Em seu segundo mandato, republicano vem dando continuidade ao progresso de Buriticupu

Mesmo com poucos recursos, prefeito Zé Gomes (PRB) vem mostrando disposição para enfrentar e superar os desafios da gestão à frente do município maranhense

Publicado em 29/5/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:08

O prefeito José Gomes Rodrigues (PRB), popularmente conhecido como Zé Gomes, reeleito nas eleições municipais de 2016 com 57,11% dos votos, vem dando continuidade às melhorias que tem transformado o município de Buriticupu (MA), a 311 km da capital São Luís. Focado e centrando esforços para sanar problemas em áreas como infraestrutura, educação, saúde e abastecimento de água, o republicano vem mostrando disposição para enfrentar e superar os desafios da gestão e desenvolver o município.

Em Brasília, onde participou da 20ª Marcha dos Prefeitos (ocorrida entre os dias 15 e 18 de maio), Zé Gomes falou à Agência PRB Nacional sobre os trabalhos, desafios e conquista nestes primeiros meses do seu segundo mandato à frente da prefeitura maranhense.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, conte nos sobre os desafios nesse início do segundo mantado e como tem sido o trabalho nestes primeiros meses?
Zé Gomes – Somos um município com 70 mil habitantes, um dos maiores da região. Nos encontramos com muitas dificuldades, como outros, com folha de pagamento atrasada e tantas outras situações que tivemos que lidar nos primeiros anos para equilibrar o orçamento e dar uma resposta satisfatória à população. Não foi fácil porque o governo federal vem enfrentando nesses anos muitos problemas e isso refletiu diretamente nos municípios. Então, tivemos que enfrentar toda essa situação difícil e que foi agravada pela crise econômica e política que o país vive, mas estamos contornando cada problema.

 

Agência PRB Nacional – Mesmo com esses desafios, que ações têm sido adotadas para contornar a crise e melhorar a vida das pessoas?  jose-gomes-prefeito-prb-buriticupu-ma-entrevista-foto-cedida-26-05-2017-05
Zé Gomes – Os cortes de gastos são necessários, mesmo que muitas vezes a população não entenda. Cortamos algumas secretarias e enxugamos a máquina pública, o que nos possibilitou manter os salários dos funcionários em dia e manter os serviços básicos em funcionamento. Quanto à melhoria para as pessoas, a saúde é um exemplo. Evoluímos bastante na área ao colocar nosso hospital para funcionar. Isso já reduziu em 90% o transporte de pacientes para Açailândia e Imperatriz.

 

Agência PRB Nacional – A Saúde é realmente uma das prioridades do seu plano de governo. Nessa área, quais os avanços até o momento?
Zé Gomes – Conseguimos construir, em parceria com o governo federal, várias unidades de saúde que antes funcionavam em prédios alugados, inadequados. O desafio agora é equipá-las. Além disso, já concluímos a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um centro de parto normal. Estamos buscando parcerias para que possamos adquirir, por exemplo, equipamentos para UPA. A dificuldade que temos para equacionar isso é porque os recursos são poucos.

 

Agência PRB Nacional – E na educação, como tem sido o trabalho?
Zé Gomes – Estamos investindo na área da educação, pois encontramos o município com vários desvios de verba em construção de creches e de quadras. Quase R$ 5 milhões haviam sido desviados e o município agora vai ter que aplicar recursos próprios para contornar isso. Das oito quadras que ficaram inacabadas, conseguimos concluir cinco. Os nossos desafios são grandes, entendemos e acreditamos muito que vamos sair desse momento. Tenho a expectativa de que vamos fazer um segundo mandato melhor do que o primeiro.

 

jose-gomes-prefeito-prb-buriticupu-ma-entrevista-foto-cedida-26-05-2017-03Agência PRB Nacional – Na área de infraestrutura, outra prioridade de sua gestão, o que está sendo feito?
Zé Gomes – Estamos recuperando nossas estradas, o que é de grande importância já que temos uma agricultura familiar muito forte. Melhoramos 615 km de estradas vicinais, sendo parte disso em parceria com o Incra. Mas ainda há muito o que se fazer, pois apenas passando a máquina na estrada ainda não atende as necessidades que temos de escoamento da produção em todos os períodos, tanto chuvoso como na seca. Com a Medida Provisória que o presidente da República assinou autorizando os municípios a parcelarem dívidas com a previdência, vamos regularizar nossa situação e ter a possibilidade de fazer convênios com os governos do estado e federal. Assim, poderemos dar continuidade às obras.

 

Agência PRB Nacional – O abastecimento de água é uma das questões que sua gestão tem cuidado. O que vem sendo feito?
Zé Gomes – Conseguimos alguns convênios, mas nem todos os recursos chegaram e com a verba do município não dá para fazer nada. Mas, também firmamos uma parceria com a Vale, onde conseguimos fazer melhorias nessa questão do abastecimento com água potável para as comunidades. Isso envolveu muitas famílias. Havia povoado com três mil pessoas que não tinha água há 40 anos. Conseguimos perfurar poços e começamos a mudar essa situação.

 

Agência PRB Nacional – Que outros investimentos têm sido almejados para garantir o desenvolvimento de Buriticupu?
Zé Gomes – Temos buscado a aprovação do marco regulatório da mineração, que vai ser importantíssimo para nós. O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) tem nos apoiado muito para que possamos aplicar recursos na recuperação dos danos ambientais causados pela ferrovia Carajás. São quase 35 km que cortam o nosso município e uma de nossas lutas é ajudar aquelas comunidades que já sofreram tantos anos e nem o município, nem o estado, e nem a União conseguiu melhorar a qualidade de vida delas. Ali passa muita riqueza e entendemos que parte disso dever ser investido ali naquelas comunidades.

 

Agência PRB Nacional – Quanto à cultura e aos jovens, quais ações estão sendo implantadas?
Zé Gomes – Temos apoiado muito o esporte, pois entendemos que é uma maneira de estimular práticas saudáveis e prevenir a disseminação das drogas. Temos buscado meios para melhorar isso, concluindo quadras esportivas e campos de futebol. Estamos agora construindo um estádio e outro campo na sede do município. Nos foi destinada uma emenda de quase R$1,5 milhão e estamos aplicando nisso.

 

Agência PRB Nacional – Diante da atual crise em todo o país, como é possível fazer uma administração comprometida com os anseios da população?
Zé Gomes – 
Vejo que cada gestor tem que ter muita responsabilidade neste momento e procurar aplicar os recursos de forma correta. Fui reeleito com 57% dos votos, 4.500 votos a mais que o adversário. No meu entendimento, tive um resultado espetacular onde a população entendeu nosso sistema de governo, pois quer gestores que busquem recursos de forma coletiva.

 

Agência PRB Nacional – O que o senhor leva da “Marcha dos Prefeitos” para o município?
Zé Gomes – Buscamos muitas experiências com outros colegas. Hoje temos muita dificuldade nesta parte administrativa, na gestão. Essa interação com outros prefeitos nos leva a ter mais conhecimento e buscar outros parceiros em nível nacional que podem levar recursos para nosso município.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para você.
Zé Gomes – O PRB é um partido forte, que está crescendo e que tem correspondido às minhas expectativas e de toda a sociedade. No nosso município além do prefeito, nós elegemos cinco vereadores. Nós não tínhamos nenhum parlamentar do partido e isso só mostra o crescimento da legenda em nosso estado.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro
Send this to a friend