PRB Mulher avança e conquista espaço em 30 municípios do Espírito Santo

entrevista-merilene-ramos-prb-mulher-espirito-santo-foto-facebook

Marilene Ramos é a coordenadora regional do Movimento.

 

Além de ser mãe, dona de casa e trabalhadora, ela também é coordenadora do PRB Mulher no Estado do Espírito Santo. Ela se considera uma mulher abençoada: “Eu consigo conciliar minha vida familiar com o trabalho. Separo um tempo para meu filho, que me apoia em tudo o que eu faço”, comenta. A convite do presidente regional do PRB Espírito Santo, Devanir Ferreira, a nossa entrevistada Marilene Ramos de Souza relembra quando lançou o Movimento em 2011, que até então não existia no Estado. De lá pra cá, ela tem desenvolvido um forte trabalho de conscientização e valorização das mulheres na política. Ela nos conta também que o ano de 2014 foi a primeira campanha política do grupo que, aliás, já está de olho em 2016, com mais de 15 nomes para disputar as eleições.

 

ENTREVISTA

 

Agência PRB Nacional – É inédito na história do PRB o número de mulheres eleitas na última disputa. Como você avalia o desempenho do Movimento?

Marilene Ramos – A primeira coisa que eu vejo com o crescimento do PRB Mulher é a dedicação. Para mim, quando se faz o que gosta – cresce! Ainda que a passos lentos. Eu vejo uma dedicação grande da nossa coordenadora nacional, a deputada Rosangela Gomes, e do presidente nacional do partido Marcos Pereira.

 

Agência PRB Nacional – Então, o crescimento da mulher na política está bom?

Marilene Ramos – Não! A gente precisa de mais! Claro que o nosso crescimento tem avançado, mas precisamos de mais. Apesar de o estado do Espírito Santo não ter conseguido eleger suas candidatas, nós conseguimos mudar a história da participação da mulher na política pelo PRB aqui no Estado.

 

Agência PRB Nacional – Inclusive, esta foi a primeira eleição do PRB Mulher no Espírito Santo, certo?

Marilene Ramos – Praticamente sim. Eu tomei posse em 2011, então na eleição de 2012 nós não tivemos muita participação, pois praticamente peguei o Movimento durante a campanha. Na época, eu não tinha como apontar “esta pessoa vem e esta outra também vem como candidata” porque eu estava começando – e começando do zero!  O Movimento PRB Mulher era só eu. Então, não dava para convidar alguém e falar “entra no PRB Mulher”. Era difícil, mas eu perseverei. Ajudei o presidente Devanir Ferreira durante a campanha e no partido em geral. Hoje, em 2014, o PRB Mulher já está em 30 municípios com coordenadoras empossadas. E, nestas eleições, apresentamos três nomes para disputar – ainda achei pouco o número de mulheres candidatas, mas já estamos trabalhando nomes para 2016!

 

entrevista-merilene-ramos-prb-mulher-espirito-santo-foto-facebook002

Em 2011, quando Marilene tomou posse ao lado dos líderes Rosangela Gomes e Devanir Ferreira

Agência PRB Nacional – Foram três anos intensos desde a criação do Movimento. E o que você espera para 2016?

Marilene Ramos – Foi muito intenso mesmo. Uma coisa eu tenho frisado bastante: o PRB Mulher do Espírito Santo continuará não sendo cota também em 2016! Queremos concorrer, queremos ganhar e queremos fazer a diferença. Depois desta eleição, agora de outubro, já surgiram mulheres que querem concorrer à vaga de prefeita! Já tenho nomes para concorrer em 2016! Então, qual foi o crescimento durante esses três anos? O crescimento que tivemos foi o de avançar o partido no Estado! Agora queremos avançar com a vitória de mulheres nas urnas.

 

 

Agência PRB Nacional – E como tem sido a participação delas no Movimento?

Marilene Ramos – As mulheres ainda precisam avançar mais. A gente ainda precisa de um trabalho de conscientização e valorização da mulher. Ou seja, precisamos de algo para que a ela se sinta, de fato, valorizada e ingresse ao partido. Tenho conversado com as mulheres e percebo que elas se sentem desvalorizadas. É por isso que defendo o trabalho aqui no Estado de valorização da mulher na política, o de mostrar para ela a importância que ela tem – não como cota! Mas sim como protagonista na política. Elas têm acreditado e confiado no PRB Mulher! Uma prova disso é que, para 2016, já temos 15 nomes que querem vir candidatas a vereadora e três para prefeita.

 

Agência PRB Nacional – E qual foi o seu maior desafio até agora?

Marilene Ramos – O maior desafio até agora é o recurso financeiro. Se eu tiver condições de rodar o Estado, o PRB Mulher fará muito mais em 2016. Apesar de termos poucos recursos, eu acredito que faremos a diferença em 2016! Claro que seria melhor com mais recursos. Apesar de estarmos a passos lentos, eu avalio que o que não tivemos em 2014, teremos em 2016.

 

Agência PRB Nacional – E você tem alguma projeção para a sua carreira política?

Marilene Ramos – Sabe, eu tenho ficado nos bastidores até agora, mas tenho planos para 2016 – sim. Claro que a concorrência para vir pela capital é muito grande, mas é onde está o meu público, é onde eu moro. Estou à disposição do partido. Se assim for a vontade dos meus líderes, eu quero vir candidata à vereadora em 2016 e também em 2018, a estadual. O que eu quero é trabalhar, é lutar e é fazer valer a vez da mulher. Eu quero ser a voz da Mulher no Espírito Santo.

 

Agência PRB Nacional – E qual mensagem você deixa para nossas leitoras?

Marilene Ramos – Quero ressaltar que o lugar da mulher é na política! Cada mulher deve buscar seu espaço, pois ela tem este lugar garantido! Está na hora de levantarmos a cabeça e ocuparmos o nosso lugar na política!

 

Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Mulher Espírito Santo

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest