PRB Maranhão faz história ao eleger 03 deputados estaduais e 01 federal

PRB Maranhão faz história ao eleger 03 deputados estaduais e 01 federal

Presidente regional fala sobre os desafios da política maranhense.

 

No Maranhão, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), conquistou a confiança de mais de 500 mil eleitores e fez história ao eleger três deputados estaduais e um federal. Para a Assembleia Legislativa Estadual, a legenda contará com a representação de Ana do Gás eleita com 78.287 votos, Júnior Verde eleito com 32.223 votos e Glalbert Cutrim que obteve 85.984 votos. Cleber Verde foi reconduzido para a Câmara Federal com 105.243 votos.

Em um bate-papo com a equipe da Agência PRB Nacional, Cleber Verde, presidente regional, falou sobre os desafios da política maranhense, da vitória do PRB nas urnas nessas eleições, das metas e estratégias para as eleições municipais de 2016, bem como de sua atuação parlamentar ao longo dos próximos quatro anos.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional: Qual sua avaliação sobre o desempenho do PRB no Maranhão?

Cleber Verde – O PRB teve um excelente desempenho nas urnas nessas eleições. A prova disso foi que conseguimos a reeleição para deputado federal. Das 18 vagas para o Congresso Nacional, apenas 06 parlamentares conseguiram ser reconduzidos. Tivemos ainda a oportunidade de eleger 03 deputados estaduais sem coligação. Para deputado federal, tivemos a confiança de 190 mil eleitores e para estadual, atingimos a marca de 350 mil votos. Em todo o Estado, recebemos mais de 500 mil votos. Esse resultado das urnas foi extremamente significativo uma vez que o PRB Maranhão reflete o crescimento da legenda a nível nacional, sendo o que mais cresce no Brasil.

 

Agência PRB Nacional: Como se deu a projeção do PRB Maranhão à frente de outros partidoentrevista-prb-faz-historia-no-maranhao-ao-eleger-03-deputados-estaduais-e-01-federal-cleber-verde-foto-divulgacao-10-11-2014-02s e quais foram os desafios da legenda durante a campanha?

Cleber Verde – Não foi uma eleição fácil. Nos deparamos com inúmeros desafios mas saímos fortalecidos. O Estado do Maranhão é extenso, são 217 municípios. Em especial, durante a minha campanha, percorria em média 400 km e visitava cinco municípios. Trabalhamos o nome, imagem e história do PRB e dos nossos candidatos por onde andávamos. Além disso, identificamos líderes por todo o Estado e demos a oportunidade àqueles que queriam expressar o sentimento de um povo. Esse respeito e a confiança que adquirimos, fez com que essas lideranças viessem para o PRB, por isso o resultado nas urnas teve um bom desempenho. A filiação desses líderes é uma prova de confiança no PRB.

 

Agência PRB Nacional: A partir de agora, como será a atuação do PRB no Estado e como andam os preparativos para as eleições municipais de 2016?

Cleber Verde – Já estamos nos preparando para que possamos apresentar o maior número de candidatos nas eleições municipais, bem como, aumentar a adesão de novos filiados. Atualmente, o PRB conta com a representação de 108 vereadores e 25 prefeitos. Nossa meta é ampliar esse número e consolidar ainda o mais o PRB no Maranhão, para que isso também possa refletir nas eleições de 2018. É um passo importante e para isso já estamos trabalhando para aumentar o número de filiações com vistas a buscar quadros técnicos e políticos de representatividade para que a população possa avaliá-los.

 

Agência PRB Nacional: O PRB conseguiu em todo o país eleger 05 deputadas: 02 federais e 03 estaduais. No Maranhão, a republicana Anna do Gás integrará a bancada feminina na Assembleia Legislativa Estadual. Quais as estratégias para essa vitória?

Cleber Verde – Nossa intenção era eleger duas republicanas para a Assembleia Legislativa. Como disse anteriormente, a eleição de três deputados estaduais no Maranhão é um marco para a história do PRB. A deputada Ana do Gás bem representará a legenda na Assembleia Estadual.

 

Agência PRB Nacional: Como está sendo a atuação dos movimentos sociais e setoriais do PRB e quais os objetivos para o próximo ano?

Cleber Verde – Estamos fortalecendo os movimentos em todo o Estado. O movimento que tem maior representatividade é o PRB Mulher, que refletiu diretamente na eleição da deputada Ana do Gás. Estamos avançando aos poucos com o PRB Juventude, Idoso e outros, etapa que vamos vencer ao longo de 2015.

 

Agência PRB Nacional: O senhor exercerá seu terceiro mandato no Congresso Nacional. Como será sua atuação parlamentar ao longo dos próximos quatro anos e quais as frentes a serem defendidas?

Cleber Verde – Vou continuar atuando na defesa dos aposentados, pescadores, trabalhadores, e pela ampliação das universidades públicas estaduais e municipais. O parlamentar não pode ser especialista exclusivo em determinada área e sim atuar em todas as frentes de interesse do povo brasileiro.

 

Agência PRB Nacional: Em setembro, a Revista Exame o classificou como o 9º deputado federal mais atuante do Congresso Nacional. Explique como se deu esse resultado?

Cleber Verde – É uma alegria ser reconhecido por uma instituição séria que nos colocou como um deputado atuante. Isso me dá mais responsabilidade. Estamos certo de que o trabalho que estamos realizando refletiu não apenas nas pessoas que nos confiaram nas urnas, mas também dentro dos critérios de avaliação de um bom perfil parlamentar. Sentimos-nos orgulhosos, não só eu, mas toda equipe. Estamos motivados e entusiasmados para trabalhar mais para que possamos sempre continuar tendo, primeiramente, o reconhecimento do nosso eleitorado que nos credenciou a estar aqui, e segundo, da opinião pública nacional, afinal de contas o deputado federal representa a Nação.

 

Agência PRB Nacional: Todo parlamentar faz jus de destinar por meio do Orçamento Geral da União recursos para o seu estado. Quais as conquistas já obtidas?

Cleber Verde – São muitas as conquistas obtidas ao longo desses anos como deputado federal. Nossa alegria é percorrer o Maranhão e em cada município ver uma obra sendo executada por meio de nossas emendas ao orçamento. Temos vários projetos que já foram executados e que também estão em execução, a exemplo da construção da Praça da Juventude na capital maranhense, as academias de saúde ao ar livre, equipamentos para os hospitais e tantos outros. Muitas vezes, o orçamento municipal não atende as expectativas pontuais da região e nós, deputados que visitamos os municípios e sabemos da necessidade de cada local, acabamos por identificá-las e inserir no Orçamento Geral da União recursos que atendam a essas demandas. Cada obra tem sua importância e seu impacto na vida das pessoas e de cada município.

 

Agência PRB Nacional: Qual a mensagem que o senhor deixar para os eleitores maranhenses que confiaram no 10?

Cleber Verde – Vamos honrar cada voto depositado nas urnas e atender as expectativas de todos os eleitores. A mensagem que deixo é que todos tenham esperança de uma política responsável e acima de tudo comprometida com o povo brasileiro. Esse é o PRB.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto 01: Douglas Gomes
Foto 02: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest