PRB Mulher faz história ao eleger 02 deputadas federais e 04 estaduais

entrevista-rosangela-gomes-foto-douglasgomes-14-11-14

Rosangela Gomes fala sobre os desafios da mulher na política.

 

O Partido Republicano Brasileiro – PRB fez história ao eleger 06 deputadas em todo o Brasil. Para o Congresso Nacional foram eleitas: Rosangela Gomes, no Rio de Janeiro, que teve 101.686 votos e Tia Eron, na Bahia, que conquistou a confiança de 116.912 eleitores. Ana do Gás (3.823 votos) representará o PRB na Assembleia Legislativa do Maranhão e Dra. Juliana (3.813 votos) conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre. Já as republicanas Tia Jú (74.803 votos) e Soninha Sthoffel (15.577 votos) farão dobradinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Em um bate-papo com a equipe da Agência PRB Nacional, a coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, detalha como se deu a atuação do movimento para o resultado nas urnas, as metas para o futuro, quais os anseios da mulher brasileira e, sobretudo, sobre a importância e os desafios da mulher na política.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – O PRB saiu vitorioso nas urnas em todo o Brasil. Como é escrever as primeiras linhas desta história de sucesso com a eleição de seis republicanas?

Rosangela Gomes – Primeiramente, o PRB acredita na força da mulher e isso é um grande referencial. A primeira pessoa que confiou na força do PRB Mulher foi o presidente Marcos Pereira, ele foi o número um para que o projeto das mulheres republicanas tivesse uma bancada. A atuação do PRB começou inicialmente de forma muito tímida. Temos um projeto audacioso e conseguimos levar uma mensagem às mulheres de que não adianta ser guerreira dentro de casa, no trabalho, na escola, nas associações e tantos outros locais se não forem filiadas a algum partido, podendo assim expor suas ideias e lutas. O PRB Mulher teve uma importante contribuição para a eleição de seis republicanas em todo o País. No PRB, a mulher tem vez e voz. A história da eleição e reeleição da presidenta Dilma Rousseff mostra acima de tudo a força da mulher.

 

Agência PRB Nacional – Quais foram os desafios enfrentados durante esta caminhada?

Rosangela Gomes – As eleições em todo o país não foram fáceis, pelo contrário, foram bastante acirradas. Vou citar como exemplo o meu Estado (Rio de Janeiro), onde nos deparamos com muitas pessoas que estão desacreditadas na política. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada há vinte dias para as eleições do primeiro turno, revelou que 70% dos eleitores ainda não tinham definido em quem votar para deputado federal e estadual. Nossa campanha foi na rua, lado a lado com o senador Marcelo Crivella, que também estava disputando as eleições para governador. Por onde eu andava, pedia às pessoas que me dessem a oportunidade de lutar pelas mulheres no Congresso Nacional. Recebi inúmeros pedidos, como a implantação de creches, ampliação da oferta de empregos e a criação de um hospital de atendimento à mulher.

 

Agência PRB Nacional – Quais os gargalos apresentados pelas mulheres fluminenses?

Rosangela Gomes – Como disse anteriormente, visitamos várias localidades no Rio de Janeiro, onde tivemos a oportunidade de conhecer as demandas e os problemas enfrentados pelo povo. Um dos maiores anseios das mulheres é a implantação de creches, aumento da oferta de empregos, a criação de um hospital especializado para atendimento à mulher, bem como a ampliação das políticas públicas que coíbam a prática da violência.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, o que ainda está faltando por parte do poder público para as mulheres?

Rosangela Gomes – No parlamento é que definimos tudo. Se nós mulheres não tivermos representação no Legislativo, ficará muito mais difícil concretizarmos nossos ideais e anseios. Ou seja, de nada vai adiantar reivindicarmos a criação de creches, hospitais, diminuir a violência contra a mulher, se não tivermos representação no Parlamento para assegurarmos essas reivindicações. Além disso, os demais partidos precisam acreditar na força da mulher e não apenas lançá-las em uma disputa para não serem punidos pela lei de cotas.

 

Agência PRB Nacional – A senhora acredita que a mulher está sendo bem representada no Parlamento?

Rosangela Gomes – As mulheres estão ampliando sua participação nas decisões políticas. Acredito que um dos maiores desafios da mulher é fazer com que os parlamentos estadual, municipal e federal tenham uma representação por igual de homens e de mulheres. Está faltando esse despertar das gigantes (mulheres) porque somos a maioria da população e do eleitorado brasileiro. Precisamos ampliar ainda mais a bancada feminina nas casas de leis. Por exemplo, no Congresso Nacional são 513 deputados e foram eleitas para a próxima legislatura 51 mulheres, ou seja, 10%, e isso é muito pouco. As eleitas precisam ter compromisso com o público feminino, pois não adianta se eleger com esta bandeira de defesa da mulher e no Legislativo votar com sindicatos, associações ou depositar o compromisso em outro segmento.

 

Agência PRB Nacional – O líder nacional do PRB Marcos Pereira adiantou que haverão mudanças em vários setores do partido. O PRB Mulher também terá ajustes?

Rosangela Gomes – Sim. Com certeza vamos fazer mudanças para o crescimento do nosso movimento. Vamos reunir todas as coordenadoras estaduais em dezembro. Nas regiões que ainda não esteja consolidado o movimento PRB Mulher, vamos buscar lideranças que queiram nos ajudar e expandir a nossa atuação. Vamos rever tudo o que não foi concretizado e traçar novas metas.

 

entrevista-rosagela-gomes-prb-foto-divulgacao-14-11-2014-02Agência PRB Nacional – Em 2013, o 1º Congresso do PRB Mulher realizado em Brasília foi um sucesso. Já existe algum evento definido para o próximo ano?

Rosangela Gomes – Vamos reunir periodicamente as coordenadoras do movimento de todos os estados para fortalecer o trabalho. Há quatro meses, estive reunida com lideranças femininas em São Paulo e temos muitas novidades. Vou adiantar apenas uma: em 2016 será realizado o 2º Congresso do PRB Mulher.

 

Agência PRB Nacional – Assim como conseguimos eleger 06 deputadas, já foi cogitado a possibilidade de alguma presidente estadual?

Rosangela Gomes – Confesso que ainda não conversei sobre o assunto com o presidente Marcos Pereira, mas como ele é muito visionário, acredito que esta possibilidade já passa por suas estratégias. No entanto, para que possamos conversar sobre isso, dependemos de resultados e quadros especializados, e as eleições de 2014 foi o termômetro.

 

Agência PRB Nacional – Desde que o presidente Marcos Pereira assumiu a liderança do PRB foi estabelecido metas em cima de um projeto muito bem elaborado. Uma delas, em conjunto com o PRB Mulher, foi a eleição da bancada feminina. Para 2016, com as eleições municipais, quais serão as estratégias?

Rosangela Gomes – Assim como fizemos história com a eleição de seis deputadas, também vamos buscar heroínas anônimas para ampliar o quadro nas esferas municipais. Hoje, contamos com a representação de 149 vereadoras e 09 prefeitas. Apostamos que em 2016 podemos ampliar esse número para 200 vereadoras e 20 prefeitas. Esse quadro também vai refletir nas eleições de 2018, pensamos algo em torno de cinco deputadas federais.

 

entrevista-rosagela-gomes-prb-foto-divulgacao-14-11-2014-01Agência PRB Nacional – Como foi passar a campanha ao lado do senador Marcelo Crivella?

Rosangela Gomes – Foi um grande privilégio. Crivella é essa pessoal especial que pensa em todos, dá a vida pelos necessitados e abre mão de suas conquistas para viver o sonho de um povo. O conheço há quase 30 anos, não só ele, mas toda a sua família. Caminhei ao lado dele dia e noite, com fome, sede, com chuva ou sol, pois acredito em seus projetos. Em nossa caminhada, durante as eleições, o senador Crivella distribuía cerca de 10 mil dvds por dia, com a prestação de contas de seu mandato e autografava todo o material entregue. Nessa trajetória, ao pedir votos ele frisava: “Não esqueçam de votar nessa escurinha simpática, que é minha companheira de 30 anos”. O resultado da minha eleição devo muito a ele, por seu empenho. Ele falava mais de mim do que eu dele e eu falava mais dele do que de mim (risos).

 

Agência PRB Nacional – Como será sua atuação no Congresso Nacional ao longo dos próximos quatro anos?

Rosangela Gomes – Não só tenho que corresponder a confiança dos meus eleitores do Estado do Rio de Janeiro como todos os anseios, projetos e metas que apresentamos durante a caminhada nessas eleições, onde pudemos ver de perto o sofrimento do povo que ainda carece de políticas públicas.

 

Agência PRB Nacional – Qual a mensagem que a senhora deixa para as mulheres que apostaram no 10?

Rosangela Gomes – O PRB Mulher não apenas saiu vitorioso nas urnas, mas numa situação privilegiada. Vamos continuar dando alegria ao PRB e às mulheres que apostaram em nós. Agradeço a todos que confiaram no partido nessas eleições. Nos próximos quatro anos, vamos trabalhar para honrar cada voto recebido. Vamos fazer um mandato com eficiência para que o povo tenha vitória em tudo.

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Colaboração: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest