Galba Novaes faz balanço da ascensão do PRB em Alagoas

galba-novaes-prb-reafirma-compromisso-com-mandato-etico-e-transparente-foto-divulgacao-31-10-2014

Presidente regional fala das perspectivas e avanços do PRB em Alagoas.

 

Apenas um ano a frente da presidência do PRB no Estado de Alagoas, Galba Novaes tem traçado várias estratégias para consolidar ainda mais a legenda. Nessas eleições, o PRB conquistou a confiança de mais de 26 mil eleitores e agora terá um representante na Assembleia Legislativa Estadual. A sigla já conta no legislativo municipal com a representação de 31 vereadores, 01 prefeito e 01 vice-prefeito. Galba Novaes concedeu entrevista à Agência PRB Nacional onde falou sobre a projeção da legenda no estado, das metas para o futuro, os desafios enfrentados nessas eleições e também adiantou que seu mandato como deputado estadual será pautada pelo ética e transparência.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como foi o desempenho do PRB no Estado de Alagoas nessas eleições?

Galba Novaes – O PRB é um partido jovem com apenas nove anos de existência e vem se destacando em todo o país. O partido, que antes era tido como ‘nanico’, agora saiu fortalecido nas urnas com a eleição de 21 deputados federais e 32 estaduais. Em Alagoas não foi diferente, é a primeira vez que conquistamos uma vaga na Assembleia Legislativa Estadual com a minha eleição (26 mil votos). Fui o quarto deputado estadual mais bem votado na capital e o 19º em todo o Estado.

 

Agência PRB Nacional – Qual a projeção do PRB neste pleito comparada às eleições de 2010?

Galba Novaes – A legenda até então tinha representação apenas no parlamento municipal. Avançamos muito nessas eleições na conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa Estadual. Não vamos parar por aí. Em 2018, vamos lutar para ampliar esse número, bem como, eleger um representante republicano para a Câmara Federal.

 

entrevista-galba-novaes-faz-balanco-da-projecao-do-prb-em-alagoas-foto-divulgacao-05-11-2014Agência PRB Nacional – Como se deu a disputa do PRB durante o período da campanha eleitoral?

Galba Novaes – Não foi uma eleição fácil. Eu não tinha mandato eletivo desde 2012. Visitei várias regiões para conversar com a população e ouvir as demandas de cada localidade. Conheci de perto a realidade do Estado. Mesmo com uma estrutura pequena, conseguimos apresentar os projetos do PRB para a mudança no nosso estado e conquistamos a confiança dos alagoanos.

 

Agência PRB Nacional – Quais as expectativas e metas para as eleições municipais de 2016?

Galba Novaes – Atualmente, o PRB conta com a representação de 31 vereadores, 01 prefeito em Taquarana e 01 vice-prefeito em Porto Real do Colégio. Estamos apostando em triplicar o número de vereadores e prefeitos. Em 2012, o PRB disputou a eleição para prefeito em Maceió e ficamos na terceira posição com mais de 42 mil votos, e isso representa um grande avanço, pois ficamos à frente de outros partidos que já estão consolidados.

 

Agência PRB Nacional – Os movimentos sociais e setoriais do PRB foram criados com o objetivo construir um diálogo conjunto com a sociedade por meio da participação político-partidária. Como está sendo a atuação desses movimentos em Alagoas?

Galba Novaes – O PRB está em ascensão em Alagoas. Criamos o PRB Mulher e o PRB Juventude, que está sendo liderado pelo republicano Tales Cavalcante, 23 anos, que também tem uma participação ampla na política, já foi candidato ao legislativo municipal e tem várias propostas para o crescimento desse movimento. O PRB Mulher também tem uma atuação muito eficaz em nosso estado, principalmente em locais que outrora são esquecidos pelo Poder Público, a exemplo das mulheres que dependem da pesca para o seu sustento. Vamos trabalhar para somar novas adesões/filiações e assim consolidar ainda mais os ideais republicanos.

 

Agência PRB Nacional – Como se deu o seu ingresso no PRB e na vida pública?

Galba Novaes – Ingressei no PRB em 2006, a convite do saudoso presidente de honra da legenda, José Alencar. Sou servidor público, procurador municipal, e já fui vereador de Maceió por dois mandatos (2004 a 2012). Tive a honra de presidir o legislativo municipal e conseguimos dar maior transparência à coisa pública. Na época, implantamos o Portal da Transparência, para divulgar todos os gastos da Câmara Municipal de Maceió quanto do Executivo Municipal, bem como, adotamos o regime de voto aberto e aprovamos a Lei da Ficha Limpa. Neste período, também foram cortados gastos desnecessários, o que gerou uma economia de cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos, valor este que foi destinado para a Saúde e pavimentação de várias regiões que careciam de infraestrutura. Estou há um ano na presidência regional do PRB e nosso objetivo é consolidar ainda mais a legenda em número de filiados, parlamentares com cargo eletivo e promover a participação político-partidária.

 

Agência PRB Nacional – O senhor possui uma vasta experiência na vida pública. Já foi vereador por dois mandatos (2004 a 2012) e presidente da Câmara de Vereadores de Maceió. Como será sua atuação na Assembleia Legislativa e quais bandeiras e frentes a serem defendidas?

Galba Novaes – Na Assembleia Legislativa de Alagoas, quero dar maior transparência à coisa pública. Quero implantar o Portal da Transparência, para que todos tenham conhecimento do que é gasto pelo poder público. Além disso, defendo a participação popular na definição do Orçamento Impositivo que será feito por meio de plenárias públicas em várias regiões do nosso estado, a fim de debater como melhor serão empregados os recursos públicos. Quero conhecer de perto cada demanda e atender as reivindicações da população. Para a educação, acredito ser essencial a implantação da jornada integral de ensino (07h às 17h), nas escolas, onde o aluno possa estudar um período e no outro ter atividades, como aulas de línguas estrangeiras, reforço escolar e outras atividades extracurriculares. Outra categoria que terá prioridade é o servidor público. Vou atuar para que o pagamento do 13º salário seja efetuado no mês do aniversário do servidor, bem como, na data do seu nascimento, o seu dia de trabalho seja facultado. Para os cargos de confiança no governo, acredito que 50% deles devam ser ocupados por servidores efetivos. Também vou lutar por um segmento que passa despercebido pelo governo: os profissionais da pesca. Vou lutar para que tenham uma melhor qualidade de vida, moradia digna e maior reconhecimento.

 

Agência PRB Nacional – Qual a mensagem que o senhor deixa para seus eleitores?

Galba Novaes – Vou honrar cada voto recebido e, mais uma vez, reafirmo meu compromisso a todos que depositaram em mim a confiança nas urnas. Vamos lutar para que os direitos de todos os cidadãos sejam realmente concretizados, bem como prezar pela coisa pública trabalhando com total transparência.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest