Alan Rick: um acreano e republicano em defesa da família em Brasília

alan-rick-entrevista-foto-douglas-gomes-21-11-14

Alan Rick faz história como o primeiro deputado federal eleito pelo PRB Acre.

 

Alan Rick Miranda é jornalista, apresentador, administrador de empresas e pós-graduado em Jornalismo Político. É pastor evangélico e autor de dois livros de poesia com vários prêmios literários no Brasil inteiro, como a Medalha de Ouro do Concurso Nacional de Poesia realizado em Brasília. Mesmo com esse currículo notório, o que chama mesmo a atenção nesse acriano de 38 anos, eleito o primeiro deputado federal pelo PRB Acre com 17.903 votos, é a simpatia e a simplicidade que extravasam na figura desse jovem republicano, imbuído de uma vontade gigantesca de fazer algo por seu povo. Certamente essas qualidades também pesaram na hora do eleitor optar pelo seu nome.

Alan Rick realiza importantes trabalhos sociais de recuperação de dependentes químicos no estado, um dos motivos que o levou a sair candidato, apoiado a todo instante por sua esposa Michele Miranda, com quem está casado há cinco anos. “Ela me dizia: ‘Quanta gente te procura para você ser candidato! Você é um bom nome. Por que você não reflete sobre isso?’”

Durante os três meses de campanha, foram quase 900 visitas em casas, bairros e cidades do interior do Acre, onde Alan confessa ter conhecido uma realidade que mexeu muito com ele. “Hoje estou mais sensível às necessidades das pessoas”.

Saiba agora em detalhes como foi o bate-papo da Agência PRB Nacional com o deputado federal eleito Alan Rick.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quando você decidiu que seria candidato?

Alan Rick – Há dez anos venho sendo convidado para colocar o meu nome para deputado federal. São lideranças da comunidade do Acre, lideranças religiosas, pastores, lideranças políticas. E durante dez anos, eu disse não. Eu não me via desempenhando uma função parlamentar como eu desempenho hoje no jornalismo. A minha contribuição como jornalista e como líder de uma igreja, da Igreja Batista do Bosque, onde sou pastor, já me completavam como cidadão. Realizamos grandes trabalhos na área social, principalmente com dependentes químicos, ajudando a promover restauração de vidas, já tem dez anos que trabalho nessa área. E também como jornalista, tanto no Gazeta Entrevista, quanto no programa Alerta Consumidor, que é o nosso patrulha consumidor no nosso estado, sempre defendendo as pessoas mais humildes, sempre lutando para que a cidadania fosse efetivamente respeitada.

alan-rick-prb-acre-foto3-facebook

Alan Rick sempre ladeado por sua esposa Michele Miranda durante a campanha

Diante disso, desenvolver uma atividade parlamentar não estava nos meus planos. Depois de um tempo de reflexão e de ter conseguido a aprovação de um projeto meu, acatado por uma deputada do Estado, e que possibilitou o reaparelhamento de quatorze unidades de recuperação de dependentes químicos, através das emendas dela conseguimos essa grande vitória, então eu disse: ‘Espera aí, é uma resposta de Deus para a minha vida, é um chamado.”  Minha esposa teve uma participação muito importante. Somos casados há cinco anos e ela me dizia: “Quanta gente te procura para você ser candidato! Você é um bom nome. Por que você não reflete sobre isso?” Comecei a refletir e pedi a direção de Deus porque sou cristão. Foi quando tive a convicção dessa possibilidade. E a nossa vitória nos dá a certeza que era plano de Deus.

 

Agência PRB Nacional – Quando o PRB começou a fazer parte dessa decisão?

Alan Rick  – O PRB foi a consequência disso porque estávamos em busca de um partido que estivesse dentro daquilo que pensamos enquanto sociedade, um partido que defendesse a família. Fomos procurados pelo presidente do PRB Acre, (vereador) Manuel Marcos, e pelo secretário-geral do partido Diego Rodrigues. Foi uma simbiose. Tudo o que nós sonhávamos enquanto cidadão para melhorar a vida das pessoas, para desenvolver um bom trabalho, para restaurar vidas, se juntou com aquilo que o PRB prega enquanto partido, que é a defesa da família, dos valores, que é a defesa de uma política ética séria, do desenvolvimento econômico e social. Foi assim que aconteceu.

 

Agência PRB Nacional – E o desenho para as eleições, era sair candidato a deputado federal ou cogitava-se uma candidatura para estadual?

Alan Rick  – Sempre foi para federal. Até porque para elaborar os projetos que nós sonhamos para o Estado do Acre e para o Brasil, nós precisávamos trabalhar na Câmara Federal porque na Câmara Federal votamos projetos que vão virar leis e que vão ditar os rumos da Nação. Também temos possibilidades de levar os recursos, através das nossas emendas, através dos nossos projetos para contribuir com o nosso estado, que é um estado pobre e que está em desenvolvimento, que está crescendo, e apenas como deputado federal eu conseguiria realizar essas duas funções.

 

alan-rick-prb-acre-foto2-facebook

 

Agência PRB Nacional – Comente um pouquinho como foi a sua campanha.

Alan Rick  – A campanha é sempre uma experiência de vida. Me disseram: “Alan, você não vai ser a mesma pessoa depois da campanha.” É uma grande verdade. Hoje, eu posso dizer que estou mais humilde, que estou mais sensível às necessidades das pessoas, que podemos fazer uma política que traga transformação para a sociedade: a boa política.

A campanha foi difícil porque tivemos poucos recursos. Nunca pretendemos fazer uma campanha milionária, não era o meu projeto e nem do PRB, mas sim fazer uma campanha de ideias, de debater com o povo. Fizemos quase 900 visitas, em bairros, em casas, em caminhadas, em cidades do interior do estado. Estou contando apenas os três meses da campanha! Fora a pré-campanha onde você já começa a conversar com as pessoas.

Foi uma campanha pé no chão, humilde, mas muito bonita. Eu fiz questão de divulgar toda a minha campanha no Facebook para as pessoas acompanharem e verem todos os lugares onde fomos, quais comunidades conversamos. Foi mais emocionante ainda por conta disso, por ter sido uma campanha limpa, séria e muito humilde.

 

Agência PRB Nacional – Como é fazer história sendo o primeiro deputado federal eleito pelo PRB Acre?

Alan Rick  – Não só eleito o primeiro deputado federal do PRB, mas é a primeira vez que um partido considerado pequeno consegue. Hoje, o PRB é grande. Temos 21 deputados federais. Falando aqui a linguagem do Congresso, saímos de um partido nanico para um partido médio. Mas, para nós é um partido grande porque nos dá essa possibilidade de trabalhar o que nós sonhamos. O PRB se une àquilo que defendemos como projeto para o Brasil.

Ser eleito pelo PRB foi uma grande vitória! Imagine só você concorrer com partidos tradicionais e fortíssimos, como o PMDB, PSDB, PT, e o PRB ir lá e ‘beliscar’ uma vaga de deputado federal? São apenas oito vagas pelo Acre em virtude do tamanho da população. Foi um orgulho muito grande vencer e ser o primeiro deputado federal do PRB Acre. Vou carregar isso para o resto da minha vida com grande emoção.

 

alan-rick-prb-acre-foto-facebook

Agência PRB Nacional – A sua eleição também colaborou para o crescimento do PRB na Região Norte do Brasil…

Alan Rick  – Fico muito feliz. Imagine só o PRB sair de 8 para 21 deputados federais, ter um peso hoje no cenário nacional muito grande. Acredito que o PRB será determinante para grandes debates no Congresso Nacional.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, como o crescimento do PRB vai refletir nas eleições de 2016?

Alan Rick  – Nós precisamos, a partir desse momento que tivemos o reconhecimento do povo brasileiro nas urnas, e no meu caso, do povo do Acre, colocar o PRB também  nas disputas para as prefeituras. Precisamos eleger prefeitos e vereadores e fortalecer ainda mais esse projeto da política séria, da política ética, da boa representação. O PRB tem que entrar muito forte, já começando ontem a se preparar para as eleições de 2016.

 

Agência PRB Nacional – O que foi uníssono quanto ao anseio dos acrianos?

Alan Rick  – As pessoas querem políticos sérios. O primeiro clamor da sociedade é que sejamos diferente daquilo que a sociedade vê hoje como político. As pessoas de bem não querem mais os políticos que compram votos, os políticos que se locupletam do cargo público para se enriquecer. Elas querem pessoas que lutem por elas. Esse foi o primeiro clamor que nós ouvimos. Foi uníssono. Na sequência, as pessoas pedem melhorias nas suas comunidades. Nós no Acre, por exemplo, temos muitos quilômetros de ramais, que são as estradas vicinais que levam até aos pequenos agricultores familiares, aos pequenos pecuaristas, daqueles que vivem da terra. Essas pessoas nos pediram muitas melhorias nesses ramais. Temos propostas de colocar recursos para ajudar no escoamento da produção agrícola.

Ouvimos muito também a defesa da vida e da família. O Brasil vive hoje um momento de debate sobre isso. Será que estamos perdendo os nossos valores? Será que estamos relativizando valores que são absolutos como, por exemplo, a definição de família? Será que é isso que a sociedade brasileira quer? Acho que somos um país laico, mas o cidadão não é laico. Somos um país com mais de 85% de cristãos! Nós ouvimos muito isso, que as pessoas querem representantes que defendam esses valores para que o Brasil não se torne uma nação sem valores. Nós entendemos que fomos eleitos para isso.

 

alan-rick-prb-acre-foto4-facebook

(Da direita para a esquerda) – Presidente do PRB Acre, vereador Manuel Marcos, Alan Rick, Dra. Juliana (eleita dep. estadual do PRB) e D. Regilene Mesquita, comemorando a vitória da dobradinha 10.

 

Agência PRB Nacional – É natural que o parlamentar tenha segmentos ou áreas específicas para sua atuação. Qual ou quais seriam as suas?

Alan Rick  – Primeira bandeira será a defesa da família. Temos muitos projetos de lei que são temerosos, que são perniciosos ao que nós entendemos como família e com o que está preconizado na Constituição Federal. Também vamos trabalhar com muito afinco para que o Brasil resolva um dos maiores problemas para o seu desenvolvimento: a reforma tributária e a reforma trabalhista. O Brasil precisa ser uma nação menos burocrática e menos cara para aqueles que produzem. Temos que realizar o pacto federativo no plano nacional. É impossível hoje os municípios manterem suas demandas com as migalhas que recebem. A União concentra tudo. Os estados pegam uma pequena parte e os municípios quase nada. O país precisa do pacto federativo até mesmo para acabar com a guerra fiscal entre os estados.

Outra coisa muito importante é que vou defender o meu estado, o Estado do Acre, que é o povo que me elegeu. Temos hoje um estado que está em franco desenvolvimento, de um povo muito guerreiro, um povo que lutou para ser brasileiro. O acriano estava dentro de um contexto de terras devolutas, e bravos acrianos seringueiros pegaram em armas, liderados por um caudilho gaúcho chamado Plácido de Castro e lutaram para serem brasileiros. Então, esse povo que decidiu ser brasileiro precisa de uma boa representação. Vamos lutar muito para que o Acre tenha mais desenvolvimento industrial, mais geração de emprego e renda, e, com certeza, grandes obras de infraestrutura.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é apresentador de tevê e agora eleito deputado federal. Vai dar para conciliar as duas coisas ou vai se dedicar apenas ao mandato?

Alan Rick  – Voltei a apresentar e vou continuar com o nosso programa diário na TV Gazeta Record do Acre, o Gazeta Entrevista, e quando assumirmos o mandato, teremos um programa semanal direto de Brasília. Esse programa terá um grande viés: tratar do debate nacional. Por exemplo, se tivermos votações de grande interesse nacional ou uma CPI, vamos tratar esse tema com entrevistas para o povo do Acre assistir e ficar por dentro do que está acontecendo no Congresso Nacional. Vamos tentar unir o lado jornalista dentro do mandato e continuar participando ativamente da vida política do povo, através do programa de televisão também.

 

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto 1: Douglas Gomes | Foto 2: Facebook Alan Rick

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest