Em entrevista, João Roma explica por que é o vice ideal de ACM Neto em Salvador

João se filiou ao PRB em abril deste e conta com o apoio irrestrito do partido na disputa pela vice de ACM Neto.

João se filiou ao PRB em abril deste e conta com o apoio irrestrito do partido na disputa pela vice de ACM Neto

 

Cotado pelo PRB para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de ACM Neto em Salvador nas eleições de outubro, nosso entrevistado da semana é o ex-chefe de gabinete da prefeitura da capital baiana, João Roma Neto. No cargo desde o primeiro dia de governo, Roma teve que licenciar da função na última quarta-feira (1) para possibilitar a escolha do nome dele como parceiro de chapa do atual prefeito na campanha de reeleição.

João Roma nasceu no Recife (PE) e desde muito cedo atuou na política. É casado com Roberta de Araújo, com quem tem dois filhos, um menino de três anos e uma menina de apenas seis meses. Com uma vasta experiência tanto na coordenação de campanhas eleitorais quanto na administração pública, ele é conhecido como um gestor do consenso e que prioriza sempre as boas relações no ambiente político.

O republicano é a aposta do PRB para ampliar a força do partido na capital baiana e conta com o apoio dos deputados federais Tia Eron, presidente do PRB Bahia, e Márcio Marinho. A republicana já deixou claro que João Roma é o vice ideal e Marinho tem reforçado que ele é um dos melhores quadros do PRB baiano e tem muito a contribuir com Salvador.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – O seu nome vem sendo cotado pela imprensa e também pelo PRB como candidato a vice do prefeito ACM Neto nas eleições de outubro. Como está o clima na capital baiana?

João Roma – O cenário em Salvador está muito positivo pra gente. A avaliação da gestão do prefeito ACM Neto atinge mais de 80% de aprovação dos soteropolitanos. Portanto, essa situação me deixa muito feliz e confiante nesse quadro, uma vez que nós participamos da gestão desde o primeiro dia de governo. Eu estive ao lado do prefeito em todas essas realizações em permanente diálogo, não só com o próprio prefeito mais com todos os setores da prefeitura, sobretudo construindo boas relações com todos os setores operacionais da máquina administrativa e ajudando o prefeito a realizar tantas ações relevantes que transformaram o clima na capital.

 

Agência PRB Nacional – O seu licenciamento do cargo de chefe de gabinete da prefeitura é um sinal que as conversas com o prefeito têm sido positivas?

João Roma – Sim, sem dúvida, até mesmo porque estou filiado ao PRB, partido que sempre colaborou com a gestão do prefeito e fechou questão em torno do meu nome, dando um grande aval, uma sinalização clara de que reúno as condições para compor essa chapa junto ao prefeito ACM Neto. Isso foi comunicado e o próprio prefeito concordou e considerou relevante o meu afastamento visando esse espaço como vice-prefeito. Então, isso é um bom sinal. Conto com o apoio irrestrito do meu partido e com a simpatia de várias lideranças de todos os setores da Bahia. Tenho apoio de vários vereadores, líderes comunitários e da sociedade de uma forma geral. O próprio prefeito entendeu que esse era um bom momento e acha que, de fato, meu nome representa uma excelente opção para acompanhá-lo na disputa daqui para frente.

 

Agência PRB Nacional – O fato de conhecer muito bem a realidade da prefeitura e ter atuado diretamente na gestão, favorece seu nome num possível mandato de vice-prefeito?

João Roma – Não tenho dúvidas disso. Eu, de fato, tenho acompanhado a gestão do prefeito ACM Neto desde o início e até mesmo antes de tomar posse. Estive com ele nas disputas eleitorais anteriores. Até o momento do meu licenciamento, todos os passos e atos administrativos da Prefeitura de Salvador contaram com a minha análise, aconselhamento e minha própria assinatura junto com a do prefeito, na validação de todos os atos administrativos. Então, sem dúvida, tenho participado de todas as reuniões que possibilitaram as importantes decisões do governo. Tenho, efetivamente, o reconhecimento profissional e a confiança do prefeito ACM Neto. Nosso governo conseguiu não somente transformar a cidade, como também trazer para a vida pública novos quadros e promover essa renovação na política, tanto que outros secretários se destacaram e isso é mérito do prefeito. Então, no meu em caso específico, reúno o critério partidário reforçado pela relevância que o PRB ocupa na capital Salvador, com os dois deputados federais, vereadores e uma estrutura política muito coesa. Além disso, tenho um conhecimento sobre a administração e a confiança do gestor principal, que é o nosso pré-candidato à reeleição, prefeito ACM Neto.

 

Agência PRB Nacional – Em Salvador, os bastidores revelaram que mesmo na condição de chefe de gabinete, você atuava muitas vezes com postura e eficiência de um vice-prefeito. Acredita que isso contribuiu para seu nome ganhar força nessa disputa?

João Roma – Não sei se é bem a mistura de funções porque de fato era um trabalho de retaguarda do prefeito, ou seja, eu era o esteio dele no aspecto administrativo. Agora é bem verdade que eu passei a exercer um papel crucial na gestão, inclusive falei muitas vezes pelo prefeito, tomando decisões com autorização e anuência dele. Dessa forma, tive realmente uma função marcante em todos esses anos da gestão que transformou a cidade de Salvador. Tenho tido um papel muito atuante, bem enfático, firme na defesa dos pensamentos do prefeito. Então, de fato, isso me coloca como umas das pessoas mais próximas dele e que tem mais sintonia e conhecimento dos assuntos da administração.

 

Agência PRB Nacional – A sua amizade com o prefeito ACM Neto é antiga?  

João Roma – Sim! Conheço e compartilho da amizade de ACM Neto há muito tempo. Sou egresso do PFL, hoje Democratas, e fundador da Juventude do partido e, quando o prefeito ACM Neto estava dando os primeiros passos na política, aos 19 anos de idade, eu já o conhecia, e passamos a trilhar um caminho conjunto que resultou na sua eleição para a Prefeitura de Salvador. Antes disso, eu já o acompanhava quando ele estava como deputado federal. Então, já tenho uma atuação bem antiga ao lado dele, acompanhando bem de perto toda sua trajetória política.

 

Agência PRB Nacional – Você acredita que esse fato tem um peso maior na possível escolha do seu nome?

João Roma – Na verdade, o prefeito precisa de vários elementos para tomar essa decisão com segurança. Penso de forma bem serena que o meu nome cumpre todos os requisitos para o cargo de vice-prefeito. Como se comenta no meio político, não é apenas uma questão de preferência pessoal, mas é óbvio que, juntando o componente político de um partido importante que valide esse reconhecimento, o conhecimento e o preparo administrativo que tenho, uma vez que eu acompanhei todos os passos da gestão e ficamos ao lado dele em todas essas atividades que ocorreram, associado à confiança e o conforto pessoal, além de, efetivamente, conhecer a forma de pensar do prefeito e a maneira de agir na sua administração, tudo isso dá, de fato, uma segurança nessa escolha. Obviamente que, como eu repito, a decisão do prefeito será a melhor para a cidade de Salvador. Tenho um forte desejo de continuar a transformar Salvador numa cidade melhor. É evidente que os outros nomes estão com as devidas condições, mas nossa pré-candidatura a vice-prefeito reúne todos os quesitos político, administrativo e pessoal.

 

Agência PRB Nacional – De que forma a escolha do seu nome e a vitória de ACM Neto em outubro podem beneficiar diretamente a população da capital Salvador?

João Roma – A população de Salvador já manifestou a aprovação da gestão e eu acredito que o povo espera que o prefeito escolha alguém que possa levar à frente o excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol da cidade. Assim como outras pessoas que estão colocadas, a apresentação do meu nome reúne essas qualidades, uma vez que, como falamos anteriormente, acompanhei o prefeito em todos esses passos, em diversas reuniões administrativas que exigiram tomadas de decisões difíceis. Em todas elas, a operacionalização, contou diretamente com a minha participação. Isso corrobora como ponto positivo em relação ao meu nome, já tenho essa sintonia muito bem mapeada com toda a memória administrativa da prefeitura, o que acaba passando muita tranquilidade para o prefeito. 

 

Agência PRB Nacional – Por que decidiu se filiar ao PRB?

João Roma – A minha escolha pelo PRB se deu por afinidade com o partido, sobretudo por encontrar nos colegas republicanos uma sintonia muito grande dentro da atuação prática nas ruas, no atendimento pronto e imediato dos verdadeiros interesses da população. O PRB é um partido que marcha coeso, que traz o princípio republicano no nome, não é à toa que somos o Partido Republicano Brasileiro. Além do mais, o fato do partido contribuir de forma firme, ter um estatuto muito claro e um trabalho eficiente, para somar nesse aspecto político um vértice que garante a continuidade desse processo de transformação de Salvador e a construção de um futuro promissor, uma estrutura que gere realmente essa engrenagem política sólida.

 

Agência PRB Nacional – Quando começou sua trajetória na política? 

João Roma – Comecei muito jovem na política ao lado do meu avô, que foi deputado federal e secretário estadual várias vezes em Pernambuco. Na sequência, fui assessor do governador, ainda aos 18 anos. Além disso, fui candidato a deputado estadual por Pernambuco, em 1998, e, a partir daí, acumulei experiências em várias eleições, coordenando campanhas estaduais e nacionais. Por exemplo, nessas estruturas partidárias, como presidente da Juventude do Democratas, reuni uma vasta experiência no meio político tanto que, graças a isso, ajudei muito o prefeito ACM Neto nos processos eleitorais. Em todos os estados do Brasil, já atuei na coordenação de campanhas eleitorais, estruturamos um programa para lançamento e preparação de jovens políticos, promovi seminários sobre planejamento político eleitoral. Além disso, lancei novas tecnologias de organização partidária e ajudei a promover vários avanços no partido durante esse período. 

 

Agência PRB Nacional – Vamos falar um pouco da sua vida pessoal. É casado, tem filhos?

João Roma – Nasci no Recife e cheguei em Salvador em 2002, ou seja, faz 16 anos que escolhi ser soteropolitano. Sou casado com uma baiana chamada Roberta e com ela tenho dois filhos nascidos em Salvador, o João de três anos e a Clarice de seis meses. Com relação à minha formação profissional, sou Bacharel em Direito, o que me possibilitou compreender bastante o funcionamento da Administração Pública. Desde cedo, mesmo antes de eu sair da universidade, já exercia cargos públicos. Ocupei função no governo do Estado da Bahia, no já extinto Ministério da Administração do governo Fernando Henrique Cardoso; na Agência Nacional do Petróleo; no Ministério da Cultura; e por fim, na Prefeitura Municipal de Salvador. Na Chefia de Gabinete, que é uma unidade que congrega vários setores da administração e por onde passaram  grandes e importantes projetos, como é o caso das Prefeituras Bairros, a Superintendência de Proteção à Mulher, toda parte de comunicação da prefeitura, a Ouvidoria Municipal e o Escritório de Inovação para a Copa do Mundo de 2014, entre outros temas,  tratamos de projetos bem estratégicos e cruciais que nortearam e deram essa imagem positiva à administração, a exemplo cito o programa Governar nos Bairros, que levou o gabinete do prefeito para as ruas e para atuar de acordo com o interesse da população, dentre outros.

 

Agência PRB Nacional – Para terminar nossa entrevista, quem é João Roma?

João Roma – Eu sou uma pessoa dedicada em tudo aquilo que me proponho a fazer e busco bastante o consenso nas minhas atuações. E esse foi o retrato do período que estive como secretário-chefe de gabinete do prefeito ACM Neto. Foi uma dedicação exaustiva por meio de um trabalho dia e noite, em todos os dias da semana e, sobretudo, pela busca da justiça, em conciliar as dificuldades e encontrar um caminho de consenso, até mesmo porque em prefeitura os problemas são constantes, 24 horas do dia. Diante do desafio, sempre busquei com calma e habilidade conciliar interesses, tranquilizar relações e construir uma harmonia boa nas relações políticas e administrativas. Tudo isso ajudou a construir esse clima positivo em nossa cidade. Acredito que, motivado pelo empenho em fazer uma gestão eficiente no sentido de atender os interesses da população, no ano passado, em novembro, recebi na Câmara de Salvador, o Título de Cidadão Soteropolitano. Foi uma solenidade muito emblemática e emocionante para mim por ser um reconhecimento dos vereadores da capital, com quem mantive um trato de muito respeito durante todo esse período que estive como chefe de gabinete.

 

Agência PRB Nacional – Obrigado pela atenção. Desejamos sucesso.

João Roma –  Estamos juntos, deixo aqui meus agradecimentos ao PRB pela oportunidade.

 

Por Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest