É histórica a eleição do primeiro republicano da Região Sul para a Câmara Federal

carlos-gomes-prb

Carlos Gomes é o presidente regional do PRB Gaúcho.

 

O PRB tem se destacado em todo o Brasil, afinal é o partido que mais cresceu no País. Regiões que ainda não eram representadas na Câmara Federal comemoram a vitória nas urnas com votações expressivas, a exemplo do Acre, Amapá, Ceará, Tocantins e Rio Grande do Sul. Desta vez, a Agência PRB Nacional conversou com o presidente regional do PRB Gaúcho, Carlos Gomes, sobre a estratégia utilizada para alcançar o resultado histórico da sigla: a eleição do primeiro deputado federal do PRB no Rio Grande do Sul, o próprio Carlos Gomes (92.323 votos), sem contar os votos de cerca de 70 mil eleitores para o deputado estadual Sergio Peres. Além disso, o presidente gaúcho explica também sobre o apoio a Ivo Sartori, que saiu vitorioso no 2º turno das eleições para governador.

 

ENTREVISTA

 

Agência PRB Nacional – Pela primeira vez o PRB Gaúcho elege um deputado federal que, inclusive, será a única representação da Região Sul do País. Qual foi a estratégia utilizada para garantir a cadeira?

Carlos Gomes – Eu não tinha nem pensado nesta questão que, de fato, é o único deputado federal eleito da Região Sul, o que realmente é uma grande responsabilidade para nós. Para chegar a essa cadeira foi o resultado de muito trabalho e não um trabalho de agora. Desde os primeiros presidentes que assumiram o PRB Gaúcho, fomos reestruturando e fortalecendo as executivas municipais, pois sabemos que elas são a vida do partido. Tudo acontece na executiva municipal e a Estadual tem a função de apoiar, organizar, gerenciar e estimular as municipais. Quando as municipais funcionam e vão bem, todo o Estado cresce! Por consequência, toda a Nacional cresce também. Ou seja, nós tivemos um trabalho de fortalecimento de filiação, busca de lideranças, um trabalho desempenhado há muito tempo. Foram muitos projetos desempenhados para que nós pudéssemos alcançar hoje esta cadeira tão sonhada por todos os republicanos do Rio Grande do Sul.

 

Agência PRB Nacional – Hoje o PRB Gaúcho está presente em quantos municípios?

Carlos Gomes – Estamos presentes em 160 municípios, nas principais cidades do Estado, mas ainda temos o desafio bem maior de chegar nos 497 municípios. Ou seja, temos muito trabalho a fazer! Na grande parte dos municípios maiores, o PRB já está presente. Hoje, temos 25 vereadores nas câmaras e um vice-prefeito. Então, esse é o tamanho do partido, que não é pequeno em função do tamanho destas cidades, mas, como repito, temos muito a avançar e muito trabalho para buscar crescimento. 

 

Agência PRB Nacional – Como o senhor avalia o desempenho do PRB Gaúcho diante desta vitória?

Carlos Gomes – Eu avalio como um bom desempenho. Evidentemente que nós queríamos crescer mais. Agora, o maior desafio era eleger um federal e nós o fizemos. Como também, manter a cadeira que já tínhamos na Assembleia e nós a mantivemos com uma votação expressiva. O estadual se elegeu com quase 70 mil votos, o que garantiu a sexta melhor colocação no Rio Grande do Sul entre os 55 deputados estaduais eleitos. Ou seja, foi uma bela votação. Então, o nosso maior desafio de fato era eleger um deputado federal porque não tínhamos feito em 2010 e o desafio era fazer agora em 2014. A eleição não foi fácil, pois não existe eleição fácil. Mas eu diria que esta eleição foi bem mais organizada e planejada na execução. Com certeza, ela deu muito mais certo do que em 2010.

 

Agência PRB Nacional – O PRB Gaúcho decidiu apoiar no 2º turno o candidato Ivo Sartori (PMDB), que inclusive foi vitorioso nas urnas. Qual foi o motivo desta decisão?

Carlos Gomes – Primeiro porque no 1º turno nós estávamos aliançados com a Ana Amélia Lemos (PP). Ela quem nos apresentou ao projeto, ao Rio Grande e, também, o PRB Gaúcho entendeu que era o melhor projeto para apoiar, pois dialogava com aquilo que o partido pensa. E no 2º turno, quem mais se aproximava deste pensamento e deste projeto foi o do Ivo Sartori. E, também, havia um indicativo da coligação que estava compondo a coligação Ana Amélia para apoiar Sartori. Evidentemente que esta decisão foi avaliada por cada partido para tirar a decisão final partidária. A nossa decisão foi acompanhando esta indicativa, mas também, muito mais por convicção própria do partido, por entender que realmente era o melhor projeto para o Estado do Rio Grande do Sul, uma vez que Ivo Sartori já mostrou a sua competência ao governar Caxias do Sul, que é uma grande cidade, que é desenvolvida economicamente e socialmente. Se ele conseguir fazer em todo o Estado o que ele fez em Caxias do Sul, eu tenho certeza de que o estado irá avançar, crescer e retomar o caminho do crescimento.

 

Agência PRB Nacional – E há possibilidades de o PRB ocupar algum cargo no Governo?

Carlos Gomes – Inclusive, nós já recebemos a ligação com o pedido de pensarmos em nomes qualificados, que tenham conhecimento de causa em alguns temas para ajudar no projeto de transição e de exercício deste governo eleito. Porém, o governador eleito está no período de transição de governo e na fase de escolher alguns nomes de sua inteira confiança. E, depois num segundo momento, ele convidará todos os partidos para indicar alguns nomes ligados aos partidos, nomes até técnicos que tenham conhecimento em diversas áreas. É aí que entra o papel dos nossos coordenadores do Esporte, da Saúde, do Meio Ambiente. Eles irão contribuir na elaboração de nomes e na organização do projeto de reestruturação de Governo para esta transição. Enfim, é este o papel que iremos protagonizar no próximo governo.

 

Agência PRB Nacional – E as conversas para as eleições de 2016 já começaram?

Carlos Gomes – Já iniciamos a conversa com alguns prefeitos e algumas lideranças. Há pessoas que querem vir para o PRB para disputar a eleição municipal concorrendo para prefeitos e outros para vereadores. Nós já iniciamos e vamos intensificar as visitas e conversas nos diretórios municipais para a reestruturação do partido, de novas filiações para trazer novas lideranças e, também, de pessoas que estão dispostas a concorrer para prefeito, vice-prefeito e vereador. O nosso trabalho tem que ser permanente, nós temos que seguir o exemplo do nosso presidente nacional Marcos Pereira, que é um homem incansável, dedicado e obstinado: o nosso maior exemplo é ele. Ele não para! Mesmo não concorrendo a nenhum cargo, ele é um dos que mais trabalham para o desenvolvimento do nosso partido. E o sucesso desse crescimento é o trabalho permanente. Então, nós temos que continuar na reestruturação dos nossos programas de expansão partidária, de filiação e na busca de lideranças que tenham afinidade com o partido. Principalmente agora que, com o crescimento do PRB, o tempo na TV e no rádio irá aumentar, ou seja, temos condições de sustentar candidaturas à majoritária, pois teremos um tempo razoavelmente bom. Então, a partir destas eleições de 2014, o PRB se torna atrativo para essas lideranças – que outrora queriam vir para o partido, mas que se deparavam com o tempo muito pequeno de TV e de rádio. Enfim, hoje o PRB tem a oferecer uma condição diferenciada para as lideranças que desejarem concorrer em 2016.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizar, qual espaço que o PRB Gaúcho tem dedicado às mulheres?

Carlos Gomes – O espaço já existe para as mulheres. Na verdade, o que precisamos é estimular estas mulheres a ocuparem os espaços já separados para elas. Acredito que o desafio de todo presidente regional e líder é estimular e criar condições e um ambiente favorável para que elas possam se sentir estimuladas a colocarem seus nomes à disposição para os cargos e, de fato, chegar a concorrerem às eleições.

 

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional, com colaboração e abertura de Jamile Reis
Foto: Ascom – deputado estadual Carlos Gomes

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest