“Montamos um grupo tão bom que o PRB foi o mais votado do estado”, diz orgulhoso presidente do PRB Roraima

marcos-jorge-prb-roraima-foto-douglas-gomes

Sigla arrebanhou mais de 56 mil votos em todo o estado.

 

“Montamos um grupo tão bom que o PRB foi o mais votado do estado”, diz orgulhoso o presidente do PRB Roraima, Marcos Jorge em entrevista à Agência PRB Nacional. No bate-papo, o líder roraimense comentou as dificuldades da campanha e revelou o segredo para alcançar esse saldo positivo nas urnas, com a reeleição do deputado federal Jhonatan de Jesus, e ainda triplicar a bancada estadual com a eleição de Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaías Maia. Uma coisa é certa: a gestão participativa do republicano pesou muito na balança.

Confira abaixo os detalhes da nossa conversa.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – O PRB Roraima manteve a cadeira de deputado federal e triplicou a bancada estadual. Essa era a meta ou foi uma surpresa?

Marcos Jorge – Foi um resultado esperado porque ao longo desses quatro anos a gente fez toda uma articulação para aumentar a musculatura do partido no estado. Nós sabíamos que eleger mais deputado federal seria muito difícil porque nós temos apenas oito cadeiras em Roraima. Não obstante, temos ainda um dos candidatos do PRB que ficou na condição de segundo suplente da coligação. Nossa coligação elegeu cinco federais, onde o Jhonatan (de Jesus) se reelegeu como o segundo mais votado, e não só foi o segundo mais votado, como também aumentou os votos dele em relação a 2010. Nós saímos de um estadual em 2010, que foi o deputado Marcelo Natanael, que não concorreu nessa eleição por questões pessoais, e elegemos três: Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaías Maia. Detalhe: o PRB saiu sem coligação para deputado estadual, saímos com chapa ‘puro-sangue’. E todos os suplentes são do PRB!

Montamos um grupo tão bom que o PRB foi o mais votado do estado. Os votos proporcionais, que são os votos que somam para a contabilidade do TSE, excetuados os votos majoritários, dos candidatos ao governo, enfim, nós somos o mais votado. Fizemos mais de 28 mil votos para estadual, mais de 28 mil votos para deputado federal, ou seja, mais de 56 mil votos, o que nos garantiu a maior votação no estado. Então, saímos muito maiores do que entramos nessas eleições.

 

Agência PRB Nacional – Mesmo com essa boa previsão de resultado, o senhor não saiu candidato.

Marcos Jorge – Me abstive de concorrer para coordenar o partido durante o pleito de 2014 com vistas de termos melhor resultado. Quando a gente concorre à eleição, a gente vê a nossa prioridade pessoal. Eu preferi gerir o partido para que pudéssemos ter todos os interesses atendidos nessas eleições.

 

Agência PRB Nacional – Muito do resultado está diretamente ligado à sua gestão, ao modo como o senhor tem conduzido o partido…

Marcos Jorge – Na realidade todas as nossas decisões são participativas. A gente procura ouvir todos os membros da diretoria, todos os pré-candidatos para que a gente possa chegar ao senso comum. Se não houver empenho e satisfação daqueles que compõem o partido e, principalmente, daqueles que vão para as urnas, não há possibilidade de êxito em nenhuma eleição. A gente tem primado por uma gestão participativa, ouvindo a todos para que se sintam parte.

 

Agência PRB Nacional – Apesar do sucesso nas urnas, uma eleição nunca pode ser considerada fácil. Qual foi a maior dificuldade enfrentada?

Marcos Jorge – A maior dificuldade nessa campanha acredito que tenha sido o convencimento do eleitor. Nós conseguimos mostrar, no decorrer da campanha, que é possível fazer política diferenciada, mesmo tendo em vista todos os acontecimentos recentes, tanto em nível nacional quanto local, de desgaste político com relação ao que temos visto nos noticiários, como escândalos, enfim. E pudemos mostrar que o PRB é um partido que preserva, dentre os seus princípios, a condição do candidato. Não temos nenhum candidato que tenha sido eleito ou que tenha concorrido pelo partido com condenação, com ficha suja, enfim procuramos mostrar uma alternativa para o eleitorado.

Um dos facilitadores foi o trabalho desenvolvido em Brasília, na Câmara Federal. O Jhonatan conseguiu produzir muito nesses quatro anos. Ele foi o federal que mais conseguiu liberar recursos nessa legislatura em Roraima. Só para a Universidade Federal foram R$ 19,5 milhões, elevando de 20 para 80 o número de cadeiras no curso de Medicina. A Universidade conseguiu criar outros cursos que ainda não existiam, na área de Engenharia Elétrica, por exemplo. Foram 138 novas salas de aula. São projetos voltados para o que é essencial, que é investimento em educação, em saúde, na agricultura familiar com investimentos do Ministério da Pesca para produção de peixe. Então, nós tivemos a possibilidade de mostrar aquilo que o PRB trabalhou e que fez ao longo desses quatro anos através da representação em Brasília do deputado federal Jhonatan.

 

Agência PRB Nacional – Com esses três estaduais, o PRB e o PMDB serão as maiores bancadas na Assembleia Legislativa. O partido deve disputar a Presidência da Casa? Já houve alguma reunião para conversar sobre isso?

Marcos Jorge – Fizemos um jantar na casa do deputado estadual Mecias de Jesus, para agradecer a todos os candidatos e para dizer que somos uma família, que estamos juntos. E o deputado Mecias é sim pré-candidato, ele já foi presidente da Assembleia durante oito anos e transformou a sede do Poder Legislativo Estadual. Em um momento oportuno estaremos anunciando, mas independente da posição pessoal dele, já há uma pretensão do partido, já há uma decisão do diretório de pleitear a presidência da Assembleia Legislativa, uma vez que temos quadros com a envergadura e, na nossa opinião, na opinião do PRB e do próprio Mecias, pelo fato de termos, ao lado do PMDB local, a maior bancada, de sermos aliados da governadora eleita Suely Campos, enfim, temos todas as condições e pré-requisitos para disputar a presidência.

 

Agência PRB Nacional – O senhor mencionou a governadora eleita Suely Campos. O PRB apoiou a eleição dela no segundo turno e com isso, há possibilidades de um convite para participar mais perto do governo?

Marcos Jorge – Com certeza. De qualquer sorte, vamos participar do governo, mesmo que na condição de conselheiro. Vamos ajudar a gestão e a governabilidade dentro do Poder Legislativo, já que somos um partido da base do governo Suely Campos. Dentro do Executivo, se ela convidar, com certeza estaremos também ajudando na governabilidade, temos quadros muito experientes, que por diversas vezes já ocuparam pastas em nível de governo local. E como nossa prioridade é o bem-estar da população, estaremos enfileirados para fazer o que tem que ser feito independente de estar ocupando pastas. Mas a expectativa é o PRB participar do primeiro escalão do governo.

 

Agência PRB Nacional –  O senhor sabia que o PRB Roraima foi o segundo estado onde o partido mais cresceu na Região Norte do Brasil?

Marcos Jorge – Recebo com muita alegria. Nós trabalhamos muito a qualidade dentro do PRB. Nos abstivemos, inclusive, de formalizar uma coligação que tinha a possibilidade de ter mais algum eleito da nossa bancada, tendo em vista que os nossos candidatos foram bem votados, o Mecias repetiu a votação expressiva e os outros dois também foram muito bem votados. Mas fizemos um projeto de grupo e de continuidade. Saímos chapa pura e fizemos a maior bancada no sacrifício de todos os candidatos para atingirmos a nossa meta de três estaduais. Isso nos orgulha muito porque não é fácil, em um estado distante do centro do poder nacional, com todas as dificuldades de um estado pequeno, com a menor população do país, com grandes caciques locais, você ter a possibilidade de um resultado como esse porque o mais difícil da nossa região não é só eleger um deputado, mas a reeleição dele. E a reeleição do Jhonatan foi muito boa. Ele não só se reelegeu como se reelegeu bem, mostrando trabalho, competência, ampliando a sua base eleitoral, uma vez que ele obteve mais votos que a sua eleição em 2010. Isso demonstra que o trabalho de início, com vistas a médio e longo prazo, tem dado certo.

 

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest