Com trabalho social “na veia”

Com trabalho social “na veia”

Com disposição, foco e garra, Tia Ju se diz pronta para representar os seus 74.803 eleitores cariocas.

 

Ela é uma típica mulher brasileira. Cuida da casa, do esposo, da família, dos amigos e ainda tem tempo de dedicar-se em favor do próximo. A história de Jucélia Freitas, conhecida, como Tia Ju, é inspiradora. Nascida no interior da Bahia, na cidade de Conceição do Jacuípe, ela sempre teve interesse em ajudar os menos favorecidos.

A condição de filha de família de classe média não foi motivo para acomodação. Voluntariamente, começou a trabalhar em parceria com associações de moradores para ajudar tantos quantos necessitassem.  Em pouco tempo, já era conhecida pelo  importante trabalho com crianças, adolescentes, menores infratores e dependentes químicos.

O trabalho como coordenadora da Educação Bíblica Infanto-Juvenil (EBI) foi fundamental para desenvolver a “veia social” de Tia Ju. Teve oportunidade de ajudar na educação e orientava muitas mães com auxílio de psicólogos e pedagogas.

Tudo isso faz dela um fenômeno de popularidade, fato que ela agradece: “Só tenho a agradecer. Vou honrar cada voto e lutarei para ser exemplo na Alerj, com um mandato ético e transparente”, destacou.

 

ENTREVISTA

PRB Rio de Janeiro – Como você se sente contabilizando 74.803.votos? Foi a primeira vez que se candidatou a um cargo político. Esperava tal resultado?

Tia Ju – Sinto-me muito honrada com a oportunidade proporcionada pelo PRB e com a confiança que cada eleitor depositou em mim. Vou honrar essa primeira oportunidade na política, trabalhando com ética, transparência e muita determinação. Acreditava na eleição pelo apoio e confiança depositada por pessoas referentes na política. Como o senador Marcelo Crivella, que me apoiava e orientava desde o início da campanha. Ele é exemplo de vida e tem uma carreira política vitoriosa, da qual saberei tirar proveito e muitos ensinamentos.

 

PRB Rio de Janeiro – O que a ajudou para que obtivesse esta votação expressiva? Você desenvolve há anos um importante trabalho socioeducacional com crianças. Acredita que isso facilitou?

Tia Ju –  O trabalho que desenvolvi por muitos anos na área educacional foi fundamental para a minha vitória. Fui coordenadora de projetos pedagógicos, na área infanto-juvenil e também  projetos sociais, onde ajudava na educação e orientava muitas mães sobre problemas de relação com crianças e adolescentes com auxílio de psicólogos e pedagogas. Nossa relação profissional era a melhor possível e muito elogiada pelos pais.

 

PRB Rio de Janeiro – Há quem diga que as crianças e adolescentes podem ter sido seus maiores ‘cabos eleitorais mirins’.  Quanto tempo trabalhou com crianças e adolescentes?

Tia Ju –  Foram 23 anos de muito prazer e a melhor relação possível. Acredito que eles me viam como uma tia, irmã ou parente “superlegal”, porque tinham acesso fácil e muita atenção de minha parte. Eu amava esse tipo de trabalho e, até hoje, mesmo afastada da coordenação da EBI por conta da campanha e dessa nova empreitada, sou procurada por muitos jovens e pais de crianças que pedem orientação sobre vários assuntos.

 

PRB Rio de Janeiro – Quais os planos como representante de seus eleitores na Assembleia Legislativa? Que bandeiras pretende defender?

Tia Ju – Quero muito defender políticas públicas sobre educação básica, saúde, idoso, mulheres e emprego. Vou criar projetos e ações, além de articular apoio na Alerj e me empenhar ao máximo para melhorar a vida de nossa população.

 

PRB Rio de Janeiro – Como tem se preparado para esta nova missão?

Tia Ju – Estou estudando e conversando com especialistas em políticas e ciências sociais sobre vários temas e me preparando para honrar cada voto que recebi nas urnas.

 

PRB Rio de Janeiro – Você viajou por todo o Rio de Janeiro na campanha eleitoral, que avaliação fez da disputa?

Tia Ju – A disputa foi muito acirrada em todo o Estado do Rio de Janeiro. Vários candidatos competentes, conhecidos e apoiados por gente famosa travaram uma grande batalha pela vitória nas urnas. Sem falar naqueles iniciantes que também tinham uma plataforma consistente e muito bem planejada para oferecer.

 

PRB Rio de Janeiro – Como avalia a questão da reforma política? Em que acredita que beneficiará o País?

Tia Ju – Com a reforma política haverá um controle maior da sociedade em relação ao processo de eleição e financiamento de campanha. O sistema político define a forma pela qual vão ser eleitos todos os governantes, as regras do jogo democrático e, portanto, a constituição do poder que decide todo o resto das nossas vidas. O nosso sistema democrático tem problemas estruturais. Ou ele sofre uma reforma profunda, ou vai para um desgaste cada vez maior.

 

PRB Rio de Janeiro – Em uma entrevista, você comentou que gostaria de melhorias para o trabalho dos conselheiros tutelares, para que seja mais eficaz. De que forma pretende trabalhar para que isso se torne uma realidade?

Tia Ju – O Conselho Tutelar deve interagir entre família, sociedade e Estado, para que os direitos infanto-juvenis sejam respeitados. Vou dar atenção especial aos Conselhos Tutelares para coibir qualquer ameaça ou violação aos direitos e dos consequentes deveres e obrigações estabelecidos em lei. O Conselho toma providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.

 

PRB Rio de Janeiro – Qual a sua opinião em relação aos acontecimentos e reviravoltas nas Eleições 2014? Acredita que o povo carioca e brasileiro está mais maduro e consciente sobre a política? Foram disputas acirradas, principalmente para Governador no Rio de Janeiro e presidente da República.

Tia Ju – A população brasileira, assim como a de outros países, está cada vez mais consciente e politizada, envolvida em todas as situações de seu país e região. O mundo globalizado permite essa interação com fatos e assuntos que envolvem o país. A cada eleição, o nível dos candidatos evolui e as disputas tendem a ser cada vez mais acirradas. Melhor para a população que ganha muito com o nível, a integridade e as propostas dos candidatos.

 

PRB Rio de Janeiro – Um estudo recente realizado por pesquisadores e apresentado durante o 38º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), mostrou que o PRB foi considerado um dos mais assertivos em relação à propaganda na internet. Você também foi atuante e têm milhares de seguidores e amigos. Acredita que esta ferramenta ajudou em seu bom desempenho?

Tia Ju – Certeza absoluta. A rede social revolucionou a campanha política. Hoje é a melhor forma de conseguir atingir o público desejado. As ferramentas agilizam a busca, questionam, dão sugestões, criticam e mobilizam  de maneira muito mais rápida. Você divulga e convoca para um evento com muita facilidade, além de promover, curtir e compartilhar  o seu candidato entre centenas, milhares e até milhões de seguidores. O PRB é um partido que pensa sempre à frente e trabalha muito bem com essas ferramentas.

 

PRB Rio de Janeiro – Quem lhe inspira na política e por quê?

Tia Ju – Minha inspiração sempre foi o senador Crivella. Ele é exemplo de vida e de atuação na política para qualquer político veterano ou iniciante na carreira como eu. Vou retribuir cada minuto de sua confiança no meu trabalho, com muita determinação na Alerj. Assim como ele, serei incansável na elaboração de projetos e ações para o bem estar de nossa população.

 

PRB Rio de Janeiro – Considera-se uma boa representante do público feminino na política? Por quê?

Tia Ju – Sim, como pedagoga, sempre trabalhei com ações e projetos ligados à mulher: educação básica com crianças e adolescentes. Orientei muitas mães ligadas à EBI sobre questões e problemas com filhos, casamentos, trabalho e conflitos familiares. Todas essas questões aumentaram e fortaleceram minha experiência com o público feminino que receberá atenção especial em meu mandato.

 

PRB Rio de Janeiro – A política não é nada fácil, na prática, são muitos desafios. Por que acredita que Tia Ju pode fazer a diferença? Acredita que pode influenciar nos rumos para a mudança da sociedade? Por um Rio e um país melhor?

Tia Ju – Acredito porque vim do interior do Nordeste, onde a luta por um espaço é muito maior que nos grandes centros do país. Principalmente para as mulheres. Aprendi e herdei dos meus pais que somente com muito trabalho, honestidade e transparência se consegue alguma coisa na vida. Trabalhei, estudei e lutei muito para chegar aqui. Tenho muito orgulho dessa vitória nas urnas. Vou honrar cada voto e lutarei para ser exemplo na Alerj, com um mandato ético e transparente.

Texto: Mônica Soares / Ascom – PRB Rio de Janeiro
Foto: Ascom – PRB Rio de Janeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest