Em entrevista, Jony Marcos detalha desempenho do PRB Sergipe

entrevista-jony-marcos-prb-foto-divulgacao-17-11-14-01

Republicano é presidente regional do PRB

 

Em Sergipe, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) conquistou a confiança de mais de 75 mil eleitores nas urnas e conseguiu eleger um deputado estadual e manter a cadeira de deputado federal. Na Assembleia Legislativa Estadual, o PRB será representado por Jairo de Glória, eleito com 22.560 votos. Para o Congresso Nacional, foi eleito o republicano Jony Marcos, com 53.455 votos, presidente regional do PRB Sergipe, que conversou com a equipe da Agência PRB Nacional e comentou como se deu o desempenho da legenda nessas eleições, quais os desafios encontrados durante a campanha, quais as estratégias do PRB para as eleições municipais de 2016 e como será a sua atuação na Câmara dos Deputados pelos próximos quatro anos.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual sua avaliação sobre o desempenho do PRB Sergipe neste pleito?

Jony Marcos – O PRB está em ascensão não apenas nem Sergipe, mas em todo o Brasil. Nesse pleito, conseguimos a eleição de um deputado federal e um deputado estadual. Saímos vitoriosos em uma eleição disputadíssima, onde estavam concorrendo ao Legislativo Federal e Estadual nomes fortes. Nossa vitória nas urnas é inédita e esse é o melhor momento do PRB. Para se ter uma ideia, após as eleições aumentou o número de pessoas procurando o partido voluntariamente para se filiarem.

 

Agência PRB Nacional – Qual foi o crescimento do PRB nessas eleições?

Jony Marcos – O PRB teve um excelente desempenho nas urnas. Obtive mais de 53 mil votos e Jairo de Glória 22 mil. Em todo o Estado, mais de 75 mil eleitores apostaram no 10 e esse valor representa quase 10% do eleitorado sergipano. Não podemos deixar de citar o quanto foi significativa a eleição do republicano Jairo de Glória, 34 anos, recordista de votos no município Nossa Senhora de Glória (11.500 votos). O resultado do PRB Sergipe nas urnas mostra que temos potencial.

 

Agência PRB Nacional – Como se deu essa transição de vereador para deputado federal?

Jony Marcos – Tenho três mandatos como vereador e atuo no Legislativo Municipal há 10 anos. Em Aracaju, fui considerado um dos parlamentares mais atuantes da Câmara Municipal e isso me dá mais responsabilidade de atuar em defesa do povo, bem como enaltecer o meu partido. Nessas eleições, recebi a confiança de mais de 53 mil eleitores e fui recordista de votos em três municípios sergipanos: Nossa Senhora de Glória, Canindé de São Francisco e Estância – considerada a quinta maior cidade em número de eleitores. Meu mandato como vereador me deu uma excelente bagagem política.

 

entrevista-jony-marcos-prb-foto-divulgacao-17-11-14-02Agência PRB Nacional – Quais os desafios enfrentados durante a campanha eleitoral?

Jony Marcos – Foram muitos os desafios que encontramos ao longo desta caminhada. Durante a minha campanha, por exemplo, visitei várias regiões sergipanas com o propósito de conversar com a população, conhecer seus problemas e demandas, bem como levar nossas propostas. Para se ter ideia, percorria em média 600 km por dia! Foi um desafio muito grande até porque, ainda, infelizmente está implantado na cultura das pessoas de que campanha para deputado federal é somente para quem é oriundo de família com recursos financeiros, o que não é o meu caso: meu primeiro emprego foi de vendedor de picolé. Acredito que a participação que tenho em vários programas de rádio, que hoje tem um alcance de 80% em todo o estado, me ajudou bastante. Fazendo uma projeção das eleições anteriores, em 2010, por exemplo, quando disputei vaga para deputado federal e obtive 32 mil votos, conquistei a confiança de 21 mil novos eleitores.

 

Agência PRB Nacional – Já existe algum projeto para as eleições municipais de 2016? Quais as metas?

Jony Marcos – Estou no comando do PRB Sergipe há dois anos e meio. Quando assumi, começamos uma reforma no partido e ampliamos os diretórios municipais. Para as eleições de 2016, temos metas ousadas. Queremos atingir todos os 75 municípios com a eleição de um vereador em cada região, bem como ampliar a bancada de 21 vereadores para 75. Além disso, cogitamos a eleição de mais três nomes para Aracaju. Apostamos, ainda, em ampliar o número de prefeitos, que hoje são dois, para oito ou mais. Temos capacidade para fazer isso!

 

Agência PRB Nacional – Como será a sua atuação parlamentar no Congresso Nacional ao longo dos próximos quatro anos?

Jony Marcos – Vou para Brasília com a visão municipalista. Infelizmente, os municípios são penalizados pela falta de recursos. Um dos meus objetivos será fazer com que a União divida melhor os recursos oriundos dos impostos. Antigamente, a União ficava com 50% e o restante era divido entre os estados e municípios. A realidade hoje é outra. A União detém 70% da arrecadação e destina apenas 30% aos estados e municípios. Hoje, os municípios detêm a responsabilidade de subsidiar áreas prioritárias e não têm o devido suporte. Também vou defender a ampliação da agricultura familiar, o desenvolvimento das regiões do sertão, bem como incentivar as atividades pesqueiras com a implantação da pesca industrial, o que vai turbinar a economia no Estado e garantir maior qualidade de trabalho aos profissionais da pesca. Além disso, vamos aumentar o acesso dos jovens que não dispõem de recursos financeiros ao ensino superior, como também incentivar o aumento das vagas de estágio para qualificação desses estudantes.

 

Agência PRB Nacional – O que os resultados neste pleito representa e qual a mensagem que o senhor deixa para os eleitores sergipanos que apostaram no PRB?

Jony Marcos – Esperança e otimismo para que tenhamos um país melhor.  Quero que todos tenham esperança e acreditem que é possível fazer uma política popular. Tenho 10 anos de atuação no parlamento e a cada dia tenho recebido ainda mais a aprovação dos meus eleitores. Vamos honrar cada voto de confiança.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Fotos: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest