“Estou bastante motivado em cumprir a missão que me foi dada”, diz Silvio Costa Filho

“Estou bastante motivado em cumprir a missão que me foi dada”, diz Silvio Costa Filho

Com uma rotina intensa, o deputado atua para ampliar a força do PRB no estado, liderar a bancada de oposição na Assembleia e conquistar apoio para disputa pela prefeitura do Recife

 

Recife (PE) – Filiado ao PRB no último dia 15 de março, o nosso entrevistado da semana é pernambucano, foi eleito o 4º vereador mais votado do Recife com apenas 22 anos de idade e está no terceiro mandato seguido de deputado estadual. Silvio Costa Filho, além de assumir o comando do PRB no Estado do Pernambuco é o pré-candidato do partido a prefeito da capital Recife.

Ele é formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, foi diretor executivo de uma importante rede de ensino da capital e começou a vida pública no movimento estudantil. Casado há seis anos, Silvio Costa Filho tem dois filhos: um menino de 6 anos e uma menina de três. Mesmo com o tempo corrido por conta da atividade parlamentar, ele faz questão de acordar cedo para deixar os pequenos na escola.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Conta para gente o que pesou na balança em favor do PRB? Por que o PRB e não outro partido?

Silvio Costa Filho – Desde que o partido foi fundado, eu sempre acompanhei os passos do PRB. Foi na figura do vice-presidente da República, José Alencar, e dos demais valorosos homens de compromisso e comprometimento com o país, eu passei a admirar o Partido Republicano Brasileiro. Paralelamente, eu sempre observei os quadros que formavam o partido e percebia nitidamente que eram pessoas com boas propostas e que buscavam fazer política de forma diferente. O próprio presidente nacional, Marcos Pereira, tem feito um belo trabalho à frente do PRB Nacional. Diante disso, quando o convite surgiu, eu levei em consideração o fato de que o partido não representa somente a nova política, ele vai além e significa a boa política, a que é feita com seriedade e respeito pelo Brasil. Sobretudo, eu digo sempre que o PRB não é jovem apenas na idade cronológica, mas também na idade das ideias. Por entender que o PRB tem boas ideias para o Brasil, é que eu resolvi ingressar no partido e buscar sempre fazer o melhor para o povo de Pernambuco.

 

Agência PRB Nacional – Antes de vir para o PRB, o senhor assumiu a liderança da oposição na Assembleia. Com a filiação ao PRB, o senhor continua no cargo?

Silvio Costa Filho – Eu tive o privilégio de mesmo saindo do PTB, partido que eu fazia parte, de continuar na liderança do bloco da oposição. Os colegas deputados entenderam que a mudança para o PRB não poderia alterar minhas atividades na Casa, pelo contrário fortalecia nosso trabalho. Portanto, o PRB tem hoje a liderança da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco e nós estamos trabalhando bastante para cumprir o nosso papel constitucional e esperamos contribuir com o crescimento do PRB em todo Estado.

 

Agência PRB Nacional –  Além da filiação, o senhor assumiu a presidência estadual do partido. Como o PRB está se preparando para as eleições municipais?

Silvio Costa Filho – Primeiro, eu quero registrar a importância do trabalho feito para o fortalecimento do PRB pelos nossos amigos: o suplente de deputado federal Carlos Geraldo e o deputado estadual Ossesio Silva. Eu tive a oportunidade de ser convidado pelo presidente Marcos Pereira para assumir o PRB Pernambuco e estamos iniciando o planejamento estratégico para garantir a ampliação da força do partido no interior do estado e na capital. O projeto tanto visa as eleições 2016 quanto as que ocorrerão em 2018. Pela primeira vez, o PRB vai ter um candidato a prefeito na capital, na cidade do Recife, e esperamos lançar mais de 20 candidatos a prefeito em todo estado e triplicar o número de vereadores do interior e na capital. Com isso, nossa meta é sair fortalecido das eleições de outubro. Em 2018, a nossa expectativa é que possamos eleger dois deputados federais e três estaduais. Outra novidade, é que estamos trabalhando para ter candidato ao Senado também. É evidente que é um longo caminho de construção pela frente, mas eu tenho certeza que, nos próximos quatros anos, o PRB crescerá consideravelmente no Estado do Pernambuco.

 

Agência PRB Nacional – A sua atuação no partido já mostrou que está determinado em ampliar a força do PRB em todo estado. Diante disso, qual é o sentimento desse novo momento na sua vida política?

Silvio Costa Filho – Estou bastante estimulado em cumprir a missão que me foi dada. Sinto que estou numa família de pessoas sérias e unidas em torno de um projeto de muito compromisso com o povo. Me sinto bastante motivado em fazer mais e melhor pelo Pernambuco e quero registrar o belo trabalho que o presidente nacional, Marcos Pereira, tem feito em todo País. Ele é uma pessoa que sabe ouvir e se posicionar, tem preocupação com o Brasil e exerce permanentemente a boa política. Então, o meu sentimento é de muita gratidão pelo presidente por ter me escolhido para essa missão. Aqui em Pernambuco, graças a Deus, nós estamos com uma aceitação muito positiva. Por todo estado, tenho recebido apoio na decisão de me juntar aos homens de bem do PRB e ao mesmo tempo de ter sido escolhido presidente estadual do partido.

 

Agência PRB Nacional – O seu nome foi anunciado pelo PRB como pré-candidato a prefeito do Recife. O que podemos esperar desse projeto político? Como estão os preparativos para esse desafio?

Silvio Costa Filho – Já dizia Tancredo Neves, “Eleição majoritária não depende apenas de um desejo pessoal e sim de um conjunto de fatores”. Eu quero aproveitar a oportunidade e agradecer publicamente aos deputados estaduais e federais, vereadores do Recife, ao movimento popular, sindicatos e várias entidades que têm manifestado um forte desejo de apoiar a nossa candidatura. Isso tem estimulado bastante o nosso projeto para o enfrentamento. Para você ter uma ideia, o Recife é uma cidade pequena. Uma das menores cidades do Brasil, com 218 quilômetros quadrados e uma população de 1 milhão e 650 mil habitantes. É uma capital com grande potencial na área do desenvolvimento econômico. Eu digo sempre que nós vivemos em dois Recifes. Um das oportunidades, que cresce e se desenvolve a exemplo do Porto Digital – um dos maiores Centro de Tecnologia e Informação do Brasil. Nós temos, atualmente, o segundo Polo Médico do País. Pernambuco é referência do Nordeste na área do Turismo, sobretudo com foco na capital. Ao mesmo tempo, temos o Recife da desigualdade e da falta de esperança. Infelizmente mais de 60% da população vive em situação precária, apenas 40% da cidade tem saneamento básico. O Recife foi uma das capitais que menos recebeu investimentos em habitação popular nos últimos anos, os serviços públicos de saúde são muito precários, faltam projetos efetivos para defesa e recuperação do patrimônio público e de melhoria da qualidade de vida do povo. A cidade tem vários problemas na área da mobilidade urbana e nós estamos trabalhando muito para buscar as soluções necessárias. Criamos um grupo de trabalho, pelo qual temos estudado Recife de forma permanente. A partir de abril, nós iremos visitar algumas capitais do Brasil para conhecer bons projetos que podem ser implementados na nossa cidade. No momento certo, vamos apresentar o nosso programa de governo para que ele chegue na casa e no coração das pessoas de forma positiva, e carregado de esperança e certeza de um futuro bem melhor que o presente. Nós teremos um bom time para entrar em campo e vencer essa partida pela vitória do povo do Recife.

 

Agência PRB Nacional – Qual o balanço que o senhor faz desses 12 anos de atuação política no Pernambuco?

Silvio Costa Filho – Foram anos de muito trabalho e dedicação. Busquei e tenho procurado com minhas ações, minha atividade parlamentar, melhorar a vida da população pernambucana. Apresentei vários projetos importantes. Primeiro, quando estive como vereador do Recife, eu fui presidente da Lei Orgânica Municipal, apresentei o projeto que cria o Parlamento Jovem – um projeto muito exitoso na nossa capital que envolveu os jovens dentro do debate de interesse público da cidade, passando a ter voz e vez na Câmara para debater. Eu tive o privilégio de ter sido escolhido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) como o parlamentar destaque do ano.

Já na Assembleia Legislativa, eu apresentei um projeto que é pioneiro no Brasil. Criamos aqui, a Lei de Responsabilidade Educacional com abrangência estadual. A norma obriga o secretário estadual de Educação a prestar contas anualmente dos indicadores educacionais do estado. Isso é uma realidade em Pernambuco e teve o apoio integral das universidades, escolas, estudantes e sindicatos dos professores. Depois tive o privilégio de ser presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e do Transporte Coletivo, pela qual fizemos vários debates sobre a qualidade do transporte e da infraestrutura viária da cidade. Ao final, apresentamos um relatório com um diagnóstico completo sobre os problemas de mobilidade e transporte coletivo. Nesses últimos nove anos, fiz parte da Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Assembleia Legislativa do Pernambuco e sempre busquei atuar na área do desenvolvimento econômico e de proteção ao meio ambiente com iniciativa de sustentabilidade. São muitos projetos que não teria como falar de todos aqui. Mas digo, sem medo e com o coração limpo, que as minhas atuações sempre foram e são em defesa do cidadão pernambucano.

 

Agência PRB Nacional – Atualmente, quais são os principais temas e projetos defendidos pelo senhor na assembleia?

Silvio Costa Filho – Eu tenho feito reiteradas cobranças para implementação de projetos na área de mobilidade urbana para melhorar a qualidade de transporte coletivo. Nós estamos vivendo um grande problema na região metropolitana e precisamos buscar soluções para esses problemas. Outra coisa é que existem várias obras paralisadas no estado, que têm gerado um efeito muito negativo para a econômica, sobretudo deixando muita gente desempregada e desamparada. O Governo do Estado precisa resolver esses problemas e isso tem uma cobrança permanente na assembleia. Apresentamos um projeto que cria o Conselho Estadual do Bem-Estar Animal, que contou com o apoio de todos que fazem parte dessa área e concentra uma demanda social muito grande. Temos, também, defendido e cobrado do estado um conjunto de ações para a melhoria das políticas públicas da Segurança e Saúde – áreas que merecem toda atenção daqueles que foram eleitos para cuidar dos interesses da população.

 

Agência PRB Nacional – O senhor teve uma atuação de grande destaque na Assembleia sobre a situação da Arena Pernambuco, quais são os principais pontos defendidos?

Silvio Costa Filho – A Arena Pernambuco está sendo investiga pela Polícia Federal por meio da “Operação Fair Play” e a gente espera que, ao final, os culpados sintam a força da Justiça e sejam responsabilizados. Paralelamente aos indícios de irregularidades, existem os problemas políticos e de gestão. Na época da construção da Arena, o governo estadual vendeu a ideia da criação de uma “Cidade da Copa”, formada por um novo eixo de desenvolvimento econômico urbano com construção de unidades habitacionais, shoppings, novos espaços urbanos e obras de mobilidade. Mas, ao final, somente foi construída a Arena que, atualmente, está praticamente falida, inoperante e sem relevância social alguma. Então, a gente tem cobrado bastante que o estado possa apresentar soluções para esses problemas. Essa tem sido, também, uma das nossas prioridades de atuação na assembleia.

 

Agência PRB Nacional – Por que o senhor considera que a Arena está falida? Quais os principais problemas?

Silvio Costa Filho – Primeiro, é a distância do centro da cidade. A Arena fica um pouco longe do grande eixo de desenvolvimento da capital, são mais de 20 km que separam a construção e o centro. Atrelado à distância estão as dificuldades do transporte coletivo. As pessoas chegam a passar quase 2 horas no trânsito todo dia para ir e voltar do trabalho. Outro agravamento é que os três maiores clubes de futebol têm estádios próprios com estruturas muito bem organizadas e, por isso, a Arena não tem sido utilizada para a realização dos grandes jogos. A gente não consegue ver como fechar a conta porque a enorme quantidade de recursos aplicados para a construção não justificam a utilização do espaço. Era muito mais interessante que as estruturas de esporte na capital fossem recuperadas e impulsionadas. Do jeito que está é que não pode continuar de forma alguma. É preciso uma solução urgente.

 

Agência PRB Nacional – Dentro da Assembleia Legislativa, o que pode ser feito para mudar esse quadro?

Silvio Costa Filho – Nós estamos promovendo uma audiência pública no final deste mês para ouvir a iniciativa privada e o governo do estado com o objetivo de contribuir com a solução desse problema. Nós temos defendido que a gestão da Arena seja repassada para a iniciativa privada. Mas para isso, é necessário uma atuação mais efetiva do governo com a conclusão das obras de mobilidade e um maior envolvimento com os clubes de futebol no processo. Defendemos que a Arena pode se transformar, também, num centro de lazer e cultural para a população, com shows de grande porte e espetáculos. Nós precisamos encontrar um caminho viável para tentar resolver aquela situação que tem deixado os pernambucanos preocupados.

 

Agência PRB Nacional – Que mensagem o deputado Silvio Costa Filho pode deixar para as pessoas diante desse cenário de falta de esperança do povo com a política?

Silvio Costa Filho – Eu penso que é um momento de muita reflexão. Eu vejo que a classe política precisa refletir sobre o momento que estamos vivendo no País. Já passou do prazo para a classe política se requalificar e, ao mesmo tempo, atuar de forma mais presente junto aos anseios da população. O que se observa é um aprofundamento da descrença, um descrédito muito grande com relação aos políticos. A cada momento o parlamento está mais distante da sociedade, não só a Câmara Federal, mas todas as casas legislativas do País. Há, sem dúvida alguma, uma distância muito grande e é importante que a gente possa resgatar na população o papel de participar da vida pública. Ninguém é adepto de Bakunin, que pregava o anarquismo, uma sociedade sem leis, ordem e regras. Ninguém quer isso, nós desejamos ver a classe política fortalecida e digna de bons exemplos de serviços prestados ao povo. Somente por meio da política, o Brasil teve grandes conquistas. O Ministério Público, a Política Federal e as instituições judiciárias são todas frutos da boa política. Diante disso, é muito ruim a sociedade negar a importância da politica e colocar tudo no mesmo barco. Então, é preciso que os políticos donos de mandatos ou não, façam essa reflexão sobre o verdadeiro papel de servir o bem comum. Não é possível adiar mais o debate das reformas previdenciária e administrativa, ou seja, de uma reformulação do Estado Brasileiro. Tudo isso passa pelo pacto federativo que defendemos. Hoje, nós estamos vivendo uma situação financeira muito difícil nos estados e, sobretudo, os municípios que sobrevivem apenas com os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mais de 70% do que se arrecada no Brasil fica com o governo federal e é preciso que se possa ter uma repactuação das receitas nacionais. O Pacto Federativo é muito importante para o Brasil. Nós temos defendido isso na assembleia e nos fóruns que eu tenho oportunidade de debater e participar.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest