Em dezembro de 2014, Mauro Silva fez balanço dos quatro anos de gestão como presidente da FRB

em-dezembro-de-2014-mauro-silva-fez-balanco-dos-quatro-anos-de-gestao-como-presidente-da-frb-foto-douglasgomes-16-01-15-01

 

RETROSPECTIVA

Mauro Silva está no comando da Fundação Republicana Brasileira (FRB) há quatro anos. O republicano enfrentou inúmeros desafios, mas conseguiu cumprir a meta de levar o curso de Política, carro chefe da instituição, aos 19 estados do Brasil, disseminando os valores republicanos e democráticos para mais de 10 mil pessoas. Além disso, conseguiu a implantação dos cursos de idiomas (Inglês, Espanhol e Francês). Para 2015, a FRB tem metas ousadas e pretende instalar três novas subseções pelo país, a começar pelo Estado do Rio de Janeiro, bem como expandir os cursos itinerantes pelas regiões que ainda não foram contempladas. Para o segundo semestre, serão lançados três cursos de Pós-graduação: Gestão Pública, Direito Eleitoral e Ciência Política. Mauro Silva conversou com a Agência PRB Nacional em dezembro de 2014 e fez um balanço de sua gestão, as conquistas obtidas ao longo desses quatro anos, bem como falou sobre as perspectivas da instituição para o próximo ano.

 

ENTREVISTA

Portal PRB: Como o senhor avalia sua gestão ao longo desses quatro anos (2011 – 2015)?

Mauro Silva – Na verdade, estou exercendo meu segundo mandato como presidente da Fundação Republicana Brasileira (2011 a 2013 – 2013 a 2015). Nos primeiros dois anos, o desafio foi levar os cursos da FRB, pelo menos, à metade dos estados. Antes, estávamos limitados somente a Brasília e Rio de Janeiro. Cumprimos a meta e atingimos 19 estados. Outra frente de trabalho que teve um resultado muito significativo foi a criação dos cursos de idiomas. Dessa forma, conseguimos criar uma identidade das pessoas com os projetos desenvolvidos pela FRB. Além disso, também foi criado o curso de Política na plataforma on-line.

 

Portal PRB: O curso de Política é o carro chefe da Fundação Republicana Brasileira. Como é feita essa disseminação dos valores republicanos e democráticos pelo Brasil?

M S – O principal objetivo da FRB é levar a conscientização ética, política, cultural, bem como disseminar os valores políticos pelo curso de Política. Como disse anteriormente, adaptamos a versão presencial do curso a uma plataforma on-line e, dessa forma, levamos o curso às cidades mais remotas do país. Mais de 10 mil pessoas foram capacitadas em 19 estados. Em 2015, a meta é alcançar sete novos estados.

 

em-dezembro-de-2014-mauro-silva-fez-balanco-dos-quatro-anos-de-gestao-como-presidente-da-frb-foto-douglasgomes-16-01-15-02Portal PRB: Como a FRB tem contribuído para a formação dos quadros do PRB?

M S – A Fundação Republicana também ministra cursos na área de Direito Administrativo (contratos e licitações, convênios, gestão pública, etc) para capacitar os gestores municipais. Já visitamos várias regiões, a exemplo de Minas Gerais, onde foram realizados cursos nos municípios de Medina e Divisa Alegre. Além disso, também são ministrados cursos e palestras especialmente direcionados para líderes, pré-candidatos e militantes do PRB.

 

Portal PRB: O ano de 2013 foi muito promissor para a Fundação Republicana Brasileira. Como avalia as conquistas obtidas?

M S – Em 2013, foi inaugurada a sede da FRB, em Brasília, que conta com espaço de cerca de 600 m², laboratório de informática, auditório com capacidade para 60 pessoas, biblioteca, sala de reuniões entre outros. Com isso, ampliamos o atendimento por meio da abertura de novas turmas para os cursos de política, inglês e espanhol. Lançamos, ainda, a plataforma de ensino a distância que disponibilizou o curso de política on-line. Esse foi um passo muito importante para o desenvolvimento da instituição. Antes, nossa estrutura era muito tímida.

 

Portal PRB: Em 2013, começou a ser elaborado o projeto para a faculdade. Como está o andamento e quais as pretensões da FRB para o próximo ano?

M S – A novidade, é que no segundo semestre de 2015, a Fundação Republicana Brasileira vai oferecer três cursos de Pós-graduação: Direito Eleitoral, Gestão Pública e Ciência Política. No primeiro momento, ele será ministrado em aulas presenciais e, posteriormente, vamos estender para a plataforma on-line. Esse é o grande projeto para 2015 na área educacional. Além do lançamento dos cursos de Pós-graduação, vamos instalar três novas subseções, a começar pelo Estado do Rio de Janeiro. Uma das metas para 2015 é qualificar os quadros do PRB, bem como a população em geral. Vamos, ainda, estreitar novas parcerias com o Sebrae e universidades.

 

Portal PRB: A participação da mulher na política está em ascensão, mesmo que de forma tímida. Como tem sido a contribuição da FRB para a formação política cidadã neste sentido?

M S – Temos uma parceria com o PRB Mulher e durante esses anos, promovemos cursos exclusivos para lideranças femininas. Investimos muito na capacitação das mulheres em nossa gestão e a recompensa que tivemos foi a eleição de seis republicanas: duas deputadas federais, que representa 10% da bancada do PRB eleita para a Câmara Federal, e quatro deputadas estaduais. A Fundação Republicana tem uma participação significativa nesses resultados.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Revisão: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest