado. A cerimônia de posse está marcada para hoje (19.03), no Hotel Hadisson, em Belém, às 19h. Fábio terá a missão de consolidar a legenda, ampliar o número de filiados, conscientizar os paraenses que é possível “sim” fazer política séria e limpa, bem como ampliar a bancada de vereadores e prefeitos nas eleições municipais de 2016. O republicano foi o nosso entrevistado da semana e desta vez, a Agência PRB Nacional de Notícias conversa sobre o desafio, as metas, projetos e expectativas do novo presidente estadual.

 

ENTREVISTA

Portal PRB: Como assume este novo desafio de comandar o PRB no Estado do Pará?

Fábio Freitas – Assumo esta missão com muita responsabilidade, e vamos trabalhar incansavelmente para cumprir todos os projetos e metas traçadas pela presidência nacional. Estou há exatamente 90 dias no Estado do Pará e desde que fui indicado pelo presidente Marcos Pereira para assumir o comando do PRB Pará, tenho me reunido com várias lideranças e percorrido centenas municípios para conhecer de perto a situação de cada região e da população. Vamos fazer as coisas acontecerem e disseminar os ideais da boa política, que hoje infelizmente está com total descrédito e mostrar a forma certa de se fazer política.

 

Portal PRB: Quais as maiores necessidades e dificuldades enfrentadas pela população do Pará?

F F – O Pará é um dos maiores estados do Brasil em termos territoriais. Dos 144 municípios, 131 deles encontram-se inadimplentes, e o pior, o próprio Estado, o que inviabiliza o repasse de recursos federais para fomentar o seu crescimento em vários aspectos – saúde, educação, infraestrutura e outros. Para se ter ideia, de 100% de saneamento básico, o Pará dispõe apenas de 6%. Outra dificuldade se dá pelo fato do Estado ser muito grande, o que torna ainda mais difíceis investimentos em determinadas regiões pela falta de acesso, que tem um custo bem maior. Para ter acesso a alguns municípios mais distantes, é necessário viajar de barco por dias. Em Altamira, por exemplo, o quinto município mais extenso do mundo, um vereador, para chegar à câmara municipal, precisa viajar por mais 24 horas.

 

Portal PRB: Como andam os preparativos para as eleições municipais de 2016 e quais as metas do PRB Pará?

F F – Nosso objetivo é triplicar a bancada de vereadores em todo o Estado, que hoje conta com 39 representantes, sendo que meta é, no mínimo, eleger 100 nomes. Para as prefeituras, o PRB aposta eleger 10 representantes. Esses resultados, em curto prazo, vão refletir diretamente nas eleições de 2018, onde o PRB vai lutar pela conquista de três cadeiras na Assembleia Legislativa Estadual, duas vagas na Câmara Federal, bem como lançar candidaturas próprias para o governo e Senado Federal.

 

Portal PRB: Os movimentos sociais e setoriais do PRB foram criados com o objetivo de construir um diálogo conjunto com a sociedade por meio da participação político-partidária. Como está sendo a atuação desses movimentos no Pará?

F F – Nosso objetivo é levar os ideais do PRB para os 144 municípios. Estamos muito próximos de cumprir essa meta, tendo em vista que já alcançamos 136 cidades. Inicialmente, estamos organizando os movimentos, pois “ordem e progresso” é a regra de um bom sucesso. Aqui, o PRB Mulher está sob o comando de Simone Carole, que já está se movimentando para conscientizar as mulheres sobre a sua importância na política e trazendo para o PRB aquelas, que de fato, queiram colaborar e participar ativamente da definição de ações que norteiam sua cidade. Temos, ainda, o movimento da pesca, que é um segmento que carece de políticas públicas que fomentem o crescimento do setor. No Pará são mais de 300 mil trabalhadores envolvidos com a pesca e eles também precisam de representação. O PRB Juventude também ganhará novos rumos com a posse do novo coordenador estadual que possui uma vasta experiência e engajamento com esta bandeira.

 

Portal PRB: Qual a sua visão sobre a participação da mulher nas decisões políticas?

F F – A mulher tem uma relevância importantíssima na política por ter um olhar mais sensível, mais abrangente e por ser mais detalhista. O homem, por sua vez, é mais direto. Outro fato interessante na política é que os escândalos acontecem mais com os homens do que com as mulheres. Infelizmente, muitas agremiações querem a participação da mulher para cumprir apenas uma cota e não sofrerem sanções por parte da Justiça Eleitoral. No PRB é diferente, a mulher não é uma exceção, mas sim uma regra, como defende o nosso líder nacional Marcos Pereira. No Pará, por exemplo, a grande maioria das presidências municipais são ocupadas por mulheres. E não vamos parar por aí, vamos ampliar os debates com a sua participação.

 

Portal PRB: Como o senhor vai desenvolver ações para resgatar a prática da boa política, uma bandeira que vem sendo defendida veementemente pelo presidente Marcos Pereira?

F F – A prática da boa política é feita primeiramente com organização e planejamento. Além disso, todos aqueles que não compactuam, não concordam com as bandeiras ou ideologias do PRB serão retirados dos quadros do PRB. O partido preza por aqueles que fazem política para o povo e não para alavancar desejos pessoais. Vamos, ainda, conscientizar as pessoas sobre a importância do voto. Infelizmente, muitos eleitores, em especial nas regiões mais carentes, trocam o voto por dinheiro ou cesta básica. As pessoas precisam ter consciência de que o voto vai definir o futuro de uma região por quatro anos, seja com boas políticas públicas que fomentem o desenvolvimento ou não, isso depende exclusivamente do eleitor. O PRB é um partido ficha limpa e idôneo, e para ingressar nele, é preciso também cumprir esses requisitos.

 

Portal PRB: Como se deu o seu ingresso na política e por que escolheu o PRB?

F F – Desde jovem, sempre atuei na política. E no PRB não foi diferente, desde a sua fundação trabalhei nos bastidores para ajudar na eleição de vários candidatos. Inicie minha trajetória no Espírito Santo, onde fui secretário de estado, por ter um amplo conhecimento em gestão empresarial e logística. Logo após, fui para o Estado de Minas Gerais, para atuar, mais especificamente, em projetos sociais voltados para a juventude. Lá, me deparei com muitas dificuldades. Sempre que precisávamos de algo, por exemplo, a indicação de uma quadra de esportes, recebíamos repostas negativas de vários gestores. Foi aí que decidi participar do Conselho Estadual de Juventude e expandimos o nosso trabalho. Cheguei a organizar eventos para quase 30 mil jovens, estreitei parcerias com faculdades e escolas, dentre outras ações. Recentemente, fui convidado pelo presidente Marcos Pereira para ajudar a alavancar o PRB no Estado do Pará. A legenda 10 é um partido que tem um diferencial das demais agremiações. Por exemplo, muitos líderes questionam que os partidos não investem em suas bases, que são os municípios. No PRB não é assim. Sua atuação é constante, não se delimitando somente em período de campanha.

 

Portal PRB: Suas considerações e qual mensagem que deixa para os militantes e apoiadores do PRB Pará.

F F – Que acreditem no trabalho que está sendo desenvolvido pelo PRB. Infelizmente, a imagem da política no Brasil está desgastada, mas não podemos ficar de braços cruzados. Criamos, aqui no Pará, o slogan: “Para melhor cuidar de você, venha para o PRB”. O PRB é um partido que pensa no povo e na coisa pública, além de ser um partido inovador e ter um jeito simples e honesto de fazer política.

 

Fonte e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest